TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNOPAR ADM 2º PERÍODO

Por:   •  20/5/2015  •  Dissertação  •  2.170 Palavras (9 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..............................................................................................................4

2. DESENVOLVIMENTO...........................................................................................5

3. CONCLUSÃO .......................................................................................................10

REFERÊNCIAS ..........................................................................................................11

1. INTRODUÇÃO

O objetivo da pesquisa é mostrar uma produção textual feita através de uma entrevista, com um colaborador de uma empresa.

A empresa entrevistada foi JP Arquitetura Construções e Incorporações LTDA, e a pessoa responsável pela entrevista foi seu administrador, o Sr. Tiago Rafael Santos. Desde 1° de setembro de 1975 atuando na área da construção civil, também no setor de urbanização, implantando diversos loteamentos na cidade de Palmas no Tocantins.

Mostrando a importância na elaboração de seus projetos, na comunicação com seus funcionários, e nos planejamentos realizados em equipe. Sempre buscando o diferencial, a qualidade de seus produtos, num mercado cada vez mais competitivo.

A importância de desenvolver um bom planejamento estratégico, é um fator de essencial para as organizações nos dias atuais, pois determinam as diretrizes de mudanças numa empresa. Sendo necessário, porque faz com que sejam estabelecidas as metas da empresa.

2.DESENVOLVIMENTO

A entrevista foi realizada com o Sr. Tiago Rafael Santos, diretor da empresa JP Arquitetura Construções e Incorporações LTDA e com o seu sócio Luís Gustavo Parreira. São empreendedores, pois iniciaram suas atividades em 1° de setembro de 1975 atuando na comercialização e administração de imóveis de terceiros. Com instalações modernas e técnicas avançadas de vendas, firmou-se rapidamente como referencial do setor da cidade. A grande expansão do mercado imobiliário, no final da década de setenta os levou a iniciar as atividades no setor da construção civil, tendo ao longo destes anos de atuação, construído mais de 40 ( quarenta ) prédios comerciais e residenciais.

A empresa sempre pautou suas atividades pela busca da inovação e da qualidade na elaboração e execução de seus projetos, tendo adquirido sólido conceito no mercado onde atua. O ramo da empresa hoje seria o foco na construção civil, construindo apartamentos com um, dois e três dormitórios, nos mais diversos bairros da cidade e área central.

E também a empresa desenvolveu intensa atividade no setor de urbanização, tendo implantado diversos loteamentos na cidade onde está instalada. O projeto mais recente da JP está

numa área de 920.000 metros quadrados, estão disponíveis para comercialização ótimos terrenos distribuídos em 41 quarteirões. O projeto do loteamento foi feito de acordo com o plano diretor de Palmas. E prevê áreas de ocupação comercial, mista e residencial.

O local terá área de lazer, com uma praça central e espaço para construção de Shopping Center. A infra - estrutura do loteamento vai atender todas as necessidades dos moradores. As redes de energia elétrica, esgoto e água, já estão sendo instalados.

Segundo o entrevistado, na época era graduado em Administração de Empresas, e tinha apenas três semestres de Engenharia Civil. Com o passar dos anos, ele se formou e já começou a executar seus próprios projetos.

Como a demanda do mercado era muito grande, sentiu a necessidade de aumentar seus negócios, contratando mais funcionários para empresa. De porte médio, passou a ser de grande porte a empresa. Segundo o Sr: Tiago era um sonho antigo sendo realizado.

O que motivava mais ainda a aumentar seus negócios e empreendimentos. Pois as vendas sempre iam muito bem. O capital de giro era grande. Segundo o entrevistado, sua maior motivação para o crescimento de sua empresa foi à vontade de crescer por si próprio. Ele ressalta ainda, que sempre teve muita ambição e força de vontade, e antes de chegar aonde chegou, colocou muito “a mão na massa”. Por isso hoje, ele se considera um vencedor de seu próprio patrimônio.

A atividade dentro da empresa é de forma formal, todos trabalham em equipe designado para atender a um específico propósito, ou seja, no sucesso na elaboração de seus projetos, visando uma maior integração e motivação a seus funcionários. Cumprindo as entregas nas datas previstas, assim evitando os atrasos que podem ocorrer no decorrer da construção.

A empresa tem em média 300 funcionários, trabalhando em sua construtora, nos mais variados setores. Desde as áreas de vendas e pós-vendas, possui engenheiros, arquitetos, área de recursos humanos, diretor administrativo/vendas, diretor de produção, secretária, auxiliares, estagiários e 70% de seus funcionários são os peões de obras, carpinteiros, serventes, pedreiros, apontador, mestres de obras e mestre supervisor.

O processo de trabalho da empresa é realizado de forma clara e objetiva. Um depende do outro, para o sucesso de seu trabalho. Nenhuma decisão é tomada antes do Sr. Tiago, a última palavra é sempre a dele.

O setor de compras faz os pedidos e cotações para as empresas, sendo aprovada passa pelo financeiro que faz as programações dos pagamentos. O setor de pós-vendas, vai até a obra receber e conferir a mercadoria. E também ajuda no atendimento ao cliente, quando se tem alguma reclamação, ou reparo na entrega dos apartamentos.

O setor de engenharia, arquitetura e o Sr. Tiago realizam os projetos, estão sempre em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com