TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Profissional

Por:   •  1/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.452 Palavras (10 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 10

RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL

1.Responsabilidade civil do advogado

Segundo Diniz (2007, p. 279-284) haverá responsabilidade do advogado nos casos de:

  1. erros de direito;
  2. erros de fato;
  3. omissões de providências necessárias para ressalvar os direitos do seu constituinte;
  4. perda de prazo;
  5. desobediência às instruções do constituinte;
  6. pareceres que der, contrários à lei, à jurisprudência e à doutrina;
  7. omissão de conselho;
  8. violação de segredo profissional;
  9. dano causado a terceiro;
  10. pelo fato de não representar o constituinte, para evitar-lhe prejuízo, durante os dez dias seguintes à notificação de sua renúncia ao mandato judicial (CPC, art. 45);
  11. pela circunstância de ter feito publicações desnecessárias sobre alegações forenses ou relativas a causas pendentes;
  12. por ter servido de testemunha nos casos arrolados no art. 7º, XIX, da Lei nº 8.906/94;
  13. por reter ou extraviar autos que se encontravam em seu poder;
  14. pela violação ao disposto no art. 34, XV, XX e XXI da Lei nº 8.906/94;
  15. pela perda da chance de seu constituinte;
  16. pela omissão de informação;
  17. pelo patrocínio infiel[1].

2. Responsabilidade médica e odontológica

“[...] Deve ser entendida como responsabilidade médica não somente a responsabilidade individual do profissional, mas também a dos estabelecimentos hospitalares, casas de saúde, clínicas, associações e sociedades de assistência, pessoas jurídicas, enfim, que, agindo por prepostos em atividade cientemente diluída, procuram amiúde fugir de seus deveres sociais, morais e jurídicos. O defeito ou falha da pessoa jurídica na prestação de serviços médicos independe de culpa, nos termos do art. 14 do Código de Defesa do Consumidor. Apenas a responsabilidade do médico, enquanto profissional liberal individual, continua no campo subjetivo (art. 14, §4º), avaliada de acordo com o art. 186 do Código Civil e seus princípios tradicionais” (VENOSA, 2012, p. 139).

“[...] quando o paciente é atendido por um convênio ou uma entidade de assistência médica, respondem essas pessoas jurídicas objetivamente, mesmo que o lesado não prove culpa, nos termos da lei protetiva do consumidor. Desse modo, sempre será mais conveniente ao ofendido acionar diretamente essas empresas de medicina pré-paga. [...]” (VENOSA, 2012, p. 146).

  1. Fundamento legal: sobre a responsabilidade médica merecem destaque os artigos 948 a 951 do Código Civil de 2002. Súmulas 490 e 493 do STF.
  2. Prazo prescricional: sobre a polêmica do prazo prescricional para propositura da ação que vise a reparação civil por erro médico, diz Venosa (2012, p. 142):

Note que o prazo para a propositura de ação por responsabilidade civil no Código Civil vigente é de três anos (art. 206, §3º, V). No entanto, o Código de Defesa do Consumidor estabelece a prescrição em cinco anos para a pretensão à reparação pelos danos causados por fato do produto ou do serviço (art. 27). Isso permite concluir que se o médico ou assemelhado é acionado com base no CDC, mormente por falha no serviço prestado, será esse o prazo para a propositura da ação. Há muita inconveniência nessa dualidade de prazos e a jurisprudência ainda vacila.

  1. Espécie de responsabilidade:

Observe que o estatuto do consumidor manteve a responsabilidade subjetiva dos profissionais liberais, aquela depende da apuração de culpa, entre os quais se incluem os médicos e odontólogos (art. 14, §4º). Os enfermeiros também se incluirão no dispositivo dependendo da relação existente com o paciente no caso concreto. Esse texto legal enfatiza quanto à “responsabilidade pessoal dos profissionais liberais”. Assim, quando se trata de responsabilidade de pessoas jurídicas ligadas à área médica, não importando o seu porte, o dispositivo não se aplica, embora falar-se de responsabilidade objetiva em obrigações de meio, como é o grande caudal da atividade médica, seja algo complexo e nem sempre aplicável (VENOSA, 2012, p. 142).

  1. Responsabilidade pré e pós-contratual:

O médico assume a responsabilidade desde o diagnóstico clínico ou laboratorial, pois de início decorrerão consequências para o paciente. A identificação errada da moléstia ou a medicação inadequada pode causar danos irreversíveis. Os deveres do médico não se resumem ao diagnóstico e a prescrição de medicamentos, mas estende-se mesmo depois da cura do paciente, quando este necessitar de monitoramento (VENOSA, 2012, p. 142).

  1. Responsabilidade do médico servidor público: “[...] O médico que atua como funcionário público, causando dano a paciente, deve ser absorvido pela responsabilidade objetiva do art. 37, §6º, da Constituição” (VENOSA, 2012, p. 144). “[...] Na responsabilidade civil do Estado, em matéria de atendimento médico, o que está em jogo é a chamada falta do serviço público causadora de dano ao particular, e não a responsabilidade de um agente público em particular” (VENOSA, 2012, p. 145).

  1. Extensão de atribuição da responsabilidade: “Em relação ao paciente, todos os membros da equipe médica (normalmente cirúrgica) são igualmente responsáveis pelo erro médico que possa acontecer” (VENOSA, 2012, p. 146).
  2. Pacientes que se recusam a receber transfusão sanguínea:

É delicada a situação do paciente que se recusa a receber transfusão de sangue por convicção religiosa. O médico deve pedir, se possível, autorização judicial ou respeitar a vontade do paciente e seus familiares, se não houver risco iminente. Deverá efetuar imediatamente a transfusão se houver real perigo de morte para o paciente, independentemente de autorização judicial ou dos responsáveis. Essa é a posição dos tribunais que se harmoniza com o Código de Ética (Tepedino, in Alvim et al.; 2003: 296). Quando exercíamos a judicatura em comarcas do interior, tomamos sempre o cuidado de orientar os médicos locais e sempre autorizamos a transfusão nos riscos efetivos de periclitação de vida, mormente em crianças, inclusive com nossa presença física no hospital, em companhia do representante do Ministério Público, se possível assumindo a responsabilidade pelo Estado, pois o fardo é muito grande para a decisão dos médicos. Não há valor maior do que a preservação da vida humana, não importando credo, crença ou religião (VENOSA, 2012, p. 148).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (230.2 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com