TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vale mais quem tem QI

Artigo: Vale mais quem tem QI. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Artigo  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 3

Vale mais quem tem QI

A dificuldade de encontrar profissionais bem capacitados vem estimulando a velha política de contratar amigos de funcionários e bonificá-los pelas boas indicações

José Eduardo Costa, Michele Aisenberg, Da Você RH (redacao.vocesa@abril.com.br) 10/11/2011

Fernanda Sampaio trabalha no Google Brasil como gerente de contas há dois anos. Nos últimos meses, recebeu um bônus, muito bem-vindo, na hora de dar entrada em seu novo apartamento. Isso sem fazer hora extra. Bastou indicar Kristiane Corrêa, sua melhor amiga, para uma vaga disponível na empresa. Histórias como a de Fernanda são cada vez mais comuns no ambiente corporativo.

Diante da escassez de profissionais especializados no mercado, a área de recursos humanos está precisando usar a criatividade para preencher novas posições e tem apostado na simples e eficiente política do "indique um amigo para trabalhar conosco", ou Qi, abreviação para "quem indica". Segundo pesquisa divulgada pela consultoria delloite, 68% das companhias brasileiras já utilizam a indicação de outros funcionários como um dos métodos oficiais para a contratação de profissionais de nível superior para cargos não executivos.

O mecanismo perde somente para a prática do recrutamento interno, realizada por 72% das empresas. Fábio Mandarano, gerente da área de capital humano da Delloite, explica que essa forma de seleção sempre foi utilizada no Brasil, mas, diante da atual conjuntura econômica e do apagão de mão de obra qualificada, ela tem ganhado novos adeptos. "Essa mesma pesquisa, em 2009, indicava que apenas 44% das organizações utilizavam esse método", diz o gerente.

Mandarano afirma que, atualmente, encontrar perfis de nível superior com habilidades bem específicas é uma missão árdua, principalmente se a busca for de profissionais de áreas técnicas. Nessas ocasiões, o método da indicação é uma ótima solução. "É mais fácil usar as redes sociais dos próprios empregados, que já fazem parte de uma comunidade, e assim a informação vai ser divulgada de forma mais rápida e eficiente. Um profissional de RH levaria muito mais tempo para localizar esses nichos e se inserir nele", diz Mandarano.

Que o diga Ana Carolina Azevedo, gerente de recrutamento do Google América Latina. Ela lidera o Employee Referral Program, utilizado pela matriz nos Estados Unidos e implantado no Brasil em 2005. "O funcionamento é simples. Se um de nossos funcionários conhece alguém que deseja indicar para uma vaga em aberto, basta inscrever essa pessoa para a posição por meio de nosso site."

Se, depois de passar por um processo de triagem e seleção, o candidato receber uma proposta e começar a trabalhar, a pessoa que o indicou fica elegível ao bônus de 5000 reais, que estará no contracheque do mês seguinte. Há uma área especial na intranet com todas as regras e explicações sobre o processo, que virou uma prática comum entre os googlers, como os funcionários do Google se autodenominam.

Embora a companhia não abra o número de vagas que já fechou por esse método, Ana Carolina afirma que, de tanto indicar gente, alguns funcionários já acumularam um bônus bem gordinho, gerando uma boa renda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com