TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA EMPRESARIAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Por:   •  22/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.438 Palavras (14 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 14

UNIGRENDAL PREMIUM CORPORATE

MESTRADO INTERNACIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

MÓDULO: RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

PROFESSORA: Drª LAURA CALDAS

PRISCILA SANTANA

SORAYA TABOSA

ÉTICA EMPRESARIAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Recife , PE

2018

PRISCILA SANTANA

SORAYA TABOSA

ÉTICA EMPRESARIAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Avaliação Final, referente a: Ética Empresarial e Responsabilidade Social, solicitado pela Professora, Drª Laura Caldas, como parte das exigências do módulo de Responsabilidade Social Empresarial, da turma de Mestrado em Administração da UNIGRENDAL PREMIUM CORPORATE – Polo Alpha Recife.

Recife , PE

2018

  1. INTRODUÇÃO

        A evolução do comportamento nas relações humanas, resultante, entre outras coisas, do aprimoramento do pensamento liberal passou a dar importância e, mais do que isso, prioridade ao respeito à dignidade humana e isto passa pelo conceito da  moral e ética. Segundo o dicionário Aurélio, podemos definir a moral  como o conjunto de preceitos ou regras que governam as ações dos indivíduos, segundo a justiça e equidade natural e ética é o seguimento da filosofia que se dedica a análise das razões que ocasionam, alteram ou orientam a maneira de agir do ser humano ou seja o primeiro define a maneira e o segundo a razão.

        Desde o inicio dos tempos a ética rege as relações humanas, tendo esse agir com ética, a tomada de decisão de bem comum e/ou que não interfira no bem estar de outro, ainda que atualmente com as relações humanas com o capital, resulta involuntariamente em diferenças sociais.

        O conceito tem origem na Grécia Antiga, como o agir em comunidade, sendo uma normativa desse comportamento, evolui no sentido moral (a pratica do comportamento ético).

            Percebemos que há diferentes éticas por região, por tempos e movimentos, e o que o ético de um local, pode ser diferente de outro e no contexto empresarial estar atendo a essas diferenças é extremamente importante para um bom progresso empresarial, desde do planejamento estratégico até a operação em si.

           As relações das organizações com a sociedade gera uma obrigação, uma devolução do benefício recebido, a responsabilidade social, uma forma de consciência de sua interferência que a todo tempo eleva o questionamento da performance de sua marca perante a todos os grupos de interesse.

        A seguir, vamos pontuar mais a fundo sobre a Ética Empresarial e Responsabilidade Social.

  1. ÉTICA EMPRESARIAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL.

       

          Antes de pontuarmos sobre a ética empresarial e responsabilidade social, precisamos entender o que é ética.

           Então vamos ao assunto:

          Quando falamos de ética, temos que primeiramente entender que, o agir ético, é uma decisão exclusivamente humana. Pois só nós seres humanos somos racionais, ou seja, usamos o raciocínio para tomar determinadas decisões.

       Diferente dos animais, nós temos escolhas!

       E quando falamos de ética, precisamos entender, que ética, pressupõe liberdade, vontade e responsabilidade. Nós que decidimos se vamos agir de determinada forma ou não. Somos responsáveis por nossas decisões. Isso significa que agir eticamente é um exercício consciente de escolha permanente.

       O conceito “ética”, tem origem grega, da palavra ethos, que significa, modo de ser e representa as característica de um grupo. Portanto, representa a forma de agir de um coletivo, em relação a sua cultura e ao seu comportamento nesta sociedade. O conceito de ética, porém, evolui na história, podendo ser considerada caráter ou conjunto de princípios e valores morais que norteiam a conduta humana na sociedade.

         Para Miguel Reale, por exemplo, “Ética é a ciência normativa dos comportamentos humanos” (REALE, 1999) .

         Segundo CHAUI (2005, p.307), “Ética é o conjunto de costumes instituídos por uma sociedade para formar, regular e controlar a conduta de seus membros”.

           Ou seja, ela estuda os fenômenos morais, as morais históricas de uma sociedade, códigos de normas e as condutas que regem determinada sociedade.  A ética de uma sociedade tem a sua fundamentação nas ações transmitidas de geração em geração.

        Sendo reflexo dessa evolução, causado por mudanças no contexto histórico, acompanhando a capacidade de reflexão deste costume validado pela sociedade por uma via religiosa ou não, a ética possui mecanismos socioambientais para disseminar novos conceitos e assim "construir a ética".

        Esse comportamento de "bem comum" de relacionamento da sociedade, associa-se e evolui com a moral, sendo a faculdade da prática desse comportamento, dependendo diretamente da referência da ética que se pratica, uma vez que, o moral de um indivíduo é diferente de outro, media o convívio, depende do conceito ético individual e reflete a época do exercício desta.

        Segundo ARANHA (2003, p.301) "A moral é o conjunto de das regras de conduta admitidas em determinada época, ou por um grupo de pessoas"

  1. ÉTICA EMPRESARIAL

“A ética empresarial é o comportamento da empresa – entidade lucrativa – quando ela age de conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade” (...) (MOREIRA, 1999, p.28).

“Assim, a referência à ética empresarial ou a ética dos negócios, significa estudar e tornar inteligível a moral vigente nas empresas capitalistas contemporâneas e, em particular, a moral predominante em empresas de uma nacionalidade especifica.” ( SROUR, 2000, p.30).

          A ética no âmbito empresarial possibilita:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (195.5 Kb)   docx (146.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com