TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uzee Bolsas - Desenvolvimento da Estrutura da Força De vendas

Por:   •  27/5/2015  •  Seminário  •  3.692 Palavras (15 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 15

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS

Centro de Linguagem e Comunicação – CLC

Curso de Publicidade e Propaganda – Matutino – Turma 02

Administração da Força de Vendas

Camila Coltri Ferreira – RA: 12184453

Fernanda Silva Leite – RA: 12175451

Giovana Carolina de Almeida Anzelotti – RA: 12059044

João Vítor Pavani – RA: 12119459

Júlia Felício Capuano – RA: 12646329

Mariana Akemi Matsuda – RA: 12193124

Uzee Bolsas

Campinas, 26 de maio de 2015

Desenvolvimento da equipe de vendas: Uzee Bolsas

1. Definição do problema

Embora a Uzee Bolsas seja uma marca já consolidada no mercado da Região Metropolitana de Campinas, com o passar do tempo, sente que está perdendo oportunidades na região de São Paulo (capital) por não conseguir atender os pontos de venda que caracterizam o seu público alvo: jovens das classes A e B.

1.1. Definição do produto a ser trabalhado

A marca Uzee Bolsas será responsável pela produção de bolsas (pequenas, médias e grades) em couro legítimo. As bolsas pequenas têm a medida média de 25 cm X15 cm X 7 cm, as médias, aproximadamente 28 cm X 25 cm X 15 cm, enquanto as grandes têm cerca de 33 cm X 28 cm X 19 cm. As bolsas serão separadas em modelos de cores básicas, como tons de preto, avelã e bege, e extravagantes, como as texturizadas, de crocodilo, cobra ou avestruz, metalizadas e de cores tendências do momento. Em todos os produtos haverá a logomarca da Uzee Bolsas em apliques de metal e gravada nos zíperes

2. Definição de mercado

Em 2010, a indústria brasileira de couro e calçados segue a tendência mundial de concentração setorial. Ela é composta principalmente de pequenas e médias empresas, embora ao mesmo tempo haja a concentração de emprego e produção nas mãos de um grupo de grandes empresas. Essa situação se torna clara quando constatamos que as doze maiores empresas na preparação do couro e doze maiores na produção de calçados detêm respectivamente 34% e 31% dos trabalhadores ocupados do setor. Nomes como Marfrig Alimentos, que adquiriu o grupo uruguaio de couros Zenda, e JBS Couros Ltda, subsidiária criada pelo grupo frigorífico JBS-Friboi, são exemplos da verticalização nas indústrias frigoríficas, se concentrando em apenas dois grupos.

No Brasil, os principais centros produtores de couro e com o maior número de curtumes estão nas regiões Sul e Sudeste, seguindo a lógica de que estes locais devem estar próximos de pontos de abates de animais. Desde 2008, está aumentando também a quantidade tanto de frigoríficos como de produtores de couro na região Centro-Oeste. Entretanto, mesmo com essas alterações, o salário médio em outras regiões ainda é muito menor que o observado no Sul e no sudeste.

Pela a empresa Uzee Bolsas ser direcionada a clientes das classes A e B, abrir uma filial em São Paulo seria de grande relevância. A cidade abriga um mercado amplo e considerável, possibilitando presumir que nessa nova área haverá um grande público consumidor para a marca. As mulheres na cidade de São Paulo têm se tornado cada dia mais independentes e sofisticadas. Elas, principalmente as mais jovens, têm buscado no mercado de acessórios produtos de qualidade e com grande durabilidade, como são os produtos de couro. Um exemplo dessa situação são as bolsas, que para as mulheres são uma espécie de complemento do corpo, algumas são volumosas e suportam muito peso, além de ficarem expostas ao sol por longos períodos, o que faz com que a procura por qualidade na hora da compra seja grande. Incentivada pelo grande consumo e grande procura, a produção tem aumentado a cada dia e é acompanhada das inovações em formas, cores e tamanhos que os resultados atraem cada vez mais as mulheres.

Segundo o SEBRAE (2009), o couro é considerado de boa qualidade quando apresenta fibras consistentes, elasticidade, boa aparência e facilidade de manipulação. A produção de bolsas e de acessórios em couro é um processo muito artesanal, envolve trabalho diário e muita organização. O Couro, como um produto nobre, destina-se a um público consumidor de renda elevada, e é por isso que, no Brasil, ele é considerado produto com mercado relativamente limitado. Considerando essas características, ressalta-se a importância da ida da empresa Uzee Bolsas para o mercado de São Paulo, por ser um mercado vasto e misto, onde certamente há espaço para esse tipo de empresa.

A região da Grande São Paulo conta com 39 municípios. Considerando nos cálculos apenas 9 deles, os que apresentam um mercado com as características mais próximas às do alvo da Uzee Bolsas, tem-se uma população aproximadamente 3,5 vezes maior que de toda a Região Metropolitana de Campinas, mercado já atendido pela marca.

Para conseguir atender o mercado de São Paulo, a Uzee Bolsas precisaria ter um grande aumento em sua produção, o que seria possível, já que a empresa atualmente só explora 30% da sua capacidade. Entretanto, ainda que a produção atingisse o máximo de ampliação possível, ela não seria capaz de abastecer esses municípios, uma vez que o crescimento da produção necessário para supri-los ultrapassaria 100% da capacidade atual. E aí está o problema, mesmo que todo o sistema interno funcionasse sem falhas, e, para isso, toda a equipe de vendas fosse reformulada, a fabricação não conseguiria atingir os números desejados logo no primeiro crescimento.

Assim, os fatores de mercado a serem considerados para traçar o potencial de vendas serão a intenção de compra por parte do público alvo, a análise de dados secundários referentes a pesquisas que refletem a realidade da jovem urbana e seu hábito de uso de bolsas e o cálculo de fator de mercado (detalhamento no tópico 6). Portanto, acreditamos que a melhor medida seja chegar, em um primeiro momento, apenas à cidade de São Paulo, e não à Região Metropolitana, já que a organização atual não suporta tamanha ampliação da produção. No início seriam selecionados apenas os shoppings mais adequados nos centros da cidade, e a expansão deveria ser gradual, conforme fossem se organizando os novos sistemas de vendas e, com isso, a demanda iria aumentando.

3. Distribuição

A marca Uzee Bolsas anteriormente era apenas atacadista, dedicando sua produção para grandes marcas da moda brasileira, e com o passar do tempo passou a vender em varejo sua própria marca, estando presente em pontos de venda próximos ao seu público alvo: jovens de classes A e B. Tratando-se de um bem tangível, a forma de distribuição continuará sendo indireta, já que a marca vende suas bolsas por meio de intermediários, tais como lojas multimarcas, e considerando que o nome Uzee Bolsas não é tão forte perante o ponto de estabelecer lojas próprias. O tipo de distribuição é a seletiva, uma vez que se leva em conta os pontos de venda estratégicos nas cidades de Campinas e São Paulo em que seu público se encontra. Levando em conta que a cidade de São Paulo é dividida em 5 regiões: Zona Norte, Sul, Leste, Oeste e Central, a quantidade de lojas em que a Uzee Bolsas estará à venda será proporcional a área geográfica. Portanto, a Zona Sul (a maior dentre elas) contará com presença em três lojas, as Zonas Norte, Leste e Oeste com duas e a Zona Central com presença em apenas uma loja, totalizando dez lojas revendedoras da marca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (171 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com