TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Weliton - Gestão e Análise de Projetos

Por:   •  6/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 5

7.2. Gestão e Análise de Projetos

Todos vivem dentro de uma realidade formada por sistemas. Ao avaliar essa realidade, cada um interpreta um contexto diferente, pois este é a maneira de cada um visualizar os acontecimentos ao redor, os valores, as idéias etc, ou seja, aplica-se um olhar subjetivo.

Pode-se concordar ou não com o que é visto. Se não concordar, é porque acredita-se que essa realidade poderia ser diferente, deveria ser mudada para melhor, objetivando atender as necessidades e demandadas pelas pessoas. Se acreditar que deve assumir essa responsabilidade com as mudanças necessárias, e ainda, se houver interesse para que elas aconteçam, então há um compromisso com as mudanças, com a construção de uma realidade nova.

Ao assumir esse compromisso, deve-se refletir sobre os porquês dessa realidade, buscar ideias sobre o que deve ser feito, o que seria mais importante para transformar a realidade atual em uma nova e melhor. Pode-se, portanto, pensar de forma isolada ou procurar outras pessoas que tenham também compromisso com as mudanças. Entre todas as possibilidades que possam surgir é preciso escolher uma ideia (ou mais de uma) que seja a mais importante, a que contribua de forma mais direta para construir uma nova realidade. Essa ideia será então a marca fundamental de um plano, programa ou projeto. Assim, é denominada de ideia força.

Desta forma, o mercado pede por produtos e serviços com um diferencial, ai entra a inovação, que é um ingrediente vital para o sucesso dos negócios. (BAXTER, 2011).

Para execução desta ideia necessita-se realizar um planejamento traçando objetivos a serem alcançados, o período e as etapas contempladas. E todo este processo é chamado de gestão de projetos.

(Eric Verzuh, MBA Compacto – Gestão de Projetos, p. 29, 2000) afirma que: “Todo projeto tem um começo e um fim. Todo projeto gera um produto singular. Os resultados dos projetos podem ser tangíveis ou intangíveis; e que se diferenciam das operações permanentes. Os projetos são todo o trabalho que fazemos de uma vez”

Etapas de um projeto

Todo projeto é desenvolvido em cinco etapas: Iniciação, planejamento, execução, controle e conclusão.

A gerência de projetos dos restaurantes McDonald’s, trabalham com o entendimento que todas as áreas são importantes para que se tenha um bom gerenciamento, atuando da seguinte forma:

Gerente do restaurante: responsável por elabora as escalas de funcionários, gerenciar entrevistas para contratações, realizar demissões, organizar pedidos para compras (desde solicitação do pedido, até seu recebimento), cobrir as folgas do gerente de plantão e demais funcionários, solucionar conflitos de relacionamento e organizacional internos da organização.

Gerente de plantão: responsável para abrir e fechar o restaurante, controle sobre abertura, fechamentos e sangria dos caixas, verificar a qualidade e validade dos produtos em estoque.

Coordenador de qualidade: responsável pela cozinha em geral, auxilia na escala de funcionários, verifica as datas dos produtos, responsável pela prevenção e calibragem dos equipamentos.

Organização da empresa origina-se de um processo de desenvolvimento ou de um projeto, que apontará as possíveis alternativas para resolução de problemas gerados no processo (Ex: fabricação) ou nos serviços prestados (Ex: mercado financeiro).

No decorrer do desenvolvimento de um projeto haverá a seleção e combinação de princípios e tecnologias que auxiliaram durante as atividades exercidas (PAHL et al., 2005).

        Importante lembrar que uma organização executora sem qualificação influenciará significativamente no sucesso ou fracasso do empreendimento, isso se deve a falta de seriedade ou competência da gestora do projeto. Dai a importância da tomada de decisão em avaliar e aprovar a realização de um projeto. (MAXIMIANO, 2010).

1. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

Neste primeiro capítulo deverá ser apresentado as pesquisas realizadas em relação as disciplinas de Linguagem e Interpretação de Textos, Contabilidade, Economia, Matemática e Teoria Geral da Administração I, bem como a fundamentação teórica realizada por meio das bibliografias das disciplinas e outras indicadas pelos seus respectivos professores.

1.1. Identificação da Empresa

- Nome da Empresa: Arcos Dourados Comércio de Alimentos Ltda

- Nome Fantasia: McDonald’s

- CNPJ: 42.591.651/0894-54

- Endereço/Localização: Avenida Antônio Paschoal, nº 2140

- Histórico da Empresa: A história de transformação do McDonald’s na maior rede de alimentação rápida do mundo começou em 1937 quando os irmãos Richard (Dick) e Maurice McDonald’s abriram um restaurante no sistema de Drive-In na cidade de Arcádia, na Califórnia. Pouco depois, em 1940, mudaram-se para a cidade de San Bernardinho, também na Califórnia, onde abriram um restaurante McDonald’s. Já em 1954 a história foi marcada quando o vendedor de máquinas de agitar milk-shake, Ray Kroc, ficou fascinado com a popularidade e estilo o restaurante McDonald’s durante uma visita comercial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (105 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com