TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÍTULO Blaine Kitchenware Inc.: estrutura de capital

Por:   •  28/9/2016  •  Resenha  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  1.203 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

Fichamento de Estudo de Caso

André Luiz de B. Rodrigues

         

Ourinhos - SP

2016

Estudo de Caso :

TÍTULO Blaine Kitchenware Inc.: estrutura de capital

REFERÊNCIA: LUEHRMAN, Timothy; HEILPRIN, Joel. Blaine Kitchenware Inc.: Estrutura de Capital. Harvard Business School, 413 – P02, 2009.

Blaine Kitchenware (BKI), Empresa de médio porte, produtora de pequenos eletrodomésticos residenciais usados principalmente na cozinha. Foi fundada em 1927, e produzia eletrodomésticos residenciais modernos para época como ferros de passar e aspirador de pó. Sendo uma empresa de capital aberto, mas a maioria de suas ações pertenciam a descendentes dos próprios fundadores.

A BKI tinha sua produção terceirizada, com fornecedores e fabricantes na China, México, Vietnã e Canada. No ano de 2006, sua receita era gerada 65% nos EUA, mesmo se expandido para o mercado externo.

Victor Dubinski era bisneto de um dos fundadores da empresa, tinha como formação Engenharia. Tornou-se diretor executivo em 1992, sucedendo seu tio na diretoria.

Em 27 de abril de 2007, Victor Dubinski teve uma reunião com um amigo banqueiro que lhe avisou sobre a sondagem de um grupo de investidores sobre uma possível aquisição da Blaine. No entanto, o interesse de Dubinski e do Conselho Administrativo não era vender a empresa e sim adquirir outras empresas no setor de utensílios de cozinha.

Segundo esse amigo, o grupo de investidores poderia usar o fundo private equity para comprar todas as ações da Blaine em circulação e o pagamento seria feito ao longo do tempo com os próprios lucros futuros da companhia. Após o amigo indicou a Dubinski fazer o mesmo, comprar as próprias ações. Contudo, Dubinski teria que decidir quantas ações comprar e se isso não iria impedir que a empresa fizesse futuras aquisições.

A Private Equity é uma atividade financeira realizada por instituições que investem essencialmente em empresas que ainda não são listadas em bolsa de valores, com o objetivo de alavancar seu desenvolvimento.

A administração da Blaine se mantinha a tempos muito conservadores. A empresa somente pegou recursos emprestados por duas. Sendo a primeira,         para reequipar varias fabricas para produção bélica, após a Segunda Guerra Mundial. Já a segunda, foi em 1970 no choque do petróleo. Ambas as ocasiões a divida foi paga o mais rápido possível.

Em 2006, a Blaine tinha um caixa de U$$ 231 milhões, o balanço de seu patrimônio era o mais forte do setor, mais ainda não estava livre de dividas.

Em 2007, Dubinski refletiu sobre a recompra das ações em circulação, entendeu que em conjunto com todas as politicas financeiras da BKI isso era possível. Considerando também o atual momento, que as ações se encontravam longe do seu pico de tempos anteriores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (162.6 Kb)   docx (44.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com