TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e Deontologia nas Relações Públicas

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.376 Palavras (18 Páginas)  •  1.211 Visualizações

Página 1 de 18

Introdução

No presente trabalho falaremos sobre A Ética e Deontologia nas Relações Públicas.

A palavra Ética vem do grego “ethos” e significa aquilo que pertence ao “bom costume e Deontologia do grego deon “dever, obrigação” + logos, “ciência.

Abordaremos sobre a relação existente entre a ética e o profissional de relações públicas, bem como a aplicação da ética no exercício da actividade laboral.

Poderemos ver que ética não é opcional, mas sim uma necessidade visto ser impossível viver sem regras.

Poucos campos profissionais conseguem provocar tanto o debate ético como no caso das relações públicas. A profissão de assessor de comunicação e de relações públicas tem-se centrado, cada vez mais, em estratégias comunicacionais que provoquem o desenvolvimento de relações fortes, a construção de consensos e o posicionamento de responsabilidade social corporativa.

No entanto, o comportamento não ético dos profissionais de relações públicas continua sob ataque, daí que a atenção dada à ética das relações públicas tenha vindo a tomar um lugar central tanto no debate acadêmico como profissional, enquanto componente chave para aumentar o grau de profissionalismo neste campo de actividade.

É a partir deste contexto que se pretende perspectivar a ética aplicada às relações públicas.

Problemática da pesquisa:

Como o profissional de relações públicas pode ser mais ético no exercício da sua função?

 

Hipóteses:

Se o objectivo da ética é fazer bem as coisas, então o profissional de relações públicas deve ter em conta que o público espera ouvir a verdade e nada mais que isso.

Se a relação entre ética e relações públicas tem sido fonte de conflito, defendemos que praticar a ética é a chave para se pôr fim ao mesmo.

Objectivos:

Geral – Compreender a relação existente entre a ética e as Relações Públicas

Específico – Analisar como os princípios éticos podem ser aplicados na prática;

                  Falar sobre a Importância da Ética Profissional;

 

Metodologia de Pesquisa

Baseamo-nos essencialmente em pesquisa teórica bibliográfica, recorremos a materiais como livros, revistas, sites de internet bem como manuais de especialistas na matéria.

Conceito de Ética e Deontologia Profissional

Antes de começarmos a falar da ética e deontologia profissional aplicada nas Relações Públicas (RP), é imperioso conceituar os termos, dizer que a palavra  Ética vem do grego “ethos” e significa  aquilo que pertence ao “bom costume”, “costume superior”, ou “portador de caráter”. Princípios universais, acções que acreditamos e não mudam independentemente do lugar onde estamos. A ética é um ramo da filosofia que estuda aquilo que é considerado correto e adequado, o de saber como devemos viver.

Já referente à ética profissional podemos dizer que, não é mais do que a aplicação da ética ao exercício de uma profissão, ou ainda podemos defini-la como o conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de uma determinada profissão. Associada à Ética Profissional surge a Deontologia Profissional.

Os princípios éticos são diretrizes pelas quais o homem, enquanto ser racional e livre, rege o seu comportamento. O que significa que a ética apresenta, em simultâneo, uma dimensão teórica (estuda o "bem" e o "mal") e uma dimensão prática (diz respeito ao que se deve fazer). Ajuda o indivíduo a explicar as razões das suas ações e a assumir as respectivas consequências.

A palavra Deontologia do grego deon “dever, obrigação” + logos, “ciência”, na filosofia moral contemporânea, é uma das teorias normativas, segundo a qual as escolhas são moralmente necessárias, proibidas ou permitidas. Deontologia, termo criado por Jeromy Bentham para designar a ciência da moralidade; o ápice das ciências deontológicas seria então a Ética.

Já a Deontologia Profissional é o conjunto de regras éticas e jurídica pelas quais um determinado profissional deve pautar o seu comportamento. A deontologia de uma determinada profissão inclui, assim, as regras éticas e jurídicas, no caso dos profissionais, existe uma preocupação do legislador em regulamento destes profissionais através da lei.

O objetivo da deontologia é reger os comportamentos dos membros de uma profissão para alcançara excelência no trabalho, tendo em vista o reconhecimento pelos pares, garantir a confiança do público e proteger a reputação da profissão. Trata-se, em concreto, do estudo do conjunto dos deveres profissionais estabelecidos num código específico que, muitas vezes, propõe sanções para os infratores. Melhor dizendo, é um conjunto de deveres, princípios e normas reguladoras dos comportamentos exigíveis aos profissionais, ainda que nem sempre estejam codificados numa regulamentação jurídica. Isto porque alguns conjuntos de normas não têm uma função normativa (presente nos códigos deontológicos), mas apenas reguladora (como, por exemplo, as declarações de princípios e os enunciados de valores).

Neste sentido, a deontologia é uma disciplina da ética especialmente adaptada ao exercício de uma profissão. Em regra, os códigos de deontologia têm por base grandes declarações universais e esforçam-se por traduzir o sentimento ético expresso nestas, adaptando-o às particularidades de cada profissão e de cada país. As regras deontológicas são adoptadas por organizações profissionais, que assume a função de "legisladora" das normas e garante da sua aplicação. Os códigos de ética são dificilmente separáveis da deontologia profissional, pelo que é frequente os termos ética e deontologia serem utilizados como sinónimos, tendo apenas origem etimológica distinta. Muitas vezes utiliza-se mesmo a expressão anglo-saxônica professional ethics para designar a deontologia.

Importância da Ética Profissional

A ética não é uma opção, é uma necessidade, ninguém pode viver sem normativos éticos. A ética profissional funciona como garantia e segurança, sociedade contra determinados abusos por parte dos profissionais. A ética favorece a confiança da sociedade na profissão. A ética favorece um bom ambiente de trabalho. Daí a importância das normas éticas e deontológicas para os profissionais como um código de conduta.

Códigos de conduta

É um acordo explicito entre os membros de um determinado grupo social (uma profissão, uma empresa, uma associação) e visa explicar como aquele grupo pensa e define a sua própria identidade e como se compromete a realizar os seus objectivos particulares de uma forma compatível com os princípios universais da ética. É composto por normas de conduta. A ética profissional favorece um bom ambiente de trabalho. Resumindo, a ética profissional é indispensável a qualquer profissão que se queira digna de confiança pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)   pdf (175.4 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com