TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vivencia Lalubema

Por:   •  19/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.432 Palavras (10 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

VIVÊNCIA EMPRESARIAL

  1. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Equipe:

        

Ana Carolina

Guilherme Felipe

Guilherme Augusto

Peryclez Michell

Thiago Pinheiro

Belo Horizonte

Maio/2015

  1. [pic 2]

Equipe:

Ana Carolina

Guilherme Felipe

Guilherme Augusto

Peryclez Michell

Thiago Pinheiro

  1. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
  1. Trabalho vivência empresarial orientado pelo professor Mauro Henriques, como requisito parcial à obtenção de créditos na disciplina.

Belo Horizonte

Maio/2014

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO
  1. HISTÓRICO DA EMPRESA
  1. DIAGNÓSTICO REALIZADO NA EMPRESA
  2. RECOMENDAÇÕES E PROPOSTAS
  3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
  4. REFERÊNCIAS
  5. APÊNDICES
  6. ANEXOS

1 – Introdução

Gestão Estratégica é uma forma de acrescentar novos elementos de reflexão e ação sistemática e continuada, a fim de avaliar a situação, elaborar projetos de mudanças estratégicas e acompanhar e gerenciar os passos de implementação. Como o próprio nome diz, é uma forma de gerir toda uma organização, com foco em ações estratégicas em todas as áreas. (Campos, 2009).

Para o Serviço Brasileiro de Apoio as Micros e Pequenas Empresas (SEBRAE, 2015), o planejamento estratégico é uma grande oportunidade para elaborar, rever ou desenvolver a leitura da realidade de uma organização, onde leitura deverá ser crítica, coerente, completa, inteira, sistemática e compreensível, devendo ainda gerar confiança, segurança e clareza ao  papel que a empresa quer assumir.        

Considerando-se que a empresa está inserida em um sistema mais amplo e é influenciada pelo entorno do qual faz parte, pois é afetada pelas transformações do entorno e contribui também pelo processo de transformação deste entorno, após analisar o ambiente interno, a liderança e componentes da empresa, dentro de um processo de planejamento estratégico, deverá proceder à análise do seu ambiente externo (SEBRAE, 2015).

O trabalho visa estabelecer um diagnóstico na empresa Lalubema através de entrevistas e questionários para desenvolver uma leitura da realidade decorrente na organização. Problemas previamente identificados serão estudados e para eles será elaborado um planejamento estratégico com o objetivo de prover um processo de melhoria contínua e extrair o máximo de produtividade e efetividade dos colaboradores, que vão desde reformulações nas relações de trabalho, passando por planos de cargos e salários, alta rotatividade de funcionários até a criação de uma visão para a empresa.

Para isso, é preciso observar o seu macro-entorno, constituído dos aspectos econômicos, sociais, políticos, legais, ecológicos, tecnológicos e culturais, bem como o entorno da empresa, que são aspectos externos que influenciam o seu comportamento, composto por clientes, competidores e fornecedores. (SEBRAE 2015)

O trabalho está estruturado com introdução onde é detalhado o tema tendo como base referencias de autores competentes, seguido do histórico da empresa onde pretende-se trazer informações como fundação, nicho de mercado e estrutura organizacional para o conhecimento do leitor. Após, será elaborado um diagnóstico na empresa onde se pretende identificar problemas relacionados à gestão estratégica através de entrevista e um questionário respondido por colaboradores. Os dados desta pesquisa serão tabulados e através dos resultados serão elaboradas algumas propostas de intervenção para que tais problemas sejam sanados. Por fim, o trabalho conta com uma conclusão onde contarão as considerações finais oriundas do aprendizado adquirido com a realização deste trabalho.

  1. – Histórico da Empresa

A Lalubema foi fundada no ano de 2010 e iniciou sua trajetória desenvolvendo desafios virtuais através de sua página na internet atuando na área de entretenimento. Atualmente a empresa está inserida no ramo de desenvolvimento de aplicativos. Os produtos são desenvolvidos para atender o público de condomínios e restaurantes que possui os dispositivos (iPhones, iPads, Macs, celulares smartphones em geral) com a tecnologia IOS ou Android.

A empresa ainda encontra-se na fase de inserção nesta nova área de atuação no mercado, pois exerce as atividades de desenvolvimento de aplicativos há pouco mais de três anos e atua em um mercado em processo de crescimento. O objetivo da organização é fazer a diferença no mercado pela humanização da tecnologia, otimização de performances em diversas áreas, multiplicação do conhecimento e, principalmente, pela união de pessoas e tribos.

A sociedade da empresa é formada por profissionais experientes com grandes conhecimentos na área de informática. Os níveis hierárquicos mais altos são constituídos por estes sócios, sendo eles presidente, diretorde marketing e diretor administrativo financeiro.

A estrutura organizacional da empresa é constituída a partir de seus sócios conforme relatado anteriormente, contando com uma equipe de um assistente administrativo, um analista financeiro, seis analistas de desenvolvimento de sistemas, um ilustrador e um redator, que são alocados conforme o organograma apresentado na figura1.

Figura 1: Organograma da empresa Lalubema:

[pic 3]

Fonte: Elaborado pelo autor

2 - Diagnósticos realizados na empresa

Pelo que se pode ver “in loco”, segundo o colaborador responsável, a empresa não possui um plano de cargos e salário nem uma visão definida, atrelada a falta de um planejamento estratégico onde os colaboradores passam despercebidos independentemente de sua capacidade profissional sem que possa ser reconhecidos e recompensados por isso.

A alta rotatividade de funcionários tem sido um desafio para a gerência exigindo esforços exorbitantes para manterem um colaborador motivado e disposto a prestar seus serviços. Tais esforços são, na maioria das vezes, insuficientes para a solução do problema e torna um desperdício de tempo e motivação gasta empenhado nesta ação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (323.9 Kb)   docx (220.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com