TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética x Moral

Por:   •  9/4/2016  •  Tese  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  323 Visualizações

Ética x Moral

A Ética e a Moral são definições correlatas, no entanto, diferentes. As duas palavras aparecem corriqueiramente em nosso cotidiano, fazendo com que, muitas vezes, façamos confusão ao pensar que possuem o mesmo sentido. Embasado no pensamento de Robert Henry Srour, doutor em sociologia pela Universidade de São Paulo -- USP e professor dos MBA da FIA (Fundação Instituto de Administração) e da FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuarias e Financeiras), é autor de livros relacionados a ética nas organizações, onde mostra que o senso comum é equivocado. Sua explicação será abordada a seguir de acordo com o que o autor relata em seu trabalho denominado "Ética e Compromisso Público", no qual mostra a diferenciação entre ambos os conceitos, de forma clara e objetiva.

A Ética é uma disciplina teórica que estuda a moral. É abordada cientificamente como uma ciência social que estuda os fatos morais, que englobam agentes sociais, como pessoas, que tomam decisões, cometem ações e fazem escolhas que impactam em outras pessoas. Enquanto Moral é um conjunto de normas. É um código determinado que orienta a conduta de pessoas que pertencem a uma sociedade específica.

Portanto, ética é diferente de moral. Sendo assim, Ética é o estudo da filosofia que busca compreender o que leva as pessoas a tomarem determinadas atitudes, e procura saber o porque tal ato é considerado certo ou errado. Já Moral são as atitudes que você pratica, podendo ser boas ou ruins de acordo com a coletividade em que se está inserido.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com