TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS

Por:   •  3/1/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.918 Palavras (12 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS- ESUDA

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROJETOS E OBRAS

FERNANDA TRINDADE

GIVANILDO OLÍMPIO

JULIANA ALVES

VÍVIAN ALBUQUERQUE

COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS I

A IMPORTÂNCIA DA COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS

NA CONSTRUÇÃO CIVIL

RECIFE

2018

INTRODUÇÃO

Esta pesquisa busca analisar os perfis dos escritórios de arquitetura e engenharia da cidade do Recife e região metropolitana quanto ao uso dos procedimentos de gestão e compatibilização de projetos, embasado também através de pesquisa bibliográfica, apontando os conceitos teóricos, métodos e a pesquisa de campo, identificando quais são as dificuldades e benefícios entre eles. Por isso, esta pesquisa abrange uma análise feita sobre os perfis dos escritórios, elaboração de projetos, funcionários, disciplinas abordadas e projetos complementares, aparecendo então a necessidade da compatibilização dos projetos, esse instrumento busca a análise de todos os projetos (arquitetônico, estrutural, instalações, paisagismo etc.), que venham fazer parte do propósito para a edificação da obra, com o intuito de resolver problemas antes do início da obra, abrangendo a integração e soluções para os diversos setores.

Hoje na indústria da construção civil o desenvolvimento de um projeto de produção passou a ser fundamental, uma vez que nesse mercado de grande competitividade, um bom projeto deve reunir informações que venham atender não só as necessidades técnicas da obra como também aos requisitos estéticos, sociais, funcionais e, principalmente econômicos.

O que é feito na maioria dos escritórios, são projetos elaborados separadamente, e se os profissionais não estiverem engajados aumentam-se as chances de divergências entre os projetos, causando transtornos no decorrer da obra e muitas vezes gerando desperdícios de materiais, levando muitas vezes o extremo de ter que ser demolido da obra algum elemento construído erroneamente.

Os trabalhos desenvolvidos nesta pesquisa estão compreendidos em duas etapas, inicialmente por meio de uma pesquisa de campo onde os escritórios escolhidos pela equipe de pesquisa serão questionados sobre o perfil e os processos de gestão e compatibilização de seus projetos. Em seguida os dados coletados detalhadamente serão analisados objetivando a concepção de um diagnóstico dos modelos de gestão e compatibilização de projetos na atualidade.

1. OBJETIVOS

A pesquisa tem como objetivo principal avaliar o perfil dos escritórios de arquitetura e engenharia do Recife e da Região Metropolitana e os modelos de gestão e compatibilização de projetos adotados, fazendo os levantamentos de dados e informações sobre o perfil dos escritórios e dos seus profissionais, verificando se há utilização de metodologia de gestão e compatibilização de projetos e por fim analisando as informações questionadas e comparando com a metodologia indicada por estudiosos da gestão de projetos.

2. METODOLOGIA

Além de pesquisa bibliográfica, foi utilizada uma pesquisa através de um questionário, o qual será colhido informações que irá proporcionar observar como os escritórios têm elaborado e colocado em prática metodologias de gestão e compatibilização de projetos, quais as dificuldades encontradas e como isso pode ajudar na elaboração e execução dos projetos.

O objeto selecionado para pesquisa foi constituído de escritórios de projetos de arquitetura e engenharia ativos localizados na Região Metropolitana do Recife no estado de Pernambuco.

Os dados foram obtidos por uma pesquisa que abrangeram 10 escritórios, dentro da região metropolitana do Recife. Os escritórios que foram objetos de pesquisas, foram levados em consideração apenas as empresas privada.

Os dados fornecidos nas entrevistas foram contabilizados e descritos em forma de planilha, permitindo assim, uma avaliação sobre o perfil do uso e do tipo de gestão e compatibilização.

3. ANÁLISE DOS QUESTIONÁRIOS

As amostras obtidas nas coletas das informações nos 10 escritórios, entre eles apenas particulares foram heterogêneas.

Os dados coletados foram alimentados por meio de planilha para uma avaliação sobre o perfil do uso e do tipo de gestão e compatibilização.

4. REFERENCIAL TEÓRICO

O principal objetivo deste capítulo é mostrar o entendimento sobre os itens a serem abordados e analisados no contexto da compatibilização de projetos.

4.1. COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS

A função de uma compatibilização de projetos é de reduzir ou até mesmo eliminar as interferências físicas e perdas de funcionalidade de uma edificação, deixando de ocasionar retrabalho no canteiro de obras, racionalização de materiais e tempo de obra.

Em busca de respostas claras e de uma posição dos teóricos e na análise de 10 escritórios de projetos pesquisados a respeito do seu processo de trabalho, entre os autores pesquisados resalta-se que:

A compatibilização tem como objetivo maior auxiliar os interesses individuais dos projetistas às demandas do processo como um todo e salientar a necessidade que se trabalhe dentro de uma visão sistêmica, onde todos os intervenientes passam a ter um papel fundamental no processo tanto na participação cooperativa no desenvolvimento dos projetos quanto no próprio aprimoramento contínuo deste processo (Grilo, 2002 apud NASCIMENTO, 2014).

Os conceitos teóricos que serão apresentados neste trabalho teram como finalidade analisar os resultados da pesquisa junto aos escritórios de arquitetura e emgenharia, verificando se existem procedimentos usados para a compatibilização e comentando o que pode ocorrer, caso estes procedimentos não sejam utilizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (75.7 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com