TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise e Proposta de Acessibilidade

Por:   •  23/1/2019  •  Projeto de pesquisa  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 2

ANÁLISE DE PROPOSTAS PARA ACESSIBILIDADE

Edifício Iracema Uruguai

Rua Uruguai, 468 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

Tem como missão mobilizar a sociedade para uma visão inclusiva através do fortalecimento da pessoa com deficiência e do reconhecimento da diversidade humana.

Acreditamos que a independência da pessoa está na sua capacidade de gerir a própria vida, assumir responsabilidades, tomar decisões e orientar-se por seus desejos.

O CVI-Rio presta serviços na área da deficiência atuando, de modo individual, na orientação e informação das pessoas com deficiência, além de familiares, profissionais, estudantes e demais pessoas interessadas. Atua de modo mais abrangente, na assessoria, consultoria e desenvolvimento de projetos e programas e também na criação de instrumentos e medidas que assegurem ao segmento a defesa de seu direito de plena participação na vida social.

Para mais informações acesse o site: www.cvi-rio.org.br

[pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]

ANÁLISE DE PROPOSTAS PARA ACESSIBILIDADE

Em solicitação da Sr.ª Marina de Souza Calonga - Síndica do Condomínio Iracema Uruguai, foram analisadas as propostas enviadas pela mesma em relação à acessibilidade da portaria de acesso ao edifício, localizado na Rua Uruguai, 468 – Bairro Tijuca, Rio de Janeiro - RJ.

[pic 11] [pic 12]

PROPOSTA RAMPA DOBRÁVEL MULTIRAMPA

 Segundo a Norma Brasileira ABNT 9050 Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, em reformas, a inclinação da rampa acessível, quando esgotada as possibilidades do atendimento da inclinação necessária de 8,33%, não pode ultrapassar 12,5% (Item 6.6.2.2). Logo, uma rampa de 16,4% e 16,6% não atende a Norma de Acessibilidade, sendo necessária a acessibilidade assistida para o trafego de P.C.R.

[pic 13]

Proposta TechFild e ArquiMendes: A análise de acessibilidade é infundada na ausência de documento de viabilidade de obra e informações de projeto.

Esgotando as possibilidades de quebra do piso em razão da cisterna do edifício, sugerimos a utilização de equipamentos eletromecânicos como cadeiras elevador, carro escalador de escadas, cadeira escaladora de escadas, plataformas elevatórias, etc.

 Se o acesso secundário pela garagem for acessível, desprovido de desníveis e de fácil acesso ao elevador, sugerimos que o mesmo seja sinalizado com placas e pictogramas indicando o caminho acessível.

Em tempo, é importante informar que a acessibilidade pode ser identificada como total ou parcial. Ambas devem atender não só a cadeirantes, mas também a pessoas com outras deficiências e mobilidade reduzida. Para que o edifício seja acessível em todos os aspectos, é necessário um laudo de acessibilidade completo feito por empresa especializada, acrescido de projetos complementares ao projeto de rampa.

REFERÊNCIAS

ABNT___NBR 9050:2015 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. 2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (376.2 Kb)   docx (324.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com