TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CENOGRAFIA NOS DESFILES DE MODA

Por:   •  28/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.453 Palavras (6 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 6

A CENOGRAFIA NOS DESFILES DE MODA

A cenografia de desfiles de moda se caracteriza pela interdisciplinaridade, pois se apropria de elementos de áreas como a Arquitetura, o Teatro e as Artes. Através de análise, obteve-se resultados elegendo dois aspectos mais importantes da utilização da cenografia nos desfiles de moda: seu suporte enquanto elemento de composição visual e espacial com a finalidade de ambientar e sua capacidade de ajudar marcas e estilistas na transmissão de conceitos das temáticas escolhidas para suas coleções.

A Cenografia é um dos elementos que compõe os desfiles com grandes repercussões nas semanas  de Moda nacionais.

Para compreendermos a utilização da cenografia nos desfiles de moda, devemos observar sobre a relação dos desfiles com a dinâmica da Moda e como a Cenografia se encaixa neste contexto.

A Cenografia nasceu no teatro, mas sua utilização se expandiu para diversos outros campos dependendo da necessidade de ambientação.

Projetar e dar forma espacial a uma idéia espacial implica uma atividade criativa, com conhecimento de técnicas e materiais disponíveis, além de planejamento.

2. Cenografia e os desfiles de moda

2.1 – Dos desfiles de moda

O desfile é parte da dinâmica comunicativa da Moda. Desde os primeiros desfiles, o objetivo e despertar o desejo de consumo dos produtos ofertados e movimentar negócios.

As peças de roupas e acessórios são compostos em looks únicos para o desfile e depois separados e reorganizados.

Outro fator importante nos desfiles é a organização espacial do evento.

Para a cenografia de um desfile, dois elementos podem ser considerados os mais importantes:

A boca de cena, local previsto para aparecimento dos modelos, para onde todos os olhares ficam voltados e a Passarela, local previsto para apresentação dos looks.

2.2 – Os primeiros desfiles

Costureiros importantes para a história da moda apresentavam suas coleções nas próprias maisons ou em lugares públicos, como pistas de corridas. Jovens eram contratadas para vestirem as coleções e exibi-las em meio a clientes.

Alguns autores ligam a idéia da origem dos desfiles aos ideiais da Revolução Industrial. Os desfiles impulsionaram o desenvolvimento da indústria da moda.

Caroline Evans relata que as apresentações de Poiret e Lucile, dissimulavam com ilusão teatral a natureza comercial da iniciativa. Percebe-se uma relação entre Arte e Moda, nos trabalhos desses primeiros estilistas.

Schiaparelli, estilista italiana que teve o auge de sua carreira nos anos 30 achava que moda e arte deveriam caminhar juntas. Foi a primeira estilista a produzir coleções temáticas.Os desfiles ganharam mais rapidez com as inovações da estilista Mary Quant nos anos 60. Os modelos se apresentavam com rapidez dando aos desfiles ritmo acelerado e produzindo uma atmosfera elétrica.

Em Nova York eram realizados muitos desfiles artísticos com cenários urbanos.

Os desfiles passaram por várias transformações e assumiu novas formas.

A Cenografia está presente como elemento de composição visual e espacial dos desfiles e em muitos casos é um dos destaques nos comentários realizados pela mídia ou público.

3. Alguns aspectos da Cenografia nos Desfiles de Moda

3.1. Características da Cenografia

O papel da cenografia  sempre foi o de colaborar para o entendimento da ideia geral do espetáculo. Todo elemento da cenografia tem uma função ou relação com o espetáculo para o qual está criado.

A cenografia pode ser considerada parte integrante do evento sendo um elemento muito importante, mas que deve ocupar seu lugar, pois sempre contribui com o mais importante.

Características como ambientar e contextualizar são intrínsecas e inseparáveis no conjunto da cenografia. São características concomitantes porque a ambientação é feita através de elementos, formas, cores, materiais que não podem ser desprovidos de significado.

3.1.1. Ambientar

A cenografia é o elemento visual e plástico responsável por criar o ambiente onde acontecerá uma cena ou ação. Através dos elementos que compõem o cenário, podemos identificar lugares aos quais o cenógrafo ou diretor de desfile quer nos transportar.

3.1.2. Contextualizar, transmitir conceitos e emoções

O cenógrafo é responsável por dar visualidade e materialidade espacial ao tema que o estilista quer transmitir com o desfile. As referências utilizadas pelo estilista ajudam o cenógrafo e são muito importantes para que a cenografia atinja o objetivo de transmitir o tema que norteia a coleção da marca.

A cenografia é responsável por criar a linguagem do desfile. Cria o elo de transmissão entre o tema da coleção e o espectador. Essa linguagem é formada através das informações visuais que o cenógrafo cria para toda ambientação do desfile.

3.1.3. Integração com várias áreas – Interdisciplinaridade

Nota-se que nos trabalhos cenográficos dos desfiles de modas usa-se elementos de áreas como o Teatro, as Artes plásticas, a Arquitetura.

Analisando os desfiles como um todo ou a cenografia criada para eles, identifica-se o cruzamento de linguagens e a interdisciplinaridade.

Deve-se salientar que a cenografia realizada para os desfiles tem um envolvimento com o próprio design, pois alguns fatores identificam esse trabalho com essa área.

3.1.3.1 Teatro

A cenografia nasceu no Teatro. Existem algumas relações entre um projeto de cenografia para uma peça teatral e para um desfile de moda.Tanto no teatro quanto nos desfiles, a cenografia se adapta à narrativa que lhe é proposta.

Na cenografia teatral, por ser uma construção de pouca duração, é importante um projeto bem elaborado, a fim de que a cenografia contenha as formas, cores, materiais, texturas adequadas para a fácil transmissão do conceito desejado.

Tanto  para teatro como para os desfiles,  a cenografia como elemento utilizado, circula por um campo e outro, beneficiando a comunicação entre a mensagem a ser transmitida e o espectador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com