TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade de Aprendizagem: Introdução à Microeconomia

Por:   •  27/5/2019  •  Artigo  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 3

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Introdução à Microeconomia.

Curso: Administração

Professor: Katia Regina de Macedo

Nome do aluno: Marcelo Antunes do Livramento de Oliveira

Data: 25/05/2019

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Citar as fontes pesquisadas.
  • Respeitar o número de linhas exigidas em cada resposta.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1) Estudamos sobre a questão da ESCASSEZ, um dos principais problemas da economia. A água é um fator de produção escasso que está com o seu fornecimento comprometido em um futuro próximo. Com base nos conhecimentos adquiridos nos seus estudos e demais fontes pesquisadas, explique, em um texto de no mínimo 15 linhas, quais os efeitos desse fenômeno para a sociedade e a economia. Citar as pontes pesquisadas. (5,0 pontos).

R: Segundo o economista-chefe do Banco Mundial e autor do relatório do Banco Mundial o qual alerta que diversas economias do planeta podem encolher significativamente até meados do presente século, devido ao efeito das mudanças climáticas sobre os recursos hídricos, Richard Damania, quando olhamos para qualquer um dos principais impactos da mudança climática, de uma forma ou outra haveria um efeito na água, seja por secas, inundações, tempestades e elevação do nível do mar, a água é, naturalmente, o centro da vida, mas também é o centro da atividade econômica.

Além disso, de acordo com o relatório, a escassez de água não teria o mesmo impacto em todo o mundo. Assim, economias emergentes, como China e Índia, poderiam ser atingidas. Na região de Bahel, que se estende por toda a África Subsaariana, o PIB afundaria até 11%. Nesse ponto, já a Europa e os Estados Unidos provavelmente seriam poupados.

No entanto, a realocação de água fresca poderia conter estragos em algumas regiões do globo terrestre. Na Ásia Central, por exemplo, esta medida levaria a um crescimento do PIB de aproximadamente 11% até 2050. Com isso, de acordo com o Banco Mundial, cerca de um quarto da população do mundo, o equivalente a 1,6 bilhão de pessoas, vive em países onde a água já é escassa. Em abril de 2016, cerca de 175 nações assinaram um acordo, alcançado em dezembro do ano anterior, em Paris, para diminuir o aquecimento global e as emissões de gases com efeito estufa.

Questão 2) Com base no que você estudou sobre os deslocamentos das curvas de demanda e de oferta (para direita ou para esquerda), explique o comportamento dos preços, da quantidade demandada ou ofertada diante dos eventos elencados abaixo: (5,0 pontos)

  1. As novas descobertas na área de saúde apontam que o consumo diário de uma maçã pode evitar muitas doenças.

Segue-se que as pessoas demandarão por mais maças, levando desta forma a um deslocamento da curva de demanda para a direita. Assim o preço de equilíbrio das maças aumentará e a quantidade ofertada aumentará inclusive.

  1. A seca reduz a colheita de maçãs a um terço da quantidade normal.

A curva de oferta de maças se deslocará para a esquerda, fazendo com que o preço de equilíbrio aumente a quantidade demandada diminua.

  1. Muitos agricultores abandonam a produção de laranjas e passam a produzir maçãs.

Observa-se que a curva de oferta de laranjas se deslocará para a esquerda, com isso o preço de equilíbrio aumenta e a quantidade diminui.

Outrossim, a curva de oferta de maças se deslocará para a direita, o preço de equilíbrio diminuirá e a quantidade demandada aumentará.

  1. Uma nova descoberta contradiz a indicação que pregava os benefícios do consumo diário de maçãs.

Ocorrendo isso, as pessoas demandarão por menos maças, deslocando a curva de demanda para a esquerda, o preço de equilíbrio diminuirá e a quantidade ofertada diminuirá.

  1. Uma queda na produção de maçã, em razão do clima em Santa Catarina, associada à alta do dólar que encareceu a importação de maçãs da Argentina.

Com base nisso, podemos verificar que a curva de oferta de maças se deslocará para a esquerda, o preço de equilíbrio aumentará e a quantidade demandada diminuirá.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (315.3 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com