TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tópicos Contemporâneos em Administração

Por:   •  4/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade de Brasília – UnB

Disciplina: Tópicos Contemporâneos em Administração 2

Professora: Júlia

Aluna: Thainara Silva de Sousa

Atividade 3

Diversidade nas organizações significa ter uma equipe de colaboradores composta por pessoas de diferentes grupos culturais. Nesse sentido, trata-se de partir do princípio de que a condição social, orientação sexual, raça, religião etc. não são critérios excludentes.

A diversidade, por sua vez, tem a ver com inclusão, que tem a ver com assegurar a participação de todas as pessoas dentro da empresa. Em linhas gerais, quer dizer que é importante incluir, nas tomadas de decisão da empresa, também aqueles que sofreram rejeição pela classe social, raça e etnia, orientação sexual, deficiência etc.

Hoje, mais do que nunca, as empresas têm buscado talentos diversos. Já foi o tempo em que os funcionários de uma empresa tinham que se encaixar em uma fôrma. Os próprios trabalhadores têm buscado empresas que valorizem a diversidade nas organizações, e o tema tem crescido consideravelmente nos últimos anos. 

Enxergar possibilidades de um ponto de vista único não traz inovação para nenhum negócio. É preciso, portanto, diversificar para criar um produto ou serviço que atinge várias camadas da sociedade. Dessa forma, a diversidade nas organizações permite enxergar o que realmente importa para o negócio. O produto e o serviço oferecidos pela empresa serão vistos de ângulos diferentes.

Além disso, equipes diversas são mais criativas e inovadoras. O que é positivo da porta para dentro também é favorável da porta para fora, permitindo que a organização atinja novos consumidores que, muitas vezes, não estavam em seu radar.

Por isso, a diversidade nas organizações deve estar presente em diversos níveis dentro da empresa. A diversidade nas organizações é um assunto a ser tratado em qualquer localidade. Nesse sentido, as empresas têm um importante papel no desenvolvimento social dos países e uma grande responsabilidade quando o assunto é promover uma cultura de respeito e igualdade.

A Organização das Nações Unidas (ONU) possui 5 padrões de conduta para empresas que queiram promover a diversidade e valorizar os direitos humanos. Veja quais são:

  1. Em todas as ocasiões, respeitar os direitos humanos;
  2. No local de trabalho, eliminar a discriminação;
  3. No local de trabalho, apoiar;
  4. No mercado, prevenir as violações de direitos humanos;
  5. Na comunidade, agir na esfera pública.

Além disso, uma boa ideia é sempre promover, junto à equipe de Responsabilidade Social, ações contra diversos tipos de discriminações e atuar com a comunidade em que a empresa está inserida. Levantar o tema da diversidade nas organizações pode parecer complexo, mas é possível. Assim, que tal começar olhando para a real situação de sua empresa e ampliando o escopo de engajamento com direitos humanos no mercado de trabalho?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com