TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM SIMPLES CAFEZINHO OU UM DESAFIO?

Por:   •  24/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  1.061 Visualizações

Página 1 de 3

Um simples cafezinho ou um desafio? Uma questão de ponto de vista.

E agora? Você acha que todos os problemas que ocorreram na execução contratual poderiam ser evitados com um bom termo de referência?

Observa-se com a leitura desse texto, a problemática e desconforto encontrado em um processo de licitação mal elaborado, digo isso, do ponto de vista da confecção do termo de referência.

Quais medidas poderiam ser tomadas na fase de planejamento para evitar as

falhas de execução?

O texto não traz claramente a composição desse documento, mas nos conta que a servidora seguiu o que estava escrito no pregão passado, e por conta do seu recente ingresso as atividades, escolheu seguir o mesmo padrão, o que claramente não deveria ter ocorrido. Era necessário um novo estudo, interno e externo: levando em consideração a quantidade consumida, o que as pessoas estavam achando do produto oferecido, o  que o mercado tem de novo e de opções para oferecer. Acredito que as licitações necessitam de um interesse maior da parte dos que a organizam e escrevem os termos. Não devem ser feitas apenas porque é a obrigação, mas devem exigir um comprometimento e garantir que ambas as partes, poder público e servidores, sejam agraciados.

O que você faria se estivesse no lugar de Alice?

Procuraria ajuda de alguém com mais experiência na área, ou que conhecesse o procedimento, para se assegurar qual o setor que realmente é o responsável pela solicitação e planejamento das etapas da licitação.

Qual a sua opinião sobre a atitude de Alice em relação ao comportamento

de Gabriela?

Acredito que a Alice deveria conhecer com maior propriedade os procedimentos que envolvem as licitações e quais são suas atribuições. Muitas vezes, absorvemos atividades que são da responsabilidade de outros, pois não temos certeza do que podemos fazer ou não e obedecemos os que são mais antigos na empresa.

Quais os problemas que podem ser evidenciados no caso?

- Retrabalho;

- Serviço de café suspenso pelo tempo que o problema não for resolvido;

- Servidora fica sobrecarregada, pois precisa resolver esse problema e suas demais atividades;

- Processo de licitação foi realizado sem planejamento, apenas utilizando o termo de referência antigo, sem adequações com a demanda presente;

- Sequência de erros entre setores.

Quais os principais fatores que desencadearam a situação retratada?

- Estudo técnicos preliminares inexistentes ou com pouca eficiência;

- Falta de um controle interno que assegure que as contrações não aconteçam antes do estudo técnico, pois ele servirá de base para a elaboração do termo de referência, levando em consideração o uso e a demanda prevista;

- Não houve levantamento do mercado.

Qual o seu ponto de vista sobre contratações rotineiras na administração pública que geram tantos desgastes? O que deve ser feito para melhorar o processo de contratação pública?

O processo de contratação pública deve passar pelas fases de planejamento, seleção da melhor proposta e execução contratual. Pelo o que o texto propõe, a servidora obedeceu as etapas mas não houve uma revisão do seu conteúdo e adequação a realidade atual. Deveria ocorrer um planejamento prévio antes que a etapa da licitação estivesse com o prazo de vencimento próximo, isso evitaria que o termo de referência fosse escrito às pressas e sem maiores revisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com