TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA E RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL

Por:   •  29/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 4

ÉTICA E RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL

  • Código de conduta ética: relações sustentáveis com acionistas, público interno, colaboradores, clientes, fornecedores, meio ambiente e etc. Produz o bem coletivo

  • Valores éticos universais: justiça, honestidade, liberdade, igualdade, paz, compaixão, solidariedade, respeito à vida, respeito ao indivíduo
  • Moral: regras comportamentais validadas pelo grupo ao longo do tempo. código de conduta ética

 

  • Moralidade: materialização das regras, um ator afeta outros com suas ações e decisões (ex: recompensar pelo mérito, conceder PLR duas vezes ao ano, evitar o desperdício)

  • Amoralidade: quando não existe regra prévia e ninguém é atingido (ex: trabalhar de bermudão, reconhecer desempenho com diploma de mérito, namorar com colegas de trabalho)

  • Imoralidade: ato contrário à regra moral adotada(ex: discriminar empregados, premiar uma pessoa individualmente, receber presentes de fornecedores)

        

Problema ético        

- Reflexões teóricas sobre problemas morais

- Define o que é o bem para a coletividade

- Genéricos: ex as pessoas são iguais perante as regras

- Atingem a comunidade como um todo

Problema moral

- Reflexões práticas - análise de opções práticas / estabelece regras para a prática do bem

- Situações específicas: ex - praticar a igualdade na seleção, recompensas

- Afetam uma ou poucas pessoas

Ex 1:

- Apesar de decidido pelo conselho, a empresa não orienta como devem ser os comportamentos dos empregados com relação aos seus clientes. R: Isso é um problema moral.

- A liderança da equipe não pune, apesar de previsto no código de ética. O empregado está recebendo suborno para diferenciar o tratamento de alguns clientes. Isso é um problema ético, moral ou imoralidade? R: Imoralidade, pois a regra moral estabelecida foi contrariada.

- A empresa não possui um código de ética. Isso é uma imoralidade? É um problema ético, pois a regra não foi criada e, portanto, não foi ferida.

- O código de conduta ética da empresa não permite suborno. Mas há pessoas adotando essa prática, por ordem de chefia. Isso é uma moralidade? R: Imoralidade, tanto da chefia como de quem pratica.

Moral patrimonialista: 1) espaço público = espaço privado; 2) paternalismo /autoritarismo; 3) a política é o negócio da organização; 4) o sucesso depende dos dirigentes; 5) importância da pessoa depende da sua rede de proteção social; 6) comprometimento mercenário - lealdade para quem paga mais; 7) defende e cumpre regras quando elas garantem interesses; 8) subordina os resultados sistêmicos aos objetivos pessoais; 9) duplicidade moral

Ações para reduzir moral patrimonialista: 1) auditoria para denúncias anônimas, 2) garantir punição justa e digna para desvios éticos, 3) avaliar a prática do código de conduta ética, 4) adotar decisões colegiadas, 5) focar em metas e reconhecimento da equipe

Tentação moral: escolha entre certo e errado, pessoa tem consciência. Optar pelo errado promove vantagem de curto prazo ou evita prejuízo. Há sempre envolvido um interesse pessoal ou profissional de quem toma a decisão.

        Ex 1: é certo promover o empregado mais competente e errado promover profissional da minha equipe         menos competente porém indicado pelo chefe. Mas se não obedeço, perco a promoção.

Ex 2: é certo usar o horário de trabalho para realizar atividades do trabalho. É errado usar o tempo e computador da empresa para fazer atividades paralelas. Mas se eu não fizer ficarei impedido de aumentar minha renda familiar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (81 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com