TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÁREAS DE R.H. (SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL)

Por:   •  27/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.360 Palavras (14 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 14

Introdução

O Projeto Integrador do terceiro semestre da Faculdade Anchieta tem por objetivo, orientar aos alunos em como criar uma consultoria em Recursos Humanos. Identificar através de estudos sobre aplicações orientadas a serviços, as características que podem ser consideradas relevantes na construção do planejamento da empresa. Através das áreas de Recursos Humanos, que são: Planejamento de Recursos Humanos: É o planejamento estratégico feito pela organização antes de contratar um novo colaborador. Necessita de conhecimento de mercado e das técnicas de trabalho; Recrutamento e Seleção: Consiste nos métodos utilizados para atrair candidatos para as vagas específicas. Pode ser feito no próprio ambiente empresarial e antecede a fase de Seleção, na qual é escolhido o melhor candidato para a vaga; Integração dos Recursos Humanos: É  a integração do funcionário na sua função ou o momento em que lhe é apresentada sua carreira;
Análise e Descrição de Funções: É a analise feita pelo departamento de pessoas que identifica: O que o funcionários faz. Como é que o funcionário executa as tarefas? Por que? Que capacidades são necessárias? Avaliação de Desempenho:
Esta etapa consiste na  avaliação do funcionário na função que ocupa, suportada na análise objetiva do seu comportamento e comunicação ao mesmo do resultado da avaliação; Remuneração, Incentivos e Benefícios: Esta área é responsável por determinar os salários, incentivos ou benefícios que serão aplicados a cada função. Depende Avaliação de funções; Imposições legais, negociação coletiva e mercado de trabalho; Higiene e Segurança no Trabalho: Por higiene do trabalho entende-se o conjunto de normas e procedimentos que visam à proteção da integridade física e menta do trabalhador. A segurança no trabalho é, por seu lado, o conjunto de medidas técnicas destinadas a prevenir acidentes; Formação Profissional e Desenvolvimento Pessoal: É a área que se preocupa em aumentar o nível de conhecimentos e a capacidade de resposta às mudanças no ambiente exterior à
organização. É composta de quatro fases: Diagnóstico da situação, Programação, implementação e Avaliação; Controle e Auditoria de Recursos Humanos: A auditoria de recursos humanos é uma forma de avaliar a gestão de pessoas na organização e pode ser efetuada através de questionários, entrevistas e estatísticas de pessoal.  Ex: pesquisa de clima.

O trabalho a seguir falara a respeito de Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) que serve para colher, processar, armazenar dados e informações que são utilizadas na estrutura decisória da empresa. Dá suporte para o controle e operações através de informações passadas, presentes e futuras.  

A SIG’S SOLUTIONS especializada em consultoria em Sistemas de Informações apresenta soluções e informações para as empresas, envolvendo a presença de computadores ou redes de computadores, além de programas específicos para processar dados e informações.

Trabalho será totalmente teórico, sem implantações. Sendo baseado em fontes bibliográficas, sites e artigos da área de Recursos Humanos e Sistemas de Informações Gerenciais.

1 - Conceituação Teórica 

Os Recursos Humanos é um setor estratégico dentro de cada organização. Alguns anos atrás ele era utilizado apenas para contratar, demitir pessoas e cuidar que seus salários e benefícios fossem pagos corretamente. Atualmente esta visão mudou, pois, o departamento ficou responsável pela equipe de trabalho da organização, cabe a ele se certificar que todos os colaboradores trabalhem em condições adequadas em seus ambientes de trabalho, identificar onde cada pessoa pode se desempenhar melhor e qual a remuneração adequada.

1.1- Áreas de Recursos Humanos 

O Departamento de Recursos Humanos tem como objetivo, desenvolver técnicas e instrumentos que atraiam, mantenha e desenvolva as habilidades dos colaboradores. Para Gurevich[1]. O melhor caminho para o desenvolvimento é identificar os talentos, investir neles, desenvolvê-los e aperfeiçoá-los até se transformarem em pontos fortes. E, paralelamente, devem-se trabalhar as limitações que, eventualmente, possam prejudicar a performace do colaborador.

Deste modo a organização contará com colaboradores mais preparados para desenvolver tarefas que supram suas necessidades.

Os Recursos Humanos são subdivididos em nove áreas, são elas: Planejamento de recursos humanos; recrutamento e seleção; integração dos recursos humanos; análise e descrição de funções; avaliação de desempenho; remunerações e incentivos; higiene e segurança no trabalho; formação profissional e desenvolvimento pessoal; análise, controle e auditoria de recursos humanos.

1.1.1   Planejamento de Recursos Humanos 

O Planejamento de Recursos Humanos consiste em determinar aquilo que deve ser feito para conseguir os colaboradores necessários para satisfazer as necessidades da organização. Para um bom Planejamento é necessário o conhecimento preciso da natureza dos objetivos da organização; conhecimento do mercado de trabalho e das disponibilidades internas; domínio de técnicas de planejamento.

1.1.2   Recrutamento e Seleção 

Recrutamento: corresponde a um conjunto de técnicas e métodos destinados a atrair candidatos capazes de ocupar determinados cargos ou desenvolver determinadas tarefas na organização. O recrutamento pode fazer-se no interior da organização (recrutamento interno) ou no exterior da organização (recrutamento externo). Seleção: É a fase que se segue ao recrutamento e corresponde à escolha das pessoas conforme as necessidades da organização e as aspirações das próprias pessoas. Pode-se dizer que a seleção corresponde à comparação entre os perfis dos candidatos e as exigências do cargo ou função. 

1.1.3   Integração dos Recursos Humanos

Decidida à seleção dos novos funcionários, segue-se a sua integração na organização. Cada funcionário fica com determinada função e é integrado numa carreira. Os Recursos Humanos intervira na integração dos novos funcionarios com a empresa, incentivando a comunicação.

1.1.4   Análise e Descrição de Funções 

A análise de funções consiste na investigação sistemática das tarefas, obrigações e responsabilidades de uma função e dos conhecimentos, capacidades e experiência de que uma pessoa necessita para desempenhar as funções de forma adequada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (416.3 Kb)   docx (890.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com