TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ubatuba (Ilhas das Couves) - Trindade

Por:   •  13/11/2018  •  Monografia  •  1.946 Palavras (8 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 8

Título do trabalho

Autor1 e Orientador2

1Autor, curso, autor@email.com,

2Orientador, UNISAL, orientador@sj.unisal.br

Resumo – Deve conter, em linhas gerais, o objetivo do trabalho apresentado, a problemática envolvida, a metodologia e materiais aplicados e os resultados e contribuições obtidas. Texto em itálico com, no máximo, 150 palavras.

Palavras-chave: Até 5, em itálico, separadas por vírgulas, com iniciais em minúsculas, em exceção da primeira.

Abstract – Aplica-se apenas para os artigos escritos em português. Texto em itálico com, no máximo, 150 palavras.

Keywords: Até 5 (tradução das palavras-chave) em itálico, separadas por vírgulas, com iniciais em minúsculas, em exceção da primeira.

  1. Introdução

Desde do começo dos tempos a humanidade sentiu a necessidade de manter seus utensílios de caça e ferramentas de forma a durar pelo maior tempo possível assim nasceu o conceito de manutenção.

Os Estados Unidos foram os pioneiros na aplicação da Manutenção Preventiva que evoluiu para Manutenção do Sistema de Produção e depois incorporada a Prevenção da Manutenção. Porém foi na Plant Engineer Association do Japão no início da década de 50 onde se assimilou o conceito de todas as manutenções e foi criado a Manutenção Produtiva Total onde usa participação de todos na manutenção de um equipamento.

As industrias começaram a sentir a necessidade de ser mais competitivas com o passar dos anos e teve que procurar métodos mais produtivos e com o menor número de desperdícios.

A TPM tem como principal objetivo melhorar a eficiência da estrutura da organização com programas de desenvolvimento de recursos humanos nas seguintes áreas:

  • Operários: Colocar atividades no cotidiano afim de realizar manutenções de forma espontânea.
  • Elementos de manutenção: A manutenção de equipamentos na parte mecânica e eletrônica.
  • Engenharia de processo: melhorar o planejamento das linhas e projetas e desenvolver equipamentos que exijam menos intervenções da manutenção.

Todo esse trabalho tende a diminuir o número de perdas como:

  • Perdas por quebra de equipamento: esse tipo de perda se da a quebra do equipamento ou quebra pela degeneração gradativa do desempenho, tornando o equipamento inadequado para uso ou com baixo rendimento.
  • Perdas por ajustagens nas preparações: esse tipo de perda se dá pelo change over da linha de produção, com interrupções dos ciclos para preparações de outros produtos.
  • Perdas por parada temporárias: esse tipo de perda se dá a paradas momentâneas onde com apenas um reset no equipamento o mesmo volta a funcionar.
  • Perda por queda da velocidade da produção: A queda de produção se da pela falta de qualidade do produto, problemas mecânicos.
  • Perda pela geração de produtos defeituosos e devido ao retrabalho: Todos os produtos que foram produzidos que apresentam defeitos causando perda ou retrabalho.
  • Perda decorrentes de entrada em regime de produção: Existem diversos fatores que podem desestabilizar o processo como: ferramentas inadequadas, falta de domínio do processo, falta de manutenção do maquinário.

[pic 1]

Figura 1 – Estrutura das 16 Grandes perdas – Fonte adaptado de: JMA Consultants Inc

  1. SEÇÕES TEÓRICAS

O rendimento Operacional Global de um equipamento pode ser calculado por:

[pic 2]

Onde:         

  • Disp = Disponibilidade do equipamento
  • De = Desempenho do equipamento
  • IQ = Índice de qualidade

Disponibilidade do equipamento

[pic 3]

Onde:

  • Tempo Total é o tempo em que o equipamento está atuando efetivamente em dias ou meses, devemos descontar o horário de almoço dos operadores, manutenção preventiva caso haja.

[pic 4]

[pic 5]

O sistema TPM objetiva aumentar a disponibilidade de todos os equipamentos relacionados a produção, através de uma filosofia de práticas e técnicas entre pessoas e equipamentos que envolve uma gestão administrativa, operacional e mantenedora unificada. Dentro deste escopo teremos 5 objetivos principais:

  1. Maximizar a eficiência da produção;
  2. Diminuir perdas, tendo como meta nenhum acidente, avaria ou defeito de produção;
  3. Comprometimento e interação dos setores produção, marketing, administração e vendas;
  4. Participação de todos os funcionários em todos os níveis, desde gerencia até linha de fabricação no programa TPM;
  5. Criação de grupos de trabalho pequenos, visando desenvolvimento de melhorias com foco nas metas.

