TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VALORIZAÇÃO DA PESSOA HUMANA COMO FORMA DE MOTIVAR E MANTER COLABORADORES NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  20/12/2015  •  Artigo  •  3.413 Palavras (14 Páginas)  •  1.405 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS

Curso Tecnológico de Gestão de Recursos Humanos

Carlos de Oliveira Sene

VALORIZAÇÃO DA PESSOA HUMANA COMO FORMA DE MOTIVAR E MANTER COLABORADORES NAS ORGANIZAÇÕES

SANTOS- 2015

Carlos de Oliveira Sene

VALORIZAÇÃO DA PESSOA HUMANA COMO FORMA DE MOTIVAR E MANTER COLABORADORES NAS ORGANIZAÇÕES

Artigo Apresentado à Universidade Metropolitana de Santos, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos.

Orientador: Profa. Me. Roseli Tonini

SANTOS – 2015

VALORIZAÇÃO DA PESSOA HUMANA COMO FORMA DE MOTIVAR E MANTER COLABORADORES NAS ORGANIZAÇÕES

Carlos de Oliveira Sene[1]

RESUMO

O artigo trata da importância da valorização da pessoa humana, como forma de motivar e manter colaboradores nas organizações. O pesquisador argumenta que em nosso presente século não cabe mais a ideia, por parte de empresas, que garantindo bons salários, conseguirão manter e motivar seus funcionários. Este trabalho pretende incentiva a utilização de ferramentas como, a recompensa, a valorização e o reconhecimento, dentre outras, como forma das empresas cativarem e manterem seus colaboradores. Tendo como metodologia uma abordagem bibliográfica e quantitativa onde se utilizou como coleta de dados um questionário aberto aplicado a 10(dez) policiais militares do estado do Ceara de diferentes companhias. Onde descobriu-se que apesar dos razoáveis salários, e dos bons materiais de trabalhos disponíveis, esses policiais se sentem desprivilegiados e desmotivados.

Palavras-chave: Valorização. Pessoa humana. Motivação. Polícia militar.

ABSTRACT

The article deals with the importance of valuing the human person, as a way to motivate and retain employees in organizations. The researcher argues that in our present world does not fit the idea further, by companies which guarantee good wages, they can keep and motivate their employees. This paper aims to encourage the use of tools like the reward, appreciation and recognition, among others, as a way for businesses to captivate and retain its employees. Having methodology as a bibliographical and quantitative approach which was used as data collection a questionnaire applied to 10 (ten) police officers of the Ceara state of different companies. Where it was found that despite the reasonable wages, and good materials available jobs, these officers feel disenfranchised and discouraged.

Key-words: Appreciation. Human person. Motivation. Military police.


1. Introdução

O presente trabalho tem como tema a importância da valorização da pessoa humana, como forma de motivar e manter colaboradores nas organizações. Já que o capital humano é considerado o “bem mais precioso” de uma empresa (Sovienski e Stigar, 2008), deve ser feito tudo o possível para valoriza-lo, pois atualmente é consenso que o sucesso das empresas está diretamente relacionado com os recursos humanos, posto que o capital intelectual é o que tem determinado a posição competitiva da empresa, Klein (1998). Funcionários dedicados, que sejam bem treinados e estimulados dão a empresa a possibilidade de um maior ganho de produção e dividendos. Daí a relevância deste estudo, pois sabendo motivar e manter seus bons funcionários, as empresas conseguirão fomentar um padrão de crescimento e qualidades dos seus produtos e, ou serviços e portanto conservarem-se competitivas no mercado.

No mundo contemporâneo em que a competitividade entre as empresas e as pessoas está cada vez mais em voga, as empresas esperam mais de seus empregados, e por isso investem no ambiente de trabalho: equipamentos e treinamentos, ademais, ainda oferecem melhores salários, mas para além disso é possível outras formas de motivar e manter funcionários, que se dá através da valorização da pessoa humana.

Para Dias e Stocco:

O comprometimento dos funcionários não pode ser comprado pelas organizações, mas deve ser conquistado através de recompensas que interessem a eles, obtendo sucesso para ambos. A realização pessoal, o desejo de atingir seus objetivos, ser reconhecido e valorizado são alguns sinais mais conhecidos que motivam o ser humano.

 

Essa conquista mencionada pelas autoras acima, é um objetivo perseguido pela maioria das empresas, que precisam utilizar-se de ferramentas, como a recompensa, a valorização e o reconhecimento, dentre outras para cativar seus colaboradores.

Neste contexto, o objetivo primordial aqui é, pois, deixar claro a importância da valorização das pessoas, pelo seu empregador, bem como definir o que fazer e como proceder para que essa valorização seja efetivada. Para tanto foi realizado uma pesquisa bibliográfica em literaturas e artigos científicos já publicados, além de um estudo de caso realizado junto a integrantes da Policia Militar do Ceará, de diferentes companhias, que aponta para melhorias no quesito de valorização da pessoa humana.

Este artigo está dividido em duas partes: a primeira consta a importância da valorização da pessoa humana e a definição de motivação, bem como suas implicações e a segunda parte apresenta o estudo de caso.

2. Importância da valorização da pessoa humana, de mantê-las nas empresas, bem como de recompensa-las

Para Chiavenato (2004), as organizações necessitam enfrentar, além da questão salarial, novos desafios que incluem: Manter e recompensar pessoas. Dentre estes novos desafios comandados pelo departamento de Recursos Humanos está a importância de valorizar seus colaboradores, para que eles sintam prazer no seu ambiente de trabalho, apesar de muitas vezes desenvolver tarefas complexas, repetitivas, fragmentadas e rotineiras. É necessário também que as organizações proporcionem um constante desenvolvimento das habilidades humanas de seus colaboradores, através de medidas essenciais ao seu progresso, como treinamento, benefícios e incentivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (471.4 Kb)   docx (248.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com