TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e relações humanas

Por:   •  19/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade anhanguera de passo fundo

Ética e relações humanas no trabalho

Passo fundo, abril de 2014.

Dissertação Capitulo 3 do Plt 284

Toda empresa deve ser fundamentada em conceitos éticos pois assim terá um Modelo de Gestão correto e forte.

Deve ter seus princípios baseados em conceitos éticos para poderem ter sucesso no que diz respeito a criação de uma cultura que se baseia em verdades, sem dar abertura para meias verdades.

A empresa que se fortalece apenas em tecnologia e marketing e não se atenta em criar e por em prática seus conceitos éticos corre um sério risco de ter sua imagem atrelada a imagem de uma empresa sem ética, que não respeita seus funcionários, fornecedores e clientes.

Portanto a cultura da empresa deve ser baseada em conceitos éticos, pois será um fator de sucesso quando conseguir abranger a todos respeitando e acolhendo as diferenças, criando em todos uma consciência de comportamento adequado.

A filosofia da empresa sendo bem definida e aplicada orienta a todos a terem bom comportamento, mantendo um bom convívio e a boa imagem da empresa perante a sociedade.

É comum vermos funcionários que falam mal das empresas que trabalham e casos de funcionários que adulteram produtos apenas para se vingar e mancham a imagem das empresas.

O modelo de Gestão ética corporativa é formado pelas seguintes dimensões:

- Ser ético

-Ter uma consciência ética

-Ter um comportamento ético

-Competência ética

-Cultura ética

-Responsabilidade social ética

-Humanismo ético

Formulação do modelo de ética corporativa é formado pelas seguintes etapas:

-Diagnose da situação empresarial

-Avaliação situacional preliminar

-Reflexões estratégicas

-Auditoria de cultura e clima organizacional

-Fórum de reflexão estratégica

- Comitê estratégico de ética corporativa

- Oficina de liderança

Devem ser analisados todos os setores da empresa observando a variação da cultura pessoal de todos, para que possa ser feito um modelo de gestão ética que consiga abraçar a todas as diferenças de modo que possa corrigir os desvios comportamentais que possam vir a interferir na ordem da empresa.

A importância do modelo de gestão ética nas organizações

O modelo ético dentro das organizações é importante, pois ele ajuda numa série de fatores que trazem uma melhoria para a empresa, mudando assim muitas vezes a realidade da empresa. Fatores como o bem estar dos funcionários, a satisfação dos clientes, a boa convivência entre os integrantes da empresa, tudo isso é consequência da ética nas organizações.

Para promover a ética é preciso tomar algumas atitudes como: motivação da equipe dos membros da corporação da empresa, integrando-os uns com os outros, reflexões durante o trabalho, que fação com que as atitudes sejam sempre bem pensadas, atitudes como dar poder a todos de escolha ou de participação nas escolhas já está contribuindo para uma escolha mais ética que condiz mais com as vontades da maioria. A liderança deve sempre procurar unir os integrantes da organização para um bem maior o bem da empresa, neste caso.

Toda a empresa necessita ter uma cultura ética, pois a cultura ética é um dos principais fatores para o sucesso ou o fracasso de uma organização, ela proporciona uma conscientização de valores comuns ao grupo, valores que devem ser empregados pelo gestor, valores que façam com que a empresa seja um ambiente amado e de bem estar, isso cria uma identidade que será percebida pelos funcionários e clientes.

Toda a empresa deve ter seus valores bem definidos, e também fundamentados na ética mais acima de tudo eles devem ter uma razão, um fundamento possível de ser alcançado. Devem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com