TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DOCUMENTAÇÃO E PRESERVAÇÃO: memória arquitetônica do centro histórico de Teresina-PI

Por:   •  18/5/2022  •  Artigo  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 2

DOCUMENTAÇÃO E PRESERVAÇÃO: memória arquitetônica do centro histórico de Teresina-PI

ANJOS, CLAUDIANA CRUZ. (1); OLIVEIRA, MARIA EDUARDA MELO DE (2); SILVA, SÁVIO FELIPE DA (3) 

1. Uninassau Teresina/ Instituto do Patrimônio Histórico e Artísitico Nacional. Curso de Arquitetura e Urbanismo/Superintendência do Piauí. claudiana.anjos@iphan.gov.br

Uninassau Teresina. Curso de Arquitetura e Urbanismo.

eduardamello.oliver@gmail.com

3. Uninassau Teresina. Curso de Arquitetura e Urbanismo.

pesawio123@gmail.coml

Resumo

Dentre as operações voltadas para a preservação do patrimônio cultural edificado, neste artigo evidencia-se a documentação. Esta compreende o conjunto de informações técnicas, históricas, iconográficas, entre outras, sobre determinado bem cultural, constituindo-se também como testemunho do que foi produzido no passado. A documentação é aqui compreendida como um suporte de memória e ao mesmo tempo ferramenta de pesquisa.

As dificuldades e a qualidade das informações disponibilizadas sobre o acervo edificado de feição eclética de Teresina, capital do estado do Piauí, estimulou a elaboração do Projeto de Iniciação Científica da Faculdade Uninassau Teresina, a ser desenvolvido entre 2021 e 2022 com os estudantes do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, autores do presente artigo, com o objetivo de investigar as edificações de feição eclética de interesse de preservação do bairro Centro da cidade e a documentação técnica produzida sobre as mesmas, analisando-as criticamente e disponibilizando-as à sociedade acadêmica e ao público em geral.

A arquitetura eclética compõe a maior parte do acervo edificado mais antigo da capital piauiense, sendo importante para o reconhecimento e valorização deste como patrimônio urbano, entretanto, quando da pesquisa sobre a mesