TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade de Aprendizagem: Gestão por Carreira

Por:   •  5/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 4

Unidade de Aprendizagem: Gestão por Carreira

Questão 1: Leia o artigo "Planejamento de carreira: algo factível ou discurso da moda?” e desenvolva uma análise crítica do mesmo, de no mínimo 20 linhas e no máximo 30 linhas, a partir do conteúdo estudados em nossa Unidade de aprendizagem.

Artigo disponível no link: <http://www.rh.com.br/Portal/Carreira/Artigo/4892/planejamento-de-carreira-algo-factivel-ou-discurso-da-moda.html>.

(3,0 pontos)

O texto aborta de forma bem abrangente os pontos de um planejamento de carreira, porém não aprofunda nenhum dos itens, cita brevemente alguns métodos de planejamento de carreira e orienta alguns caminhos, mas de maneira muito superficial, para quem lê sem algum conhecimento antecedente, torna-se difícil tirar algum tipo de aprendizado sólido. Entretanto o artigo instiga a curiosidade sobre o tema para o leitor, com o planejamento de carreira, chama atenção para a importância do assunto quando faz a comparação de diversas épocas, onde outras importâncias estavam em foco, onde haviam outras gerações que disponibilizavam mão de obra, hoje temos outras gerações outros discursos e pensamentos, e para o cenário sociocultural que vivemos hoje é possível identificar que o planejamento de carreiro torna-se, conforme é dito no artigo um dos pilares para as empresas, como eram as certificações na década de 80.

O que é imprescindível na gestão de carreira, e que não foi aprofundado no artigo em questão é o modo de planejamento, quais os tipos de carreiras podem ser traçados desde algo linear até em declínio, isso dependendo do interesse de cada individuo. É necessário para cada planejamento uma auto analise, o que sou como individuo, aonde estou, o que quero ser e aonde quero chegar, para então traçar os caminhos possíveis, existem muitos trilhas a serem seguidas, onde cada um pode seguir ou até criar trilhar que ainda não existem, o importante é saber qual é a meta, não deixar a meta aberta, para que depois de atingirmos uma meta que não foi mensurada dobrarmos essa suposta meta que nem sequer foi criada inicialmente, isto é, sem dúvidas incapacidade de gestão, tornando o individuo frustrado, por não ter a sensação de recompensa e realização pessoal.

Questão 2: Gerenciar carreiras não é apenas proporcionar um caminho de promoção ou progressão. Muitos são os desafios aos quais o gestor precisa estar atento para bem desenvolver essa  missão. No filme Duelo de Titãs, a quais desafios os gestores precisaram atentar a fim de melhor conduzirem a gestão dos jogadores e suas carreiras no time? Que estratégias os gestores usaram diante desses desafios? Estratégias semelhantes podem ser usadas no ambiente empresarial, na gestão de pessoas? Justifique sua resposta a essa última pergunta com exemplo(s). (4,0 pontos)

Filme disponível no seguinte link <https://www.youtube.com/watch?v=vgo6f8MDcfE>. 

O filme ocorre numa época em que o racismo era muito forte nos estados unidos, muitos dos estabelecimentos não aceitavam pessoas negras e haviam divisões sociais muito claras com relação a cor de pele, com o inicio de um debate racial na cidade e por questões políticas foi retirado o treinador e inserido um treinador negro. Houve muita rejeição devido a mudança, com a alteração de treinador alguns jogadores negros entraram para o time, tornando a rivalidade racial muito forte dentro da equipe, o time havia divisões claras, entre os participantes, o mesmo posicionamento que a cidade tinha com os grupos raciais o time possuía, de ambas as partes e isso era prejudicial para os resultados dos jogos, por isso os treinadores tiveram que arranjar meios para alavancar o relacionamento da equipe, realizaram táticas de entrosamento, trocaram lugares dos ônibus, dormitórios, todos os meios que podiam fazer para dividir os grupos pré estabelecidos entre os próprios jogadores os treinadores fizeram, e esta posição fez com que muitos do jogadores se conhecessem melhor tornando da equipe um verdadeiro time, muito mais entrosado o que no final influenciou nos resultados. Todas as empresas trabalham em equipe, é necessário que está equipe esteja entrosada para que o trabalho flua de forma tranquila, um bom relacionamento é essencial para a saúde da empresa e dos colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (86.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com