TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Viacredi - Cooperativa de Crédito Vale do Itajaí

Por:   •  24/5/2016  •  Monografia  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 2

Viacredi - Cooperativa de Crédito Vale do Itajaí

A Viacredi - Cooperativa de Crédito Vale do Itajaí, é uma das maiores cooperativas de crédito do Brasil. Conta com mais de 280 mil cooperados. Promove desenvolvimento econômico e social, através de prestação de serviços financeiros, com custos baixos e qualidade, orientada por princípios cooperativistas. Tem como principais meios de atuação o varejo bancário múltiplo onde principais serviços são: conta corrente, poupança, empréstimos pessoais, cheques especiais e ao consumidor, cartões de crédito, seguros de vida e acidentes, financiamento de automóveis.

A Viacredi é sediada na cidade de Blumenau - SC, e integra o Sistema Cecred. O Sistema Cecred foi formado em 2002 pela Viacredi, Acredicoop (Creditêxtil) e Concredi, a partir da constituição da Cecred – Cooperativa Central de Crédito Urbano, tendo de base a experiência no cooperativismo de crédito urbano.

No momento, o Sistema Cecred atua em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, e 1 Cooperativa Central, localizada em Blumenau – SC.

Sua missão é oferecer soluções financeiras orientada por princípios cooperativistas, contribuindo com o desenvolvimento social e econômico comunidade em que atua.

A Viacredi é uma instituição financeira, sob forma de sociedade cooperativa e fiscalizada pelo Banco Central. Sem fins lucrativos e sua gestão é democrática pertencente aos cooperados. O diferencial de uma Cooperativa, é que as sobras de balanço anual voltam para os cooperados.

O cooperativismo teve sua origem na Inglaterra por operários da cidade de Rochdale. Prejudicados pelo modelo industrial, os operários foram se preocuparam com outras formas de garantir o sustento das famílias. Discutindo ificuldades e buscando as soluções, eles decidiram criar uma sociedade de consumo, baseada em cooperativismo puro.

Combinaram o que cada um economizaria em pequenas parcelas de seus rendimentos, e submetendo-se a inúmeras privações, por um ano, para tentarem formar alguma coisa que pudesse tirá-los da situação em que se encontravam.

Essa reunião, teve a participação de 27 homens e uma mulher e foi realizada em novembro de 1843 e depois em 21 de dezembro de 1844, na fundação de um armazém comunitário, em um capital inicial de 28 libras, representando uma libra de cada um do grupo que havia economizado.

A contribuição dos cooperados na Assembleia é essencial. Ser ouvido e influenciar os rumos da cooperativa são os direitos de todos os cooperados.

A Assembleia Geral Ordinária é realizada pelo menos uma vez por ano, após o término do exercício social.

A empresa mantém um estilo de qualidade de uma governança corporativa bem estabelecida proporciona, buscando excelência em decisões que afetam o negócio da empresa e também seu posicionamento estratégico.

Na administração de recursos, observa-se um processo de simplificação dos processos por um benchmark e uma diminuição da extinção de incertezas de produtividade ideal interna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com