TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA NO TRABALHO: RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL

Por:   •  30/3/2019  •  Artigo  •  6.341 Palavras (26 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 26

,ÉTICA NO TRABALHO: RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL

Rosa Christina da Silva Barata[1] 

Fernando Antonio da Silva Fernandes [2]

Valtuir Soares Filho [3] 

RESUMO

Este artigo tem como finalidade fazer uma abordagem sobre assuntos referentes à Ética no trabalho, através da pesquisa bibliográfica. Nesta pesquisa buscou-se desenvolver um estudo da Ética e sua relação com o trabalho. Buscou-se ainda confrontar a ética na profissão e no desenvolvimento do trabalho. Nesse sentido, desmitificou-se o código de ética e apresentou sua importância para a empresa, demonstrando de forma sistêmica sua relação com as áreas de Finanças, de Gestão de Pessoas e a Contabilidade. O estudo buscou a partir de uma visão holística a importância da Ética e da responsabilidade social e empresarial frente aos stakeholders (partes interessadas perante ao ambiente cada vez mais competitivo no as organizações estão vivenciando.    

Palavras-chave: Ética, trabalho, valores, moral.

ABSTRACT

This article is such as ready to serious question is related to Ética no trabalho, via da pesquisa bibliográfica. This study buscou-se a desenvolver um estudo da Ética e sua relação com o trabalho. Buscou-se ainda confrontar com uma ética na profissão e no desenvolvimento do trabalho. Nesse sentido, desmitiu-se o código de ética e apresentou sua importância para uma empresa, demonstrando de forma sistemática sua relação com as áreas de Finanças, de Gestão de Pessoas e de Contabilidade. O ensino buscado é uma visão holística da importância da ética e da responsabilidade social e empresarial para os stakeholders (partes de suas faculdades mais competitivas).

Keyword: Ethics, work, values, moral

INTRODUÇÃO

A ética é um tema de grande relevância para a compreensão do funcionamento das empresas em sua forma estrutural sendo ela a responsável pelas diversas relações estabelecidas entre os profissionais.

Segundo Trainini (2014) “a ética é ainda, um tema muito abordado pelos meios de comunicação que possibilitou uma reflexão nos profissionais e na sociedade. Atualmente a mídia vem dando muita ênfase ao tema “ética” isso tem provocado uma reflexão nos profissionais e na sociedade” (TRAININI, 2014). E segundo o autor, esta reflexão faz surgir uma pergunta: será que sabemos o que é ética?

Toda profissão possui leis que são preparadas com o objetivo de proteger a categoria, os profissionais e as pessoas que necessitam do seu serviço. O comportamento ético do profissional, porém, vai além das leis, normas e regulamentos (BASÍLIO et al., 2014). Desde modo, o objetivo dessa investigação é verificar como as pessoas realmente agem eticamente dentro do contexto institucional.

A humanidade se encontra em um momento de grande desenvolvimento técnico e tecnológico nunca visto antes na História da Humanidade. Esse desenvolvimento conserva traços de um impulso autodestrutivo que se traveste em ignorância, intolerância e ódio, distanciando-nos de um ideal de desenvolvimento humano que acompanhe o ritmo em que se desenvolve as inovações tecnológicas. Com isso, as pessoas deixam de vivenciar e dar importância as coisas fundamentais, que as vezes pares insignificantes, mas que no final faz todo um diferencial (TRAININI, 2014).

Por exercermos muitos papeis na sociedade torna-se muito difícil não errar em nossa conduta moral e ética. Desse modo, é importante buscar a conduta de um bom convívio não só para si, mas também para a sociedade como um todo (TRAININI, 2014).

Hoje em dia, torna-se cada vez mais difícil o convívio entre as pessoas dentro da vida profissional. O capitalismo competitivo possibilitou que grande parte das pessoas atuem de forma antiética, em benefício próprio ou de quem a contrata. Surge aí a pergunta: será que esta é a maneira mais correta de ser um profissional, agindo de forma moralmente errada, tentando derrubar os chefes, colegas, concorrentes em muitas oportunidades usando até meios ilegais para obter o fim desejado? É neste contexto que se insere a disciplina da ética e responsabilidade profissional (TRAININI, 2014).

Na contramão desse pensamento capitalista competitivo entra em nossa vida, futuros administradores que passam a visão de como se ter uma conduta profissional adequada, ou seja, ser um profissional idônea. O profissional que toda empresa busca, sem vícios de conduta, um profissional adequado e eficiente.

Nesta pesquisa buscou-se desenvolver um estudo da ética e sua relação com o trabalho, confrontando a ética no trabalho e na profissão, desmistificando o código de ética e sua importância para a empresa, demonstrado de forma sistêmica sua relação com as áreas Gestão de |Pessoa e Contabilidade.

Realizou-se uma pesquisa essencialmente bibliográfica onde identificamos os atributos necessários para organização e mudança da postura das empresas em uma relação em direção socialmente responsável.


CONCEITO DE ÉTICA

Segundo a definição do Dicionário de Filosofia Nicola Abbagnamo a Ética seria:

“Em geral, ciência da conduta. Existem duas concepções fundamentais dessa ciência: 1- a que a considera como ciência do /zm para o qual a conduta dos homens deve ser orientada e dos meios para atingir tal fim, deduzindo tanto o fim quanto os meios da natureza do homem; 2- a que a considera como a ciência do móvel da conduta humana e procura determinar tal móvel com vistas a dirigir ou disciplinar essa conduta. Essas duas concepções, que se entremesclaram de várias maneiras na Antigüidade e no mundo moderno, são profundamente diferentes e falam duas línguas diversas. A primeira fala a língua do ideal para o qual o homem se dirige por sua natureza e, por conseguinte, da "natureza", "essência" ou "substância" do homem. Já a segunda fala dos "motivos" ou "causas" da conduta humana, ou das "forças" que a determinam, pretendendo ater-se ao conhecimento dos fatos.”[1]

Mattos citado por Azevedo define a Ética como:

sendo um conjunto de regras e preceitos que serve como base para a construção de um sujeito com bom caráter. Acrescenta ainda, que o ser humano é por natureza um ser ético, uma vez que é capaz de distinguir o bem e o mal e pode optar por fazer o bem em detrimento do mal. Logo, ele é responsável pela moralidade de seus atos.” [2]

Ainda em Motta citado por Vieira:

“A ética baseia-se em uma filosofia de valores compatíveis com a natureza e o fim de todo ser humano, por isso, “o agir” da pessoa humana está condicionado a duas premissas consideradas básicas pela Ética: “o que é”o homem e “para que vive”, logo toda capacitação científica ou técnica precisa estar em conexão com os princípios essenciais da Ética.”[3] 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.4 Kb)   pdf (366.6 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com