TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vantages Competitivas na Administração

Por:   •  4/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.046 Palavras (9 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 9

        Disciplina: Processos Administrativos

  Planejamento Estratégico: Como as estratégias Organizacionais podem trazer vantagens competitivas.

NOME

Abilene Alves da Silva

RA

4252065042

Dependência e Recuperação

Anhanguera Educacional

ANO 2016

Disciplina: Processos Administrativos

  Planejamento Estratégico: Como as estratégias Organizacionais podem trazer vantagens competitivas.

 

Dependência e Recuperação

Trabalho desenvolvido na disciplina Processos Administrativos, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação, sob orientação do tutor (Evanildo Roberto Verona).

 

 

Anhanguera Educacional

ANO 2016

  1. INTRODUÇÂO:

O ser humano tem nescecidades básicas e desejos que gera ao consumo. Para suprir estas demandas ás pessoas passaram a trabalhar em conjunto, em busca de melhorar suas ações e esforços, reuniram idéias e experiências, criando diverças ferramentas de gestão.

O mundo vive em constantes mudanças com isso às organizações precisam antever as transfomações e se adaptar a estes ambientes.

        Nas organizações a tomada de decisão é frequente e tem que ser com exatidão, por isso a base precisa ser sólido para gerar consequências positivas.

Para que o gestor escolha o melhor caminho, precisa de uma visão ampla do ambiente interno e externo da empresa do ramo em que atua considerando todas as características culturais políticas e sociais.

Neste ambiente a concorrência é acirrada e a qualidade aumenta cada dia mais, deixando de ser um atrativo e passa a ser obrigatório nos produtos e serviços prestados. Para sobreviver neste mercado contamos com ajuda de diversas ferramentas de gestão sendo uma delas o planejamento estratégico que iremos abordar neste trabalho.    

 

  1. DISCUSSÂO:

Segundo Lodi a estratégia é “a mobilização de todos os recursos da empresa em âmbito global, visando atingir objetivos em longo prazo”.

Estratégia é ação de planejar um trabalho, plano ou objetivo de forma sistemática.

Planejamento estratégico é uma ferramenta gerêncial que ajuda diagnosticar pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças.

Segundo Denning “é a determinação da futura postura da empresa como sua lucratividade, inovação etc”. Para elaborar um planejamento estratégico temos que fazer a:

  • Análise de ambiente, como as condições variáveis, suas perspectivas, coações e enfrentar desafios e oportunidades.
  • Análise organizacional, análisar condições atual e futura, os recursos disponíveis e a competência da empresa ou produto no mercado.  

         Juntar estas análises e formular estratégia para tomada de decisão da qual será executado no tempo estabelecido.

O planejamento estratégico é a sequência das atividades dentro da empresa, passo a passo como sua construção, execução e avaliação.

  1. Articulações estratégicas.

É uma ligação de fatores internos e externos na procura do melhor caminho, para aplicar a competência, recursos e esforços para alcançar o objetivo da empresa, após estabelecer este conjunto de decisões dependerá de outros recursos como tecnológicos e estrutura organizacional etc.

Porém esta estratégia tem que se adaptar ao ambiente dinâmico e não pode ter somente um caminho e sim várias rotas capazes de adequar aos obstáculos diários.

Quem define estas estatégias é nílvel institucional, como por exemplo, o proprietário, diretoria ou gerentes, sendo de longo prazo para execução, a devolutiva destas ações vai demandar a continuidade ou os reparos para adequar às novas ações.

É o nílvel intermediário que vai desdobrar em plano tático e desenvolver esta estratégia em diversos setores da empresa em médio prazo. A execução quem faz é o nível operacional no curto prazo.  

  1. Tipos de estratégias empresariais.

As empresas tem diversos ambientes e dentro deste existe ainda os sub-ambientes cada um é definido pela dependência da empresa que para poder administrar os mesmo utiliza várias estratégias como:

  • Ajuste ou negociação: Nesta estratégia a empresa faz acordos com outras empresas em troca de bens e serviços, é preciso revisar com frequência a nescessidade deste acordo, a negociação e descreve o acordo entre as parte envolvidas, ou seja, uma permuta de compromisso da qual é baseado na fé e confiança de que as mesmas cumpriram o prometido.
  • Cooptação ou coopção: É um processo de unir-se com novos parceiros para fazer uma aliança no processo decisório entre empresas, como meio de impedir ameaças, porém limita a liberdade da empresa em escolher seus objetivos.
  • Coalizão: Duas ou mais empresas que se unem para alcançar um objetivo em comum e segue o mesmo processo de cooptação.
  • Competição: É a rivalidade entre duas ou mais empresas, a competição inclui a concorrência na busca de recursos, clientes ou compradores.  

  1. Desdobramentos estratégicos:

  •  Problema empresarial: Tratado pelo nível institucional da empresa é referente ao produto, serviço em que mercado atuar.
  • Problema administrativo: Tratado pelo nível intermediário da empresa é referente ás atividades internas, como normas e procedimentos que mantém a organização em atividade integrada.
  • Problema de equação: Referente à execução de produto e serviços, escolha de técnologia a criação de sistema, tratada pelo nível operacional da empresa.

2.4. Estratégia Competitiva.

        A estratégia competitiva se divide em quatro etapas, que busca a melhor representação no mercado como defesa, aumento na participação e a atuação em novos mercados.

  1. Estratégia defenciva: Para manter ou defender a ação do concorrente foco na manutenção e aumento da eficiência. A empresa adquire excelência operacional aumento da qualidade e na produtividade.

        Nível institucional; da empresa procura defender a fatia no mercado atual com produto ou serviço de qualidade, preços competitivos e serviços ao consumidor, porém as mudanças no mercado faz com que fiquem menos confiantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (174.3 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com