TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Estudo Sobre A Aplicação De Conceitos Da Teoria De Frederick W. Taylor E Henry Ford Na Empresa Lumavi

Por:   •  23/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  6.692 Palavras (27 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 27

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

UM ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DE CONCEITOS DA TEORIA DE FREDERICK W. TAYLOR E HENRY FORD NA EMPRESA LUMAVI

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – SP 2019

Angélica Lopes de Oliveira - N500GH1 Danilo Lourenço - N454199

Isabella de Souza Mantovani - D95AFH0 Tamires de Souza da Silva - F077721 Vitória Natália de Souza Brito - F055434

UM ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DE CONCEITOS DA TEORIA DE FREDERICK W. TAYLOR E HENRY FORD NA EMPRESA LUMAVI

Atividades Práticas Supervisionadas – APS – PIPA II – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do 2º semestre do curso de Administração da Universidade Paulista sob orientação de professores do semestre.

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – SP 2019

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.        5

  1. REVISÃO CONCEITUAL        5
  1. Contextualização        6
  2. Revolução Industrial        7
  3. Frederick Taylor        9
  4. Henry Ford        11
  1. ESTUDO DE CASO        13
  1. Perfil da organização        13
  1. Apresentação da empresa        14
  2. Força de trabalho        14
  3. Produtos e clientes        15
  4. Principais concorrentes da organização        16
  5. Principais insumos        16
  1. IDENTIFICAÇÃO DE PRÁTICAS        16
  1. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS        21
  2. SUGESTÃO DE MELHORIAS.        23
  3. CONSIDERAÇÕES FINAIS        24

REFERÊNCIAS        26

ANEXOS.        27

ANEXO I Listagem de fotos        27

ANEXO II Ficha Individual        31

INTRODUÇÃO

As Atividades Práticas Supervisionadas têm como objetivo aprimorar os fundamentos adquiridos em aula por meio de sua aplicação à realidade. Em outras palavras, atuam como instrumentos de reflexão crítica auxiliadoras ao desenvolvimento de competências necessárias para o mercado de trabalho.

Como estudo de caso a equipe selecionou a Lumavi, uma empresa privada de médio porte que atua no ramo industrial de iluminação há vinte e sete anos. Além de seu porte e conformação, o fato de ser gerida por profissionais da área de Administração foram os principais fatores para tal decisão.

Para um melhor entendimento, o trabalho foi dividido em partes. Primeiramente será apresentada uma revisão conceitual com base na escola clássica de administração sob os preceitos de Frederick Taylor e Henry Ford. Em seguida, será analisado o estudo de caso, dividido em: perfil da organização e identificação de práticas. Naquele, a empresa será apresentada por meio de elementos como sua denominação, história, composição, desenvolvimento, atuação, entre outros. Neste, será apresentado seu organograma, sistema de produção, hierarquia, critérios de recrutamento, seleção e formas de remuneração, além de como a fábrica vê o trabalhador e o cliente. Em seguida, no capítulo de análise e interpretação de dados serão relacionadas a teoria e a prática já discutidas. Por fim, o grupo irá propor sugestões de melhorias para a organização, agregando ao trabalho um teor crítico e avaliativo.

  1. Revisão Conceitual

De acordo com Sobral (2013), “teorias podem ser definidas como conjuntos coerentes de suposições elaboradas para explicar a relação entre dois ou mais fatos observáveis e proporcionar uma base sólida para prever eventos futuros. São afirmações que predizem quais ações vão levar a quais resultados e por quê. As teorias nos permitem fazer previsões acerca do futuro, assim como interpretar o presente. ”

Dito isso, em seguida serão apresentadas como base as teorias de Frederick Taylor e Henry Ford, para que posteriormente possam ser analisadas

e interpretadas no contexto atual da empresa Lumavi e avaliadas em um contexto futuro por meio da do capitulo de sugestão de melhorias.

  1. Contextualização

Chiavenato (2011) alega que “a história da Administração

é recente. No decorrer de toda a história da humanidade, a Administração se desenvolveu com uma lentidão impressionante. Somente a partir do século XX é que ela surgiu e explodiu em um desenvolvimento de notável pujança e inovação. ” Em contrapartida, Sobral (2013) complementa que “mesmo que o pensamento sistemático acerca da administração possa ser considerado um empreendimento histórico recente, organizar e administrar são práticas humanas seculares”

Com registros de até 5000 a.C., a administração já estava presente entre os sumérios com atividades comerciais e governamentais. As grandes construções, como a Muralha da China e pirâmides egípcias também são exemplos de projetos datados de 4000 a.C. que exigiram ações coordenadas para conquista de objetivos complexos por meio da sinergia. Além disso, está no planejamento, execução, comunicação e expansão do Império Romano, entre VII a.C. e IV d.C. Mais tarde, no século XVI ocorreu a invenção da contabilidade e no século XVII a constituição da primeira empresa multinacional global, a Companhia das Índias Orientais, responsável pelo desenvolvimento do comércio entre países de vários continentes.

Até o século XIX as referências históricas das práticas foram Moisés (em razão da divisão de tarefas e da estrutura), o exército (por sua disciplina, estrutura, hierarquia e objetivos definidos), a Igreja Católica e Presbiteriana (em virtude do seu símbolo, hierarquia e doutrina) e principalmente a Revolução Industrial, que atuou como acelerador do desenvolvimento do pensamento sistemático acerca da administração.

Para Sobral (2013), “o pensamento administrativo, enquanto área de conhecimento, surge como consequência da consolidação do capitalismo e, ao mesmo tempo, do processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.5 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com