Focada na busca de um sistema otimizado que contribua na diminuição do estoque de equipamentos e peças das máquinas relacionadas a produção e com um sistema integrado entre todas as áreas administrativas com foco na redução das perdas de produtividade, o sistema TPM tem como frentes de desenvolvimento a gestão e aplicação dos 8 Pilares elaborados pelo instituto JIPM - Japan Institute of Plant Maintenance (Instituto do Japão de Manutenção de Maquinários) (figura 1) tendo como base os conceitos do 5S.

Figura ? – 8 Pilares TPM[pic 6]

Fonte: Adaptado de Nakajima (1989) e Nakazato (1999)

Observando os 8 pilares temos:

  1. Melhorias Específicas: responsável pelo levantamento das informações dos equipamentos buscando desenvolver melhorias no processo de manutenção.

  1. Manutenção Autônoma: Visa a conscientização do operador sobre suas responsabilidades com seu equipamento e da produção como um todo. Nesta etapa são realizadas manutenções pelo próprio operador que incluindo atividades de limpeza, melhorias de layout do processo, lubrificação e inspeção, manutenção e organização.

  1. Manutenção Planejada: Responsabilidade do setor de manutenção que devem realizar o planejamento das manutenções, utilizando mantenedores de nível técnico com objetivo de aumentar a disponibilidade global dos equipamentos.
  1. Treinamento e Educação: Pilar de gestão responsável pelo conhecimento dos operadores, líderes e mantenedores do sistema TPM com intuito de melhorar a eficiência da equipe através de treinamento, capacitação com aquisição de habilidades e desenvolvimento da auto-estima, minimizando perdas por erro humano. Lembrando que estamos na era da indústria 4.0 em que as tecnologias estão em constante mudança aumentando assim a necessidade de programas de treinamento.
  1. Controle Inicial: Visa a gestão do histórico de manutenção do equipamento diminuindo possibilidade de perdas por falhas não previstas devido falta de informações como os métodos de setup inicial do processo e com quais equipamentos se pode ter um melhor rendimento na produção final.
  1. Manutenção da Qualidade: Busca a meta de “zero defeito” de produtos sendo este controle de qualidade um trabalho unificado do departamento de gestão de qualidade e gestão de manutenção.
  1. Administração: Este pilar foca no conceito da Manutenção Produtiva Total aplicada em todos os setores da empresa, otimizando a qualidade, confiabilidade e rapidez dos processos administrativos, reduzindo perdas e até evitando.
  1. Segurança, Saúde e Meio ambiente: Gestão aplicada a métodos de controle e melhoria dos processos visando nível zero de acidentes no trabalho e meio ambiente, sempre acompanhado as legislações vigentes.

        Dentro de todo a gestão do sistema de Manutenção Preventiva Total observa-se o uso da metodologia 5S, uma ferramenta que tem sido mais e mais utilizada pelas grandes empresas por possuir conceitos simples e que levam a grandes resultados.

        Desenvolvida nas empresas japonesas está metodologia está baseada nas seguintes palavras:

  1. SEIRI - Senso de utilização: Consiste na utilização de somente equipamentos necessários ao processo.
  2. SEITON - Senso de organização: Visando produtividade se busca manter um ambiente organizado, com local específico para cada item, facilitando no tempo do processo.
  3. SEISO - Senso de limpeza: com intuito de um ambiente melhor nos processos, busca-se criar um senso de limpeza e rotinas diárias de tratativa dos resíduos.
  4. SEIKTESU - Senso de padronização: Busca criar padrões alcançando maior qualidade final e evitar perdas e desperdícios tanto de tempo como de recursos.
  5. SHITSUKE - Senso de autodisciplina: Criando-se autodisciplina em todos os colaboradores se alcança com maior sucesso as metas de utilização, padronização, organização e limpeza aplicadas aos processos.

  1. Implementação do sistema TPM

A implementação do sistema de Manutenção Produtiva total consiste 12 etapas divididas em 4 fases (figura x), sendo de extrema importância que aja um total comprometimento de todos os departamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (438.8 Kb)   docx (124.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com