TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e relações humanas

Por:   •  16/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Administração

Unidade de Ensino: Faculdade Anhanguera – SBC.

 NOME

Cibele Miranda Simão

 RA

3715646093

Atividade Colaborativa

[pic 2]

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso:Administração

Unidade de Ensino: Faculdade Anhanguera Anchieta – SBC

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor Marcia Alexandra Leardine.  

ARTIGO

Ética e Relações Humanas no Trabalho: Escravidão em Pleno Século XXI

Passo 3:

  1. Introdução: Trabalho e escravidão:

O Brasil conseguiu que a escravidão fosse legalmente abolida em maio de 1888, e comemoramos esta data no calendário como feriado internacional, nesta datalembramos o direito do trabalhador, que ficou para o dia  1 de maio.
Mas isso não mudou o serviço escravo, pois ainda enfrentamos problemas de escravidão.
A lei áurea libertou os negros do dominoi dos seus supostos “patrões”, mas o trabalho escravo continuou, mas de forma oculta.Os interesses pessoais e a falta de etica ainda fazem com que o serviço escravo continue paerando sobre nos.

  1. Trabalho escravo no século XXI: agentes causadores.

Este é o mais completo estudo já feito sobre a situação do trabalho escravo contemporâneo no Brasil. Fruto de um esforço conjunto do Escritório da Organização Internacional do Trabalho e de especialistas no tema, “Trabalho Escravo no Brasil do Século XXI” traz à luz a realidade deste crime que ainda envergonha o País. Em 2005 o Diretor Geral da OIT convocou a Aliança Global contra o Trabalho Forçado, cujo objetivo é erradicar todas as formas de trabalho forçado e escravo no mundo até 2015. Com vontade política e comprometimento, este objetivo é possível. Exige, porém, coragem e determinação, além da alocação de recursos suficientes para aprimorar a legislação e sua aplicação, a prevenção e a reinserção das vítimas do trabalho forçado. A luta pela erradicação do trabalho escravo e forçado supõe a articulação de ações em diversas frentes, incluindo uma legislação clara contra esta prática, planos de ação que envolvam os governos, organizações sindicais e de empregadores, assim como outros parceiros sociais, a aplicação rigorosa das leis, o aumento do conhecimento sobre o tema e da conscientização da sociedade, assim como a elaboração e disponibilização de materiais para a sensibilização e o treinamento dos diversos agentes que devem ser mobilizados para a consecução desse objetivo global.O Brasil tem demonstrado uma importante liderança nesta luta global contra o trabalho forçado. Esse fato é hoje reconhecido internacionalmente. O país aparece como a melhor referência internacional, reconhecida pela OIT em seu relatório “Uma Aliança Global contra o Trabalho Forçado”, lançado em maio de 2005. O Plano Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo, adotado em março de 2003, assim como os planos estaduais que a ele se seguiram constituem hoje modelos para iniciativas similares no resto do mundo. O Grupo Móvel de Fiscalização do Trabalho, que com sua atuação heróica conseguiu resgatar da situação de trabalho escravo mais de 22 mil trabalhadores entre 1995 e 2006, é outro exemplo da determinação do país em enfrentar o problema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (143.4 Kb)   docx (325.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com