TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO, GESTÃO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.603 Palavras (11 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP - (EAD).

CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO.

DISCIPLINAS: TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO, GESTÃO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

TUTORA:

DESAFIO PROFISSIONAL

Teresina (PI), 30 de Maio de 2015.

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO        03

2 Passo 1 - O perfil dos oponentes da negociação        05

2.1 Negociador da gravadora        05

2.2 Negociador da Associação de moradores        05

3 Passo 2 - As habilidades essenciais dos negociadores segundo o modelo de Jung          06

3.1 Habilidades do Sr. Jorge Andrade (Gravadora)         06

3.2 Habilidades do Sr. Carlos Henrique(Associação dos Moradores)         07

4 Passo 3 - Análise da Situação e Planejamento da Negociação        08

4.1 Objetivos da Gravadora        08

5 Passo 4 - As Variáveis Básicas do Processo de Negociação        09

6 Passo 5 - O Feedback da Comunicação        10

7 Passo 6 - Relatório Final        11

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA        12


  1. INTRODUÇÃO

Negociação é encarada como uma arte, que é entendida como aquilo que se aprende e se aprimora na prática, sendo formada por três elementos: a criatividade, a sensibilidade e a intuição. Os melhores negociadores atuam procurando fazer muitas perguntas, ouvindo cuidadosamente, concentrando-se no que desejam, mantendo-se sintonizados no processo e tentando descobrir o que a outra parte envolvida no processo pretende conseguir. Ser capaz de conduzir uma boa negociação está diretamente ligado à capacidade de comunicar-se de maneira eficaz. A comunicação eficaz deve ser uma comunicação assertiva, ou seja, objetiva e clara que gere entendimento e resposta, persuadindo a outra parte. Dentro das técnicas de negociação, fatores estratégicos como: habilidades pessoais, planejamento e organização, treinamento e disciplina, autodesenvolvimento, visão, determinação, inovação, alianças, flexibilidade e adaptabilidade, são alguns exemplos de desenvolvimento.

Exige ainda, que se esteja acima de tudo, preparado. A preparação permite que você negocie com mais confiança e naturalidade. É preciso buscar entender o real interesse da negociação. A posição da outra parte é sempre clara e muitas vezes facilmente perceptível, enquanto que as motivações estão normalmente ocultas. É justamente nesse real interesse que se deve concentrar.

Gestão do Conhecimento refere-se à criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa. As empresas passaram por três etapas: era industrial clássica, era industrial neoclássica e era da informação. A Tecnologia da Informação aliada à Gestão do Conhecimento torna-se um meio e não um fim, para o sucesso de uma estratégia. Ao contrário do que acontecia antigamente, em que as empresas guardavam seus conhecimentos a sete chaves, com a Gestão do Conhecimento, toda informação deve ser transformada em conhecimento e distribuída a todos interessados. O segredo está em divulgá-lo em toda organização, e não mais detê-lo. O conhecimento passa a ser ativo da empresa, portanto motivar, recompensar e reter as pessoas que têm conhecimento é um foco das empresas bem sucedidas. A sociedade globalizada, com todos seus imperativos e atributos, deixa de modo bastante evidente que é preciso investir no recurso conhecimento com seriedade, empenho e um processo sistematizado de identificação, maximização e codificação dos conhecimentos estrategicamente relevantes, sejam eles os conhecimentos pessoais, tácitos, ou os conhecimentos codificados, explícitos. Este processo tem o nome de Gestão do Conhecimento e não se trata de um modismo ou projeto, mas sim de um processo que concilia tecnologias da informação e processos de comunicação no desenvolvimento constante de aprendizado organizacional. Os desafios são muitos e mexem com questões estruturais das organizações como liderança, cultura, relações com o ambiente, compartilhamento de conhecimento e mensuração de resultados baseadas em conhecimentos. No entanto, a superação dos desafios deixa bem claro que investir em conhecimentos é construir de forma estruturada, caminhos lapidados de aprendizado, crescimento com mais oportunidades e solidez.

Na vida profissional há altos e baixos sendo necessário por na balança os itens com prioridade. O mercado de trabalho é competitivo e exigente, precisa-se de qualificação. Não se deve ter apenas uma formação profissional. Trabalhar o marketing pessoal, desenvolver uma identidade marcante, faz parte da elaboração do projeto de vida que permite saber o que o consumidor quer comprar e o que temos a oferecer. A aceitação pessoal começa com a comunicação, sem esta, é impossível vender o produto. O comportamento social e o comportamento ético é o cartão de visita de um indivíduo.

O currículo é bem mais do que tudo que você sabe fazer, ele é seu vendedor, sua propaganda nas mãos do recrutador. Não existe um modelo ideal para a elaboração de um currículo. O candidato deve definir seu objetivo, ressaltar suas habilidades e resultados        e        adequá-lo ao possível empregador.

As organizações são parte integrante para determinar a sua autoestima elevada, podendo ser o caminho para o novo emprego. Procurar emprego não é tarefa fácil; essa busca passa a ser trabalhosa, quando você se torna um profissional que corre atrás dos seus objetivos. È necessário ser competente, flexível, criativo, ético, líder e também ser um profissional comprometido com a capacidade de polivalência.

Desenvolvendo uma estratégia de marketing para si e ativar sua rede de contatos, atualizar-se, cuidar da saúde e encarar cada nova entrevista como se fosse a primeira. Ser proativos e usar marketing pessoal são habilidades positivas necessárias. É preciso ficar atento às mudanças sociais, ser politizado, entender de mercado de trabalho, empregabilidade e empresariado. Por isso é necessário ver o mundo com uma visão sistêmica; assim teremos uma ampla visão do que é "mundo".


  1. PERFIL DOS OPONENENTES DA NEGOCIAÇÃO.

  1. Negociador da gravadora.

Negociador: Jorge Andrade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com