TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética nos Processos Seletivos

Por:   •  21/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.681 Palavras (7 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 7

Matriz da tarefa individual 1*

Módulo: 2 Atividade em equipe – Tarefa Individual 02

Título: Ética nos processos seletivos.

Aluno: Raphael Thomas Coelho

Disciplina: Recrutamento e seleção Turma: RJ B

Introdução

O processo de recrutamento envolve técnica e precisa ser entendido como um dos mais importantes departamentos de uma organização, uma vez que uma contratação errada ou precipitada pode gerar não só prejuízos como o atraso de projetos.

A ética nos processos seletivos vem sendo cada vez mais estudada para que estes possam ser mais justos e atender a necessidade das organizações e dos candidatos.

Iremos neste trabalho conferir algumas soluções para a falta de ética nos processos seletivos e entender algumas medidas de prevenção para que os processos sejam conduzidos de forma ética.

Soluções para a falta de ética em processos seletivos

No mundo corporativo, e numa visão perfeita do sistema, os processos seletivos tendem a ser bem, planejados, organizados, e dirigidos por profissionais competentes que sabem da necessidade da vaga, da necessidade da organização para com a contratação e principalmente no potencial do candidato em atingir todos estes requisitos. Porém o fato é que existem desvios de avaliação que podem tornar este processo seletivo duvidoso, e pensando que atualmente tanto as organizações e os candidatos tem uma troca muito maior quando se fala na sinergia que os lados participam. Um exemplo para este fato é um profissional que está muito bem preparado para a vaga, este profissional sabe que se capacitou e que de certa maneira tem uma vantagem no processo por ter qualidades tanto técnicas e ou cognitivas avançadas. Este candidato se julgar que existe um favorecimento pelo recrutador a outro candidato por qualquer que seja a razão pode desistir do processo por não acreditar que seja o melhor lugar para desenvolver suas aptidões. E sabemos também que esta falta de ética pode vir do lado do candidato também. Quando o mesmo manipula informações para se adequar aos requisitos da vaga, mesmo quando o mesmo não preenche todas as necessidades apresentadas pelo recrutador.

Existem mecanismos bloqueadores para que isso ocorra, o comprometimento com o processo é um deles. Um profissional de recrutamento e seleção pode sentir que está julgando um candidato por uma ótica pessoal, e se esquecer de que o que está o fazendo julgar daquela maneira é superficial quando se pensa no corporativo. O recrutador precisa exercitar a autocrítica e se avaliar sempre, para que seus dogmas por exemplo não conduzam o julgamento do candidato.

Faissal explicita que o processo de recrutamento envolve o contato do recrutador com o candidato, e que este é marcado por uma séries de fatos, entre eles a percepção que o recrutador pode ter do candidato, sendo esta baseado em características apresentadas durante o processo seletivo.

Quando isto acontece, o selecionador deve imediatamente reagir, tomando consciência do sentimento e buscando afastá-lo. Neste caso, recomenda-se que outro selecionador seja chamado a participar da avaliação e, ambos, troquem seus pareceres e decidam em conjunto.

Com este fragmento de Faissal et al podemos entender claramente como o processo é influenciável, afinal se trata de uma avaliação humana de um humano, onde temos um guia que é a necessidade e os requerimentos da vaga, versus o que os candidatos tem a oferecer e como estes os colocam para os recrutadores, Faissal et aL (2005:38).

Por se tratar de um processo subjetivo, mas muito específico, afinal a avaliação comportamental pode ser prejudicada por um mal dia do candidato/entrevistador, e especifico pois o cargo tem exigências mínimas que envolvem competências que serão julgadas para então se selecionar o candidato que mai se adéqua a vaga disponível, devem sempre se tomar muito cuidado com a equipe avaliadora e condutora do processo de seleção. Existem auditorias em RH, especializadas neste assunto, e que podem avaliar o processo para se ter uma visão real do quando que o departamento está na organização.

Medidas preventivas

Recentemente participei de uma conversa onde um conhecido participou de um grande processo seletivo para engenheiros Jr. Onde aproximadamente 6 engenheiros recém formados estavam disputando 1 vaga numa grande empresa na área de commodities. Um fato que o marcou muito durante o processo seletivo foi quando um dos recrutadores interferiu o professo se recrutamento e disse: O curso de engenharia na UNICAMP é um dos melhores do país nesta área,gostei muito de saber que se formou lá, eles ainda tem aulas de polímeros especiais? Fazendo referencia ao currículo de um dos candidatos em frente a todos os outros. Este conhecido estava certo de que a vaga não seria mais dele. Pois o recrutador de certa forma denotou sua predileção por um candidato por ter a opinião de que aquele engenheiro estivesse mais bem preparado pois havia estudado com o professor João. O fato é que muitas coisas podem interferir o processo de seleção. Deve-se então criar medidas que previnam estes acontecimentos, e que os candidatos sejam tratados com respeito e igualdade pelos os recrutadores.

Pode parecer óbvio, mas o interessante é entender que o processo seletivo é importante e trabalha com pessoas, e que um processo seletivo injusto pode trazer sérias consequências tanto para o recrutador quando para o candidato. Vejamos agora algumas medidas que podem prevenir um processo seletivo antiético:

• Treinamento adequado aos profissionais que realizarão os processos seletivos.

O treinamento é uma ferramenta muito importante para um recrutador, desta forma ele pode se aperfeiçoar e se preparar para conduzir um processo de recrutamento e seleção justo, ético e apropriado. E tendo recebido treinamento, poderá também provavelmente se valer de informações importantes e ter melhor conhecimento do que a organização necessita e preza em seu quadro de funcionários.

• Antes de se anunciar a vaga deve se definir o perfil para a vaga oferecida.

Desta forma o processo é justo com todos que participam uma vez que já é

de conhecimento de todos os requisitos mínimos para se ocupar a vaga.

• Não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com