TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

University Health Services: Clinica de pronto atendimento

Por:   •  11/5/2017  •  Resenha  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO HOSPITALAR ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE

Fichamento de Estudo de Caso University Health Services:

Clinica de pronto atendimento

Nome da aluna Cynara da Silva Azevedo

Trabalho da disciplina: Politica e legislação em saúde

Tutor: Prof.Alisson Hygino Silva

Vitória-ES

2016

Estudo de Caso:

University Health Services:

Clinica de pronto atendimento

Após receber seu título de mestrado, em Gestão e Politica de saúde, no ano 1979, Kathryn Angell assume o cargo de chefe administrativa de clinica e pronto atendimento, da University Health Services (UHS). Com o objetivo de reorganizar o setor.

UNIVERSITY HEALTH SERVICES

A UHS oferecia atendimento amplo para funcionários, estudantes, professores e seus dependentes, que escolhiam seu plano de saúde. E prestava serviços médicos em diversas áreas, como: consultas, exames complementares, internações, cirurgias e tratamentos psicoterapêuticos.

Para Angell foi disponibilizado USD 10 milhões no ano de 1979-1980, para gerir a clinica e pronto atendimento da UHS. Entre o valor Disponibilizado 20% eram usados em pagamento de despesas fixas e suprimentos.

O quadro médico, da UHS, cumpriam 40horas semanais e 46 semanas por ano. Das 40horas, 12h dedicadas ao pronto atendimento, 16 em consultas previamente agendadas, 5 em atendimento nas enfermarias e 7 em outros setores administrativos.

        A CLINICA E O PRONTO ATENDIMENTO

Os atendimentos eram realizados de segunda a sexta de 8h as 17h30 e sábado de 8h as 12h45, por ordem de chegada, para atendimentos de urgência, emergência e eletiva.

A UHS contava com 12 salas de tratamento, 4 para enfermeiras e 8 para médicos, 3 das 8 destinadas os médicos eram, preferencialmente, utilizadas para consultas agendadas.

Em 1979 mais de 37,400 clientes visitaram o pronto atendimento. Desses 67%estudantes, 23% funcionários e 10% dependentes e clientes do seguro saúde (Medex e Medicare). No ano 1980, um estudo de 3 semanas mostrou que a UHS tinha uma média de 143 atendimentos por dia.

O pronto atendimento também contava com “2 enfermeiras padrão e 11 enfermeiras clinicas certificadas (enfermeiras registradas com treinamento médico adicional que podiam tratar pequenas doenças sem consultar um médico).”.

A enfermeira clinica trabalhavam 8horas, com 1hora de almoço. Elas compunham o pronto socorro a noite e finas de semana, trabalhavam tarefas semi administrativa e também em consultas pessoais.

        ORGANIZAÇÃO PRÉ-TRIAGEM

Os clientes levavam em média, 35 a 55 minutos, entre sua chegada, identificação na recepção, aguardo da localização ou preenchimento, atualização ou confirmação de prontuário e atendimento pela enfermeira clinica. Quando atendido pela enfermeira clinica, que levava em torno de 10min, era avaliado a necessidade de encaminhamento para o medico clinico ou especialista. Quando necessário, o cliente deveria aguardar mais um período de tempo até sua previa posição, de ordem de chegada, ser chamada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (100.5 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com