TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade Veiga de Almeida

Por:   •  24/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  739 Palavras (3 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Veiga de Almeida

Matéria: Geologia              

Professora: Viviane

Alunos: Letícia, Marina, Natália, Rafael e Yasmin

Placa Australiana

A placa australiana abriga a Austrália, a ilha da Tasmânia, assim como porções da Nova GuinéNova Zelândia e da bacia do Oceano Índico.

[pic 1]

Segundo estudos a parte Oriental está se movendo me direção ao norte à taxa de 5,6cm ao ano enquanto a parte Ocidental (próxima a placa da Índia move-se a uma taxa de 3,7cm ao ano devido ao impedimento dos Himalaias. Esse movimento resultou na compressão da placa próximo ao seu centro em Sumatra.

Maior índice de terremotos na parte norte e nordeste da placa conforme imagem retirada do sítio maptd.com. A Austrália como maior país e maior parte continental da placa sofre pouco com terremotos enquanto Nova Guiné e Nova Zelândia sofrem mais por estarem localizadas entre as placas.

[pic 2]

Implicações da placa sobre o relevo.

Nova Zelândia – Na Ilha Sul, a maior da Nova Zelândia houve a formação dos Alpes do Sul, cujo maior pico é o Monte Cook com 3.754 m e mais de dezoito picos com mais de três mil metros de altitude.

Na Ilha Norte, a montanha mais alta, Ruapehu (2797m) é um cone vulcânico ativo, essa ilha tem menos montanhas que a Sul.

Papua Nova Guiné – Formação de uma cadeia de montanhas ao centro (no encontro das placas Australiana e a placa do Pacífico e planícies costeiras.

Austrália – Formado por um terreno antigo a Austrália não possui montanhas altas, o ponto culminante, o monte Kosciusko, mede apenas 2.228m.Possui também vastos desertos de pedras e de areia e planaltos, a oeste e ao centro, extensos platôs e planícies flanqueando os estreitos declives litorâneos, a leste.

Aspectos Socioeconômicos

  • Toda região é rica em minérios como alumínio, carvão, cobre, prata, ouro, níquel, bauxita, zinco, manganês, areias minerais, minério de ferro e chumbo o que faz o setor de de mineração ter forte influência no desenvolvimento econômico.
  • Há também petróleo e gás natural.
  • A Austrália é um dos maiores exportadores de diamantes do mundo.
  • Outro ponto forte econômico é a agricultura onde podemos citar alguns itens principais como: açúcar, algodão, cevada, uva, café, cacau.
  • Pecuária, pesca e silvicultura também se destacam.
  • Na Austrália e na Nova Zelândia também existem indústrias pesadas e forte turismo que influenciam a economia dos países.
  • Na Austrália e Nova Zelândia a maioria da população vive em centros urbanos onde há comercio e grande desenvolvimento sócio econômico, já em Papua Nova Guiné, maioria da população vive em áreas rurais e também há no país um problema social grande, grande parte da população vive na extrema pobreza, cerca de um terço da população do país.

Placa Africana

[pic 3]

A placa Africana é a principal placa tectônica do continente africano. Abrange todo o continente e faz divisas com a placa Sul-americana, a placa Caribeana, a placa Eurasiática, a placa Arábica, a placa Indiana, a placa Australiana e a placa Antártica.

No meio do Atlântico, uma falha submersa abre caminho para o magma do manto inferior, fazendo com que esse bloco se afaste progressivamente da placa sul-americana - com quem formava um continente único há 135 milhões de anos - e cresça de tamanho. A tendência é passar dos 65 milhões de quilômetros quadrados atuais.[1] 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (194.8 Kb)   docx (289.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com