TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BALANCED SCORECARD: UMA ALTERNATIVA PARA AVALIAR O DESEMPENHO DAS PEQUENAS EMPRESAS E AUMENTAR O NÍVEL COMPETITIVO JUNTO AO MERCADO

Por:   •  21/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.677 Palavras (15 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 15

BALANCED SCORECARD: UMA ALTERNATIVA PARA AVALIAR O DESEMPENHO DAS PEQUENAS EMPRESAS E AUMENTAR O NÍVEL COMPETITIVO JUNTO AO MERCADO

1. INTRODUÇÃO

O desafio de toda empresa está relacionado com a implantação estratégica que auxilie no gerenciamento e tomada de decisões. No contexto atual, a maioria das empresas não apresentam um planejamento detalhado e nem utilizam ferramentas para auxílio, na região sudoeste da Bahia, a falta de qualidade em gestão e planejamento se agrava, causado muitas vezes o fechamento da empresa nos seus primeiros dois anos. Dentro do universo de pequenas empresas que estão dentro dos parâmetros de boa gestão, a utilização de ferramentas ajuda na tomada de decisão, ressaltando que o mercado é incerto, e por isso existe a probabilidade de fracasso mesmo com a utilização de métodos.

Um dos maiores impasses de um empreendedor moderno depequena empresa, é mensurar o sucesso desejado, devido à falta de inovação e busca por novas tecnologias e ferramentas que auxiliem na tomada de decisões. Para alcançar este sucesso desejado, é importante o planejamento empresarial, que requer uma ferramenta de grande relevância para o controle da gestão, pois, a cada dia, o fluxo de informações dentro de uma empresa fica maior e mais complexo, tornando difícil a tomada de decisão. Diante da constante evolução tecnológica e a era da globalização, é notório que as pequenas empresas que não se adéquam a estas tecnologias ou que não buscam implementá-las, sentem maior dificuldade de se manterem ativas no mercado.  

O mercado está cada vez mais complexo e em constante evolução, as empresas não conseguem sobreviver quando os gestores visam apenas o lucro e não buscam a estruturação de estratégias voltadas para a melhoria contínua, porém estes aspectos, só são alcançados, se a empresa possuir uma gestão atuante, que faça com que as coisas ocorram conforme planejado.  

A essência da gestão estratégica é elaborar, por meio de uma abordagem inovadora e criativa, uma estratégia competitiva que assegure o êxito da organização nos negócios atuais, ao mesmo tempo em que constrói as competências essenciais necessárias para o sucesso nos negócios de amanhã. Herrero (2005)

2. OBJETIVOS

Desta forma, cabe à gestão estratégica buscar habilidades de implementar ferramentas que visam explorar os recursos intangíveis ou intelectuais das empresas, a fim de avaliar o desempenho por diversas perspectivas no qual são fundamentais para se manter competitivas no mercado.

Para Herrero 2005, a gestão estratégica de mercado, constitui em fórmula, implementar, monitorar e renovar a estratégia competitiva da empresa, com o objetivo de possibilitar retorno sobre o investimento superior ao de seus principais concorrentes. Já a estratégia da empresa, significa compreender que os acontecimentos e o ambiente interno posam ter a mesma importância dos eventos externos para o sucesso da estratégia.

Sendo assim, para uma empresa alcançar o sucesso da gestão estratégica, e preciso conhecer, além do meio externo, as perspectivas financeiras, os clientes, os processos internos, a perspectiva da aprendizagem e do conhecimentos.

3. REFERENCIAL TEÓRICO

3.1 GESTÃO ESTRATÉGICA

A gestão estratégica serve para nortear os caminhos a ser seguido, é importante salientar que para um empreendedor alcançar o sucesso em seu negócio, ele precisa primeiramente traçar um plano, organizar suas ideias e posteriormente colocá-lo em prática, para aproveitar as oportunidades de mercado da melhor forma possível. É necessário também, ter um conhecimento de mercado, conhecer os seus concorrentes, conhecer o seu produto, saber o que já existe no mercado e o que pode ser inovado, além de saber o que o cliente precisa, quando precisa e como precisa.

A estratégia é uma questão de vital importância para as empresas, pois é ela que possibilita a sobrevivência ou ruína no negócio. Formular um bom plano não é apenas o primeiro passo, o sucesso da estratégia está associado ao caráter do líder e a seus valores morais como sabedoria, sinceridade, humanidade, coragem e disciplina. (Herrero, 2005)

Para Herrero (2005), a estratégia não pode ser considerada um atributo apenas da alta administração da empresa, as estratégias devem ser trabalhadas em todos os níveis hierárquicos. Os gestores precisam ter uma visão ampla acerca dos avanços tecnológicos, e buscar conhecimento de métodos eficazes, além disso, as pequenas e microempresas podem contar com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, que dar apoio ao micro empreendedor através de cursos, consultorias e orientação direta aos empresários.

3.2 BALANCED SCORECARD        

Não adianta uma empresa investir em equipamentos e estrutura física, se não cuidar do capital intelectual da empresa, do corpo administrativo, se a gestão estratégica não tomar atitudes para avaliar o desempenho do seu negócio para saber se os seus recursos financeiros estão sendo utilizados da maneira correta, ou se o seu cliente está satisfeito com o produto ou serviço que está sendo oferecido pela empresa.

Visando mensurar o desempenho da empresa através das diversas perspectivas que agregam valor as empresas, o Balanced Scorecard – BSC é uma ferramenta completa, capaz de avaliar o desempenho geral da empresa, pois destina um rumo para cada fator fundamental para o crescimento e sucesso da empresa.

        De acordo com Kaplan e Norton (1997) Apud Silva (2016), o Balanced Scorecard visa mensurar a estratégia em exercício baseado em quatro perspectivas: financeira; cliente; processos internos; aprendizagem. Dentre vários objetivos que a ferramenta propõe, um destes é dissipar a estratégia em toda a organização, visando traduzir sua forma estratégica através do mapa de causa e efeito e dos indicadores de desempenho, no qual cada empresa adapta de acordo com sua segmentação e características próprias.

        Para implementar o BSC, em uma pequena empresa, primeiramente, ela precisa ter sua missão visão e valores bem estruturados, para poderem avaliar o desempenho de suas metas através do BSC, pois o BSC pode ser empregado na avaliação do desempenho de decisões, de departamentos e de estratégias, além de oferecer contribuição no processo definir cenários futuros.

De acordo com Ferreira (2009), a ênfase estratégica do BSC faz com que esta ferramenta seja utilizada para captar a atenção dos colaboradores aos aspetos críticos para o sucesso organizacional. O que implica considerar as medidas de natureza financeira e medidas de natureza não financeira. A utilização destes dois tipos de medidas contribui para um equilíbrio entre resultados e medidas de processos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (283.6 Kb)   docx (152.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com