TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA DIREITO APLICADO A GESTÃO

Por:   •  7/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

DIREITO APLICADO A GESTÃO

     Nome: Daiane Loris Lima

                                                Curso: Administração

                                                Matrícula: 20184300191

A demissão por justa causa só é permitida em casos de extrema gravidade, onde o funcionário perde todos os seus direitos como: aviso prévio, férias, décimo terceiro, FGTS e multa rescisória de 40% e o seguro desemprego.

A justa causa é permitida dentro do art. 482 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT): roubo e/ou falsificação de documentos, conduta libidinosa ou assédio, atrasos e faltas, negligência no trabalho, embriaguez no serviço, se for condenado a prisão, revelar segredos da empresa para a concorrência, executar negociações por contra própria sem que o empregador tenha conhecimento

A justa causa é uma falta grave, que podemos classificar como conduta irregular que leva a demissão. Dentro da CLT no art. 482, existe a desídia, se o empregado atuar com o desinteresse, relaxamento, preguiça, negligência etc, que também pode ser levada a demissão por justa causa. Ela é considerada como uma falta grave que consiste de repetições de faltas pequenas.

O representante da empresa deve explicar ao funcionário com clareza, o motivo dele ter sido demitido e orienta -lo a seguir as leis.

Podemos finalizar, destacando que nesse trabalho podemos dizer que a demissão por justa causa de acordo com a CLT art. 482, tem vários motivos, que muitos funcionários não tem o devido conhecimento, e com isso, acabam se enquadrando dentro das leis que podem causar a demissão. O funcionário deve seguir a relação contratual para que isso não ocorra.

Referência:http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/justacausa.htm https://emporiododireito.com.br/leitura/dispensa-por-justa-causa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com