TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTANCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR VISTA COMO UNIDADE DE CONSUMO E PRODUÇÃO EM UMA PROPRIEDADE NO ASSENTAMENTO ALEGRIA, MARABÁ - PA

Por:   •  4/7/2017  •  Ensaio  •  1.534 Palavras (7 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 7

IMPORTANCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR VISTA COMO UNIDADE DE CONSUMO E PRODUÇÃO EM UMA PROPRIEDADE NO ASSENTAMENTO ALEGRIA, MARABÁ - PA

THE GUARDIANS OF TRADITIONAL CORN SEEDS AND THE SEARCH FOR FOOD SOVEREIGNTY: SETTLEMENT OF CASES PALMARES II

SILVA, Thiago Paixão¹; SILVA, Érica Micaelli de Jesus²;

1 Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, thiagro14@hotmail.com; 2 Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Ingrid.borges.agro@gmail.com; 3 Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, andreahentz@unifesspa.edu.br; 4 Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, michelotti.f@gmail.com

Resumo: A facilidade de acesso e as promessas de melhores colheitas promovidas pelas multinacionais das sementes híbridas e transgênicas, principalmente de milho, faz com que muitos agricultores simplesmente abandonem suas sementes tradicionais. Objetivou-se com esse trabalho localizar e valorizar agricultores do Projeto de Assentamento Palmares II, também chamados de guardiões, que ainda optam por utilizar sementes tradicionais, seja de milho (Zea mays), feijão (Phaseolos vulgaris), fava (Phaseolus lunatus), dentre outras, plantando, armazenando-as e manejando-as com suas próprias técnicas e costumes. Compreender o(s) motivo(s) que leva(m) estes agricultores a guardar e cuidar de suas sementes para o plantio do ano seguinte, as olhando como um patrimônio e não uma mercadoria ou insumo.

Palavras-Chave: Patrimônio; Agricultura Familiar; Agroecologia.

Abstract: The ease of access and the promises of better crops promoted by multinationals of hybrid and genetically modified seeds, mainly maize, means that many farmers simply abandon their traditional seeds. The objective of this work to locate and enhance farmers Settlement Project Palmares II, also called guardians, who still choose to use traditional seeds, is corn (Zea mays), beans (Phaseolos vulgaris), bean (Phaseolus lunatus) among others, planting, storing them and handling them with their own techniques and customs. Understand (s) reason (s) leading (m) these farmers to save and take care of their seeds for planting the following year, looking like an asset and not a commodity or input.

Keywords: Heritage; Family Agriculture; Agroecology.

Contexto

Este trabalho foi realizado no lote 39 do Assentamento Alegria, localizado no município de Marabá-PA, no âmbito do terceiro estágio de campo da turma de agronomia 2011 da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará durante cinco dias consecutivos de vivência em Junho de 2014. O objetivo deste trabalho é caracterizar a importância da unidade familiar agrícola e suas relações com o sistema de produção da sua propriedade.

Descrição da experiência

As informações presentes neste trabalho foram coletadas por meio de um formulário semi-estruturado, elaborado com base nas disciplinas norteadoras do estágio de campo três, sistema de cultivo, sistema de criação e introdução a economia, os dados também foram obtidos por meio da observação do dia-a-dia dos agricultores em suas atividades na propriedade, bem como entrevistas e conversas informais, durante os cinco dias de vivência. O terceiro estágio de campo foi fomentado pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará,  que custeou a estadia dos alunos na residência dos agricultores. O lote da família conta com uma área de aproximadamente 46 ha. O estagio de campo configura-se como um importante meio de conexão dos discentes de agronomia com a realidade da agricultura familiar do sudeste paraense, onde os alunos tem a oportunidade de interagir, ensinar e aprender com o agricultor durante os cinco dias de vivência em sua propriedade, realizando entrevistas, coletando amostras de solo, fazendo levantamentos botânicos e zootécnicos e propondo soluções pontuais para alguns dos problemas enfrentados pelo produtor.

Resultados

A família que reside atualmente no lote estudado é composta por três pessoas: Pai, Mãe e o filho, todos são consumidores e produtores fixos dentro do estabelecimento. Atualmente o filho possui o poder de decisão dentro da propriedade, ele que tem em mente os projetos e investimentos futuros nas criações e no cultivo, tarefa essa que cabia ao Pai que atualmente está com a idade avançada e observa-se um processo de passagem de tomada de decisão do pai para o Filho. 

Ao longo dos nove anos de estadia da família no lote, não houve alteração na composição familiar. É de grande valia ressaltar que até meados do ano de 2012 o Pai contribuía bem mais na produção, porém, atualmente devido à idade já avançada o mesmo não desempenha mais as atividades com a mesma frequência, ele exerce apenas a função de alimentar os suínos. É inerente ao Filho manejar a criação de gado, bem como a criação de suínos e manutenção das cercas do pasto e demais tarefas relacionados a criação de bovinos. Os serviços domésticos são de responsabilidade da Mãe, assim também como a criação de galinhas e atua no subsistema de transformação na produção de queijo diariamente juntamente com o Filho. 

A comercialização de galinhas em pequena escala para abate dentro do próprio assentamento é uma prática comum dentre os agricultores do P.A Alegria, não é diferente no lote 39, tarefa essa que é executada pela Mãe, desde a escolha do animal para a venda até a venda propriamente dita. A principal fonte de renda da família é produção de queijo, o processo de produção desse queijo é realizado pelo Filho e pela Mãe, ficando de responsabilidade do primeiro a comercialização desse produto no núcleo urbano da cidade de Marabá localizada a 27km do assentamento. A comercialização deste queijo na cidade torna-se possível pela caminhonete da família, que possui grande importância na venda dos produtos, facilitando e viabilizando o transporte dos mesmos.

O objetivo central da família é a permanência no lote, para isso a diversificação da produção funciona como uma estratégia de garantir maior autonomia para a família. Atualmente o Filho, pretende não mais investir na pecuária leiteira, tendo como primeiro passo vender as vacas leiteiras, e através do auxílio do PRONAF 1, comprar cerca de 50 novilhas para engorda, pois, segundo ele o manejo é menos trabalhoso, mas, serão deixadas duas ou três vacas leiteiras para consumo de leite e queijo da própria família. Outro motivo que levou o Filho a ter esse projeto em mente é a baixa comercialização do queijo atualmente, que vem gerando renda apenas para manter a própria criação de bovinos, ou seja, a família não obtém lucro. Os sistemas silvipastoris diminuem os impactos ambientais negativos, inerentes aos sistemas convencionais de criação de gado, por favorecerem a restauração ecológica de pastagens degradadas, diversificando a produção das propriedades rurais, gerando lucros e produtos adicionais, ajudando a depender menos de insumos externos (como adubos, postes e mourões), permitindo e intensificando o uso sustentável do solo, além de outros benefícios (FRANKE ; FURTADO, 2001).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (160 Kb)   docx (29.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com