TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tópicos Especiais em Estratégia: Gestão de Operações

Por:   •  15/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 2

Tópicos Especiais em Estratégia: Gestão de Operações

Aluna: Walquíria Amaro da Paz

Aula 2

Considerando o Estudo de caso "Jossey Menswear –the supply chain project" presente no livro Cases_in_OM.pdf (Cases in Operations Management), pg 82 à 89, responda as seguintes perguntas:

  1. Por que a abordagem QR foi significativa na melhoria do desempenho da cadeia de suprimentos da empresa?

Podemos ver que no começo do estudo de caso, que é feito um grande esforço para diminuir o custo da produção de cada peça, mas todo esse esforço acaba não sendo recompensado ao ter que vender a peça de roupa com desconto, por esta não ter chegar no momento certo para a compra do consumidor.

Com o desenvolvimento da abordagem QR, a empresa pode ter um maior entendimento de toda a sua linha de desenvolvimento, produção e distribuição, Toda a equipe consegue entender como pequena alteração em qualquer ponto da sua operação interfere no seu desempenho e consequentemente no seu lucro.

Com as melhorias implementadas, foi minimizado o tempo de entrega e resposta ao mercado, a empresa deixou de produzir para estoque e começou a produzir quase por pedido, a linha de produção também se tornou mais flexível para responder a realidade . O templo de ciclo também foi reduzido, agora ao invés de tomar decisões de compra de matéria prima 9 meses antes , é possível tomar decisões de compra com 3 meses o que também ajuda economizar no montando do capital  de giro.

Outras melhorias também foram notadas como: conhecimento maior das especificações da matéria prima necessária, importância do engajamento de toda a equipe, importância do bom relacionamento com fornecedores.

2.Você acha que as abordagens da planta da Cornualha para introduzir ideias de QR foram apropriadas? Por quê?

Foram adequadas. Existiu uma preocupação em recrutar voluntários no lugar de “obrigar” funcionários a trabalhar no novo projeto, também existiu a preocupação em montar uma equipe com desempenho médio e não escolher os melhores funcionários, deixando o resto do processo negligenciado.

Também foi dada a devida atenção ao sistema de pagamento, de forma que mantivesse os funcionários motivados e sem afetar o lucro da empresa. Não foi feita diferenciação entre os colaboradores que estavam no projeto novo e os que estavam nas atividades de costume, dessa forma não alterar a moral de toda a equipe da fabrica. Foi incentivado que todos pudessem colaborar com ideias e nomes para a equipe.

3.Quais das possíveis ações futuras identificadas pela equipe da cadeia de suprimentos você acha que vale a pena perseguir? Por quê?

Todas as ações futuras são validas, mas como gestora escolheria priorizar repensar como as informações de mercado são capturadas, por se tratar de um mercado de moda estar alinhado ao desejo dos consumidores por modelos, cores e necessidades é importante, assim evita-se desperdício de peças fabricadas e disponibilizadas e não consumidas pelo mercado. Ter informações de mercado adequadas poderá representar uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com