TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão do Balanced Scorecard nas Micro, Pequenas e Médias Empresas

Por:   •  20/1/2021  •  Resenha  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

COSTA, M. L. R.; GIANI, E. G. S.; GALDAMEZ, E. V. C. Visão do balanced scorecard nas micro, pequenas e médias empresas. Revista Eletrônica Sistemas & Gestão Volume 14, Número 1, 2019, pp. 131-141.

• Os autores através do presente estudo possuíam como objetivo central averiguar as principais barreiras encontradas no uso do Balanced Scorecard (BSC) nas micro, pequenas e médias empresas (MPME), tendo em vista que elas possuem maiores dificuldades em utilizar essa ferramenta. Os objetivos secundários dos autores consistiam em buscar alternativas para mitigar os problemas encontrados pelos tomadores de decisão na implantação do BSC e divulgar medidas que auxiliasse o desenvolvimento das empresas e o fortalecimento do empreendedorismo brasileiro.

• O estudo aborda dois temas principais: processo de tomada de decisão e Balanced Scorecard em micro, pequenas e médias empresas. Com relação ao primeiro tema, foi apresentado seu conceito, os benefícios quando empregada corretamente, as precauções, os fatores que complicam a tomada de decisão e, por fim, as ferramentas que auxiliam, como por exemplo as avaliações de desempenho, entre outras. Já no segundo assunto os autores abordam a criação, evolução e conceito do BSC, seus proveitos e princípios, quatro perspectivas, além de indicar as cautelas necessárias ao utilizá-lo em MPME, as adaptações necessárias para que assim elas possam usufruir dos benefícios do BSC.

• Para o desenvolvimento do artigo foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com o intuito de fundamentar o estudo os autores utilizaram teorias clássicas e contemporâneas a respeito dos temas estudos.

• Os resultados encontrados, de modo geral, evidenciaram a importância da utilização de indicadores de desempenho pelas MPME, como forma de auxiliar o tomador de decisão a conquistar melhores resultados e colocar a organização à frente das concorrentes. Também expos o desafio específico que as MPME apresentam, ou seja, de conseguir identificar um conjunto de indicadores suficientes e adequado as suas necessidades para assimilar as alterações e mudanças relativas aos clientes e também ao mercado com o intuito de continuarem competitivas. Como exemplo dessa dificuldade, podemos citar a limitação de recursos tecnológicos e escassez de recursos financeiros para implantar e manter a medição de desempenho.

• O estudo colaborou ao examinar por meio da pesquisa as vantagens de se usufruir do Balanced Scorecard para auxiliar o tomador de decisão, além de identificar os empecilhos encontrados pelas micro, pequenas e médias empresas para implementar o BSC.

• Com base na pesquisa, os autores foram capazes de identificar as principais dificuldades encontradas pelas MPME na implantação do BSC e assim auxiliar na busca de soluções para amenizar os problemas que os tomadores de decisão enfrentam nessas organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (34 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com