TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA A FILOSOFIA

Por:   •  30/5/2019  •  Resenha  •  1.162 Palavras (5 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

A FILOSOFIA

O que é isto: a Filosofia? Se essa pergunta continua a ser feita, é porque é um desafio a tentativa de respondê-la. Não há uma definição simples que consiga resolver essa questão e por isso a Filosofia consiste no ato de estar sempre à procura de respostas.

É a busca constante do conhecimento, da verdade, é um olhar para dentro de nós mesmos. Se um homem tem em sua natureza o desejo de descobrir, refletir, criticar, argumentar. Se ele tem contínuo desejo por conhecimento, logo, ele pratica Filosofia.

O principal objetivo da Filosofia é fazer com que as pessoas adotem uma posição de questionamento. Sobre seu papel na sociedade. Sobre os problemas da sociedade. Sobre a posição que ocupa no mundo. Sobre as relações que estabelece com outros. Sobre a influência que exerce ou recebe de terceiros.

Estes são os principais temas abordados pela Filosofia: a existência e a mente humana, o saber, a verdade, os valores morais, a linguagem, etc. Através de argumentos que utilizam a razão e a lógica, ela busca compreender o pensamento humano e os conhecimentos desenvolvidos pela sociedade.

A Filosofia foi essencial para o surgimento de uma atitude crítica sobre o mundo e os homens. Ou seja, a atitude filosófica faz parte da vida de todos os seres humanos que questionam sobre sua existência e sobre o mundo ou o universo.

No entanto, mesmo que a grande maioria das pessoas saibam do poder que a Filosofia tem, poucas pessoas acreditam verdadeiramente e a utilizam em seu dia a dia, o que se resume em um comportamento apático e bastante perigoso, em especial na contemporaneidade

A Filosofia na atualidade

É comum que a partir do momento que o homem, entendido como ser humano, no sentido mais amplo da palavra, passa a tomar consciência da sua posição no mundo, ele começa a ter autonomia, força e poder.

Pensemos em um exemplo simples: a escravidão. Apesar de ter durado séculos, a partir do momento que os negros se conscientizaram que não eram inferiores às outras raças, a pressão sobre as autoridades para que acabasse a escravidão aumentou de forma considerável, até que sucumbiu, mesmo que ainda hoje existam consequências trágicas deste terrível período.

Atualmente ocorre o mesmo, com a exceção de que poucas pessoas tomaram consciência do quão importante é o seu papel no mundo. Vivemos em um regime "democrático", que é capaz de reger todas as nossas atitudes, doutrinando o que é certo e errado. E assim, governos corruptos são capazes de governar, com apenas alguns políticos e seus ideais, todo um país.

Mas e a tecnologia? A internet, as redes sociais. Seria só um meio pra comunicação instantânea ou há uma filosofia para além disso. A tecnologia ganhou influência na ciência, na sociedade e no ser. Mas ela contribui ou dificulta? Nós a criamos e controlamos ou ela nos recria e nos controla? Somos o que realmente somos na tecnologia? Ou somos prisioneiros?

Na era tecnológica temos a sensação de que somos livres, que podemos dizer e fazer qualquer coisa, nesse contexto, o homem se torna dono do mundo. Afinal, não é esse o desejo do homem moderno? Mas essa liberdade tem muitos limites, e esses limites acabam por se apropriar do ser, da mesma forma que o homem busca se apropriar da natureza.

O homem agora é “livre”, mas somente se seguir regras ou métodos práticos bem quistos pela sociedade, ou a maioria dela. Ou seja, uma liberdade ilusória. Esse homem moderno pode falar sobre o que ele acredita ou deseja que seja verdadeiro e tomar isso como verdade absoluta. A moral e a ética, se tornam manipuláveis, controláveis pelo homem.

As redes sociais são pequenos nós da grande rede. Mas dizem muito sobre esse paradigma filosófico em que se encontra a tecnologia e a sociedade. Com a tecnologia vemos a gana da sociedade pelo saber mais que o outro, o conhecimento serve para deslumbrar o homem, traz vício pelo poder. Cada indivíduo é dono de uma verdade absoluta.

São por todos esses motivos que a filosofia, que inclusive foi forçada a sair do currículo escolar básico das escolas brasileiras, tem um papel primordial no mundo e deve ser adotada por tantas pessoas quanto possível. Para que possamos enxergar e combater os absurdos que hoje presenciamos.

Maurice Merleau-Ponty (1908-1961): "A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo."


[pic 1]

Lighthouse Klein Curaçao, janeiro de 2019

O farol foi a imagem escolhida, pelo fato de eu ter tirado essa fotografia antes mesmo de ter a intenção de entrar. Sem ao menos conhecer, eu o vi de longe e fotografei. Hoje em dia costumamos tirar fotos, marcar aonde estamos, antes mesmo de procurar saber a história do lugar que estamos conhecendo. Às vezes sequer aproveitamos de fato o que estamos vivendo naquele momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (354.7 Kb)   docx (234.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com