TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Catedral de Nidaros, Trondheim Noruega

Por:   •  25/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 4

A Catedral de Nidaros, Trondheim Noruega

O início da Catedral

Após a morte em 1030 na batalha de Stiklestad do rei Olav Haraldson, considerado introdutor do cristianismo na Noruega e posteriormente santificado, foi dado início às primeiras construções da igreja, inicialmente para abrigar o corpo do rei, em uma modesta capela de madeira sobre seu túmulo, cujos sinais visíveis não podem ser encontrados atualmente. Sendo assim, a morte de St. Olav foi a principal razão para o estabelecimento de Nidaros como um centro eclesiástico.

Já de 1070 a 1090, seguindo os preceitos do rei Olav III Kyrre, a capela foi substituída por uma igreja mais sólida, em pedra, e nesta continha um coro, uma nave e uma grande torre oeste, onde a presente torre central é localizada. Ainda assim, a obra foi sucessivamente demolida, passando por diversas reformas e ampliações, cedendo espaço a novos métodos e planos de construção, na qual foram reutilizadas um grande número das pedras.

1070-1140: rei Olav, o filho do Rei Harald, começou a construir uma igreja para abrigar o santuário de St. Olav. Esta igreja de pedra foi construída provavelmente no pesado estilo anglo saxônico românico, mas se ele foi concluída é desconhecida. Parece que a igreja incluia um pequeno coro, uma nave e uma grande torre oeste, onde o presente torre central é situada. Quando a igreja foi sucessivamente demolida, dando lugar a novos planos, um grande número de pedras de construção foram quase certamente reutilizadas.

1152-1153: O Arcebispado foi estabelecido em Nidaros, fortalecendo a posição da cidade como um centro eclesiástico. Esse estabelecimento fez necessário aumentar a igreja, bem como construir o palácio do arcebispo, devido ao número crescente de clérigos e peregrinos que visitavam o santuário de St. Olav.

1140-1160: Nesse período, em alguns elementos foi aderido o estilo Normando, que tinha sido refinado na Normandia e nas Ilhas Britânicas desde o final do século XI, acabando por ser misturado e posteriormente substituído pelo estilo gótico do meio para o fim do século XII.

1160-1180: Como na Inglaterra, o chamado estilo de Transição é muitas vezes usado para descrever a mistura entre os estilos românico e gótico na catedral. Possivelmente foi o primeiro edifício na Noruega a incluir arcos ogivais e abóbadas nervuradas; a abside foi construída nesse período. A inovação gótica foi complementada por elementos cistercienses simples e formas Normandas tradicionais, dando ao edifício uma aparência áustera e maciça.

Todas essas obras foram realizadas pelo arcebispo norueguês, Eystein Erlendsson, que é considerado como o mestre da catedral. Ele foi responsável pela construção da abside e partes do transepto, mas primeiro e acima de tudo ele era o mestre da catedral gótica.

1180-1183: Devido à guerra civil na Noruega, o arcebispo Eystein teve de fugir para a Inglaterra onde ele foi totalmente exposto ao novo estilo gótico. Eystein provavelmente visitou várias catedrais e mosteiros. Com as novas estruturas góticas sendo construídas na Inglaterra, sua leveza e contraste comparada a arquitetura pesada Normanda, deve tê-lo atingido. Ao voltar para a Noruega, ele abandona planos para terminar a catedral Nidaros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (68.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com