TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CIÊNCIA POLÍTICA

Por:   •  14/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 2

ALUNA: THELLMA L. TAVARES

CURSO: ADMINISTRAÇÃO 3º PERIODO

DISCIPLINA: CIÊNCIA POLÍTICA

 

1 – Na sua opinião qual o significado da teoria das Ciência Politicas ou Politica Publica?

Na minha opinião, Ciência Política é a ciência que se dedica a estudar os sistemas e processos políticos em um determinado governo e/ou estado. Sendo uma área que busca a compreensão da estrutura e processos de governo ou de qualquer outro sistema de organização que assegure aos cidadãos justiça, direitos civis e segurança entre outros; bem como faz a análise da distribuição dos poderes dentro do estado.

 2 – Dentro do conceito das Ciências Políticas, como se comportaria o mercado em relação a estratégia, Planejamentos e mecanismo e resultados positivos ou negativos?

Como administradora, entendo que se deve levar em conta as alterações e variações no cenário político dos 3 poderes; pois tais mudanças poderão ter impactos diretos e indiretos no negócio. Posto isto, a elaboração do planejamento estratégico seu acompanhamento e revisão devem se pautar inclusive nesse cenário político. Dadas alterações no cenário político podem afetar os resultados tanto positiva quanto negativamente, cabe ao administrator ter na sua visão de negócio a expertise de prever e minimizar tais oscilações.

3 – Faça um breve relato sobre os Principais critérios da ciência política no Brasil na visão do administrador.

Na gestão de negócios diversas ações do governo trazem impacto direto a empresa e devem ser levadas em conta pelo gestor, por exemplo: Regras tributárias que impõem a tributação sobre o produto/serviço podem sofrer alterações rapidamente, que podem tanto onerar o produto/serviço ou conceder algum benefício/incentivo fiscal; Incentivos via financiamentos fornecidos pelo governo para determinados ramos de atividades que podem alavancar o capital de giro ou equipamento da empresa; Decisões judiciais que nas diversas áreas do direito (trabalhista, empresarial, etc) podem alterar a forma de atuação da empresa.

4 – Qual a relação da Ciência Política e o planejamento estratégico nas empresas privadas e públicas?

O planejamento estratégico é pautado na previsão e estabelecimento de metas para a instituição, seja ela pública ou privada. Dada a grandeza e relevância das decisões governamentais, nos 3 poderes, tais decisões devem ser levadas em conta para elaboração, acompanhamento, revisão e conclusão do planejamento estratégico da entidade, visto que o administrador não pode apenas “olhar para dentro” de sua empresa, e sim abrir o leque de opões e mapear todas as ameaças e oportunidades externas que o cenário político lhe apresenta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com