TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Índices de Prazos Médios

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.518 Palavras (11 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

Módulo: Análise Financeiro-Corporativa Temática: Análise das Demonstrações Contábeis

4º Período Prof. Brígido

1

TÓPICO 10 – Índices de Prazos Médios

I. ORIENTAÇÃO PARA PESQUISA PESSOAL

a) Palavras-chave:

Prazos Médios. Ciclo Operacional. Rotação. etc.

b) Referências Bibliográficas:

 ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e Análise de Balanços - Um enfoque Econômico-Financeiro, 10ª edição, São Paulo: Editora Atlas, 2012.

 BRUNI, Adriano Leal. A Análise Contábil e Financeira. 1ª edição, São Paulo: Editora Atlas, 2010.

 HOJI, Masakasu. Administração Financeira e Orçamentária. 1ª edição, São Paulo: Editora Atlas, 2001.

 MATARAZZO, Dante Carmine. Análise Financeira de Balanços - Abordagem Básica e Gerencial. 7ª edição, São Paulo: Editora Atlas, 2010.

 PADOVEZE, Clóvis Luís & BENEDICTO, Gideon Carvalho de. Análise das Demonstrações Financeiras. 3ª edição, São Paulo: Editora Thomson, 2011.

 SILVA, José Pereira da. Análise Financeira das Empresas. 12ª edição, São Paulo: Editora Atlas, 2013.

c) Leitura Complementar:

 ANÁLISE ECONÔMICA FINANCEIRA: Um Estudo de Caso da Empresa Companhia Siderúrgica Pitangui S/A. Rosilene Ferreira de Lana, disponível em http://sinescontabil.com.br/FINANCEIRA2010.pdf acessado em 10/11/14.

d) Vídeo Recomendado:

 Análise Fundamentalista - Indicadores de Giro. Christian Cayre (19m06s), disponível em https://www.youtube.com/watch?v=uovoErg_Rqw

II. INDICADORES DO CICLO OPERACIONAL - ÍNDICES DE PRAZOS MÉDIOS

Uma empresa, para manter o seu nível de atividades, capta recursos e os investe na produção, com o objetivo de obter lucro. A saúde financeira necessita de uma boa gestão administrativa, em que se conciliem os prazos de pagamento dos financiamentos (Valores do Passivo) com os prazos de resgates dos investimentos (Valores do Ativo).

Para um equilíbrio financeiro, não pode haver financiamento, cujo prazo de pagamento seja de curto prazo, lastreado em investimento, com prazo de resgate a longo prazo.

Em uma análise de balanços, é imprescindível que sejam analisados os prazos médios de recebimentos e pagamentos. Essa configuração de prazos médios leva à análise dos ciclos operacional e de caixa, elementos fundamentais para a determinação de estratégias empresariais, tanto comerciais quanto financeiras, geralmente vitais para o desempenho de uma empresa.

Segundo Bruni (2010, p. 179), “Uma etapa da análise das demonstrações contábeis faz referência ao estudo de medidas da performance de atividades operacionais da empresa, como aquelas relacionadas às compras, vendas, pagamentos e recebimentos. É preciso entender os diferentes prazos recebidos ou concedidos”.

Segundo Assaf Neto (2006, p.195),

Na consecução de suas atividades operacionais, a empresa persegue sistematicamente a produção de bens ou serviços e, consequentemente, vendas e recebimentos. Procura ela, com isso, a obtenção de determinado volume de lucros, os quais possam satisfazer às expectativas de retorno de suas fontes de financiamento.

De acordo com Assaf Neto, “é no desenvolver de todo esse processo que se identifica de maneira normal e repetitiva o ciclo operacional da empresa, o qual pode ser definido como as fases operacionais existentes no interior da empresa, que vão desde a aquisição de materiais para a produção até o recebimento das vendas efetuadas”.

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

Módulo: Análise Financeiro-Corporativa Temática: Análise das Demonstrações Contábeis

4º Período Prof. Brígido

2

2.1. Índices de Prazos Médios

Conforme Matarazzo (2013, p.260), “Os índices de prazos médios não devem ser analisados individualmente, mas sempre em conjunto. Também não é recomendável misturar a análise dos índices de prazos médios com a dos índices econômicos e financeiros”. Ainda segundo o mesmo autor, “A conjugação dos três índices de prazos leva à análise dos ciclos operacional e de caixa, elementos fundamentais para a determinação de estratégias empresariais, tanto comerciais quanto financeiras, geralmente vitais para a determinação do fracasso ou sucesso de uma empresa”.

Basicamente, podem-se retirar três índices de prazos médios a partir do estudo das demonstrações financeiras:

 Prazo médio de recebimento de vendas (PMRV)

 Prazo médio de pagamento de compras (PMPC)

 Prazo médio de estocagem (PMRE).

I. Prazo Médio de Recebimento das Vendas

As políticas de crédito de cada companhia devem ser adequadas ao perfil de sua atividade, já que conceder crédito significa assumir custos e riscos, diferentemente das vendas à vista.

Por outro lado, a concessão de um prazo para o pagamento leva a uma ampliação dos níveis operacionais, além do favorecimento da liquidação dos estoques, aumentando seu giro e permitindo uma ampliação das atividades das empresas prestadoras de serviços.

O indicador de prazo médio de recebimento indica o tempo decorrido, em média, entre a venda de seus produtos e o efetivo ingresso de recursos. O ideal é que o recebimento das vendas se efetue no menor prazo possível.

O volume de investimentos em Duplicatas a Receber é determinado pelo prazo médio de recebimento de vendas. Expressa o tempo decorrido entre a venda e o recebimento.

A empresa vende $ 10 p/dia c/prazo de 30 dias:

DR = PMRV x Vd DR = 30 x 10 DR = $ 300

ou PMRV = DR / Vd PMRV = 300 / 10 PMRV = 30 dias

onde se conclui que Vd = V / 360 (V = Vendas anuais)

portanto, a fórmula fica da seguinte forma:

PMRV

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (79 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com