TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA FERRAMENTA PARA GESTÃO: O FLUXO DE CAIXA

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.635 Palavras (15 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 15

UMA FERRAMENTA PARA GESTÃO: O FLUXO DE CAIXA

Washington Vitor de Andrade Castilho(Faculdades integradas de itararé-FAFIT)

Resumo: 

O artigo trata-se de do uso do fluxo de caixa, para ajudar na gestao de uma empresa, abordadondo ele como uma ferramenta essencial para a empresa, a fim de evitar percas e prejuizos para a mesma, abordado em assuntos completares uns aos outros explica como se ocorre o planejamento, orçamento e o planejamento financeiro usando o fluxo de caixa

Palavras chave: fluxo de caixa, empresa, ferramenta

1.Introdução

A Demonstração de Fluxo de Caixa ajuda os analistas financeiros a ter uma fonte segura para melhor elaborar seus planejamentos financeiros, servindo para outros usuários para mostrar como que a empresa gerou o caixa, até mesmo mostrando como utilizou os recursos e valores equivalentes ao caixa.


A demonstração do fluxo de caixa é uma ferramenta muito valiosa para o administrador financeiro para se fazer um planejamento onde a empresa apresentara os recursos providos de várias formas como vendas, financiamento e outras. As despesas fixas e variáveis tendo uma visão da situação lucrativa ou não, a demonstração de fluxo de caixa relata as alterações líquidas que ocorrem na empresa, e as atividades do fluxo criam essas mudanças.

Segundo Marion (2003, p.380), a demonstração do fluxo de caixa “indica a origem de todo o dinheiro que entrou no caixa, bem como a aplicação de todo o dinheiro que saiu do caixa em determinado período”, o mesmo autor lembra também que deve apresentar o Resultado do Fluxo.

 Com isso, as experiências e observações mostram que o treinamento gerencial,não sendo suficiente para todas as mudanças requeridas pelo mercado, que cada vez necessita e exige  preço e qualidade para suportar a pressão da concorrência interna e externa, sendo assim é alicerce básico necessário.

A gestão dos recursos financeiros digamos que se uma das principais atividades da empresa fazendo-se necessário um efetivo planejamento dos montantes captados junto acompanhamento dos resultados obtidos a fim de  administrar tais recursos, podendo possibilitar uma melhor operação das atividades.

Uma boa gestão financeira, deve ser necessário a utilização de ferramentas gerenciais, como o Fluxo de Caixa, entre outros, que orientam o planejamento dos recursos disponíveis a partir da criação de cenários, tornando-se possível à identificação de necessidades ou oportunidades, para aplicar os excedentes de caixa em áreas rentáveis da empresa ou investir em estrutura.

De nada adiantara projetar o fluxo de caixa, se não for considerado um auxiliar do processo decisório. A projeção de necessidade futura indicara a escassez ou o excedente de recursos.

No caso de insuficiência de recursos, o controle do fluxo de caixa permitirá que se tomem providencias em tempo hábil, permitindo assim a escolha de alternativas mais viáveis à empresa. A prática de buscar recursos depois de ter surgido à necessidade, denota a falta de planejamento e controle financeiros na empresa. (ZDANOWICZ 2000, p.177).

Para Zdanowicz (1995), o fluxo de caixa é “elaborado a partir de informações recebidas de  vários  departamentos, setores, seções entre outros, podendo ser entregue anualmente ou mensalmente os ingressos e desembolsos, remetidos ao Departamento ou Gerência. Da mesma forma,o caixa tambem recebe continuamente impacto de vários fatores, internos e externos, que precisam ser considerados pelo administrador.”

A demonstração de fluxos de caixa para um período é desenvolvida usando a demonstração de resultados do exercício juntamente com os balanços patrimoniais de inicio e fim de período. O procedimento envolve classificar mudanças em balanços como origem ou aplicação de caixa, obter dados de demonstração de resultados, classificar os valores relevantes em fluxos de caixa operacionais, de investimento e de financiamento, assim como apresenta-los no formato apropriado. (GITMAN, 2002, p.116).

Zdanowicz e Gitman, assinalam a importância de planejar corretamente o fluxo de caixa de seu negócio. Em outras palavras, é preciso saber exatamente quanto dinheiro você tera disponível e se esses recursos serão suficientes para cumprir suas obrigações. A projeção das necessidades futuras podera indicar a escassez ou excesso de recursos em um determinado período e a avaliação desses resultados, permitindo a empresas tomar as providências em tempo hábil e reprojeter seu fluxo de caixa em função das novas situações.


Para Zdanowicz (1998, p.33), “o fluxo de caixa é o instrumento que permite demonstrar as operações financeiras que são realizadas pela empresa”, o que possibilita melhores análises e decisões quanto à aplicação dos recursos financeiros que a empresa dispõe.


No entendimento de Treuherz (1999), “o fluxo de caixa é denominado Demonstrativo de Entradas e Saídas ou Demonstrativo de Fluxo Disponível, e tem por finalidade indicar a procedência do numerário do qual se utilizou a empresa num determinado período e as aplicações desse numerário.”


Por sua vez Sanvicente (1997) diz que “o fluxo de caixa tem como objetivo básico, a projeção das entradas e saídas de recursos financeiros para determinado período, visando prognosticar a necessidade de captar empréstimos ou aplicar excedentes de caixa nas operações mais rentáveis para a empresa.”


Mediante diversas definições pode-se conceituar fluxo de caixa como um instrumento de controle financeiro gerencial, onde a finalidade é a de auxiliar no processo decisório de uma organização, visando sempre atingir os objetivos esperados, fazendo frente à incerteza associada ao fluxo de recebimentos e pagamentos.


Enfim, a Demonstração do Fluxo de Caixa propiciara ao gerente financeiro uma melhor  elaboração de um planejamento financeiro mais eficaz, pois numa economia tipicamente inflacionária não é aconselhável excesso de Caixa, mas necessário para fazer face aos seus compromissos sempre a fim de cumpri-los no previsto. Através do planejamento financeiro o gestor poderá saber o montante certo em que contrairá empréstimos para cobrir a falta (insuficiência) de fundos, como também quando aplicar no mercado financeiro o excesso de dinheiro, podendo evitar, assim a corrosão inflacionária, proporcionando maior rendimento à empresa.

2.Planejamento Financeiro e Orçamento

Segundo Gitman (1997) “as principais ações a serem tomadas para o planejamento de um determinado período, incluem a previsão de vendas, os orçamentos operacionais e as previsões de orçamento de caixa.”

Orçamento pode se dizer que é fazer a previsão de um determinado evento, em função das entradas e saídas de recursos. A elaboração de um orçamento visara uma adequada fonte de informações como base para à tomada de decisões administrativas e financeiras que irá refletir na continuidade da instituição, deve ser cuidadosamente elaborado levando em conta a realidade da empresa e suas expectativas e o mercado onde atua ou irá atuar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (187.2 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com