TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REVISÃO DE LITERATURA INDICADORES DE VIABILIDADE FINANCEIRA

Por:   •  24/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.752 Palavras (12 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 12

Faculdade de Tecnologia do Nordeste - FATENE

Curso: Medicina Veterinária

REVISÃO DE LITERATURA: INDICADORES DE VIABILIDADE FINANCEIRA.

Cibelle Mendes David

Hayanne Sidor Sampaio

Jéssyka Araújo Noronha

Thatiana Rocha Lopes

Caucaia – Ceará

2017


CIBELLE MENDES DAVID

HAYANNE SIDOR SAMPAIO

JÉSSYKA ARAÚJO NORONHA

THATIANA ROCHA LOPES

REVISÃO DE LITERATURA: INDICADORES DE VIABILIDADE FINANCEIRA.

[pic 1]

Caucaia - Ceará

2017

INTRODUÇÃO

Os indicadores de viabilidade econômico-financeira buscam avaliar a aplicabilidade do negócio e obter uma projeção do seu comportamento frente ao mercado, dando uma maior segurança a investimentos seja em novos empreendimentos ou em empresas consolidadas.

 

Assim, o estudo de viabilidade é capaz de avaliar as condições para que um novo produto, processo ou serviço torne-se lucrativo. Dentre os métodos utilizados para análise de investimentos citam-se como determinísticos o Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e a Relação Custo-Benefício (RCB), os quais serão apresentados nos próximos itens.

VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL)

O Valor Presente Líquido (VPL), também conhecido como valor atual líquido (VAL) é utilizado para calcular atratividade de investimentos. Segundo FONSECA (2003), é o critério mais recomendado por especialistas em finanças para decisão de investimento. Esta recomendação está fundamentada no fato de que o VPL considera o valor temporal do dinheiro (um recurso disponível hoje vale mais do que amanhã, porque pode ser investido e render juros), não é influenciado por decisões menos qualificadas (preferências do gestor, métodos de contabilização, rentabilidade da atividade atual), utiliza todos os fluxos de caixa futuros gerados pelo projeto, refletindo toda a movimentação de caixa. Além disso, permite uma decisão mais acertada quando há dois tipos de investimentos, pois, ao considerar os fluxos futuros a valores presentes, os fluxos podem ser adicionados e analisados conjuntamente, evitando a escolha de um mau projeto só porque está associado um bom projeto.

São quatro as ações básicas para o gestor decidir sobre determinado investimento, segundo BREALEY E MYERS (1992):

1. Prever os fluxos de caixa futuros;

2. Identificar o custo de oportunidade do capital investido que deve refletir o valor do dinheiro no tempo e o risco envolvido no projeto;

3. Utilizar este custo para atualizar os fluxos futuros e somá-los (identificação do valor presente);

4. Calcular o valor presente líquido – VPL – subtraindo-se do valor presente o investimento inicial necessário.

O valor presente (VP) ou valor atual (VA) representa o valor hoje de um fluxo ou de uma série futura de fluxos de caixa. Para atualizar estes fluxos é utilizado o custo médio ponderado de capital, representando o prêmio que os investidores exigem pela aceitação do recebimento adiado.

O cálculo do VLP é descrito pela seguinte equação:

[pic 2]

Onde:

FC0: é o fluxo de caixa verificado no momento zero (momento inicial), podendo ser um investimento, empréstimo ou financiamento;

FCj: é o valor de entrada (ou saída) de caixa previsto para cada intervalo de tempo;

i: é a taxa de desconto;

n: é o período de tempo.

De acordo com ROSS et alli (1995), o valor presente líquido de um investimento é um critério simples para que se decida se um projeto deve ser executado ou não. Se o VPL for positivo o investimento vale a pena, pois executá-lo é equivalente a receber um pagamento igual ao VPL. Se for negativo, realizar o investimento hoje é equivalente a pagar algo no presente momento e o investimento deveria ser rejeitado. Segundo OLIVEIRA (2008), se o VPL for igual a zero é indiferente investir ou não nesse projeto.

OLIVEIRA (2008) afirma que ao considerar duas ou mais alternativas de investimento deve-se apostar na de maior VPL positivo. A grande vantagem para o uso de VPL de como indicador para avaliação de investimentos sustenta-se na revelação do quanto o projeto enriquecerá a empresa, representando o próprio valor do VPL.

Sob a ótica do acionista só é interessante investir em um novo projeto se o valor presente dos fluxos futuros for maior do que a disponibilidade atual, pois representará aumento do valor da empresa e, consequentemente, maximização da sua riqueza.

O termo valor presente líquido destaca que já está sendo considerado o custo corrente do investimento para determinar o seu valor, ou seja, já está embutida a taxa de juros apropriada. É o valor presente dos fluxos de caixa produzidos pelo novo investimento reduzido do seu custo inicial. VPL positivo indica que o investimento vale mais do que custa. Daí resulta a regra do Valor Presente Líquido: “Um investimento vale a pena quando possui VPL positivo. Se o VPL for negativo, deverá ser rejeitado.”

De acordo com FONSECA (2003), a utilização da técnica de identificação do VPL utilizado para decisão de investimentos e financiamentos independe do tempo, ou seja, pode ser utilizado em um contexto sem risco – fluxo de caixa de um único período – ou em um contexto com risco – fluxos de caixa distribuídos por mais de um período.

A técnica de análise pelo critério do VPL permite aos administradores e/ou proprietários de uma empresa identificar o custo ou benefício exato da decisão de investir e/ou obter financiamento.

LAPPONI (1996) apud BRUNI et alli (1998) ressalta que VPL positivo indica que o capital investido será recuperado; remunerado na taxa de juros que mede o custo de capital do projeto; gerará um ganho extra, na data 0 (zero), igual ao VPL.

De acordo com BRUNI e FAMÁ (2001), as principais vantagens do VPL são:

- Identifica se há aumento ou não do valor da empresa;

- Analisa todos os fluxos de caixa do projeto;

- Permite a adição de todos os fluxos de caixa na data zero;

- Considera o custo de capital;

- Embute o risco no custo de capital.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (196.5 Kb)   docx (40.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com