TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clinica de Pronto Atendimento

Por:   •  1/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1] 

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA SAÚDE COM ENFASE EM AUDITORIA.

Fichamento de Estudo de Caso

BEATRIZ DE OLIVEIRA CHAGAS DE LIMA DE CAMPOS

Políticas e legislação em saúde

                                                 Tutor: Beatriz Acampora

Rio de Janeiro

2019

Estudo de caso: Políticas e Legislação em Saúde.

University Health Services: Clínica de Pronto Atendimento.

REFERÊNCIA: MAISTER,D.H. E.: S.DOYLE E.: R.PIGNELI, University Health Services: Clinica de Pronto Atendimento. Harvard Business School, Jun2006.

O texto se refere a Kathryn Angell que, após concluir seu mestrado em gestão e política em saúde de Harvard School of Public  Health no ano de 1979, foi contratada  como diretora assistente  do ambulatório de Serviço  de Saúde  da Havard University. Angell era responsável pelo funcionamento diário da clínica, pela organização  dos serviços  médicos e suportes e pelo planejamento em geral. Angell programou um sistema de triagem para determinar a gravidade de cada situação.

A University Health Services concedia atendimento para estudantes, funcionários e professores  da Havard e seus dependentes  que possuíam planos de saúde que incluíam os serviços da UHS.

A UHS  oferecia serviços de cirurgias, emergências 24h, enfermaria para internados atendimentos  em três clinicas  ligadas a escolas profissionais em Harvard  serviços de tratamento mental, exames laboratoriais , raio-x  e outros atendimentos.

A clinica  de Pronto Atendimento  de Holyoke Center oferecia tratamento ambulatorial  mais completo  das 4 clinicas  de pronto atendimento da UHS.

Os pacientes  com problemas médicos  agudos ou cirurgias  eram atendidos por ordem de chegada  de segunda a sexta feira  das 08:00 as 17:30. A clinica  também abria aos sábados  de 08:00 as 12:45 . emergências eram prontamente  atendidas. A clinica tinha 12 salas de tratamento , 4 enfermeiras e 8 medicos. O pico de atendimento era ntre 10:00 e 16:00  para aumentar a cobertura nos horários de pico a Angell agendava 22 médicos  para horários específicos  na semana. A clinica também tinha duas enfermeiras  padrões  e 11 enfermeiras  para clinicas certificadas.

A organização Pré triagem A insatisfação  com a clinica  de pronto atendimento era geral. A principal reclamação era a demora no atendimento, o tempo de espera entre a chegada e o atendimento, antes do sistema de triagem  era feito da seguinte maneira o paciente chegava preenchia uma ficha de identificação  em uma folha sequenciada  e numerada e dirigia se a sala de espera aonde era solicitado o  úmero d registro do paciente.

Com o  sistema de triagem implantado por Angell o paciente  chegava preenchia o formulário (AVF) formulário era atestado a identificação  do paciente e a gravidade da sua situação. O coordenador da triagem que geralmente era uma enfermeira determinava de acordo com a avaliação  para aonde encaminhar o paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (88.3 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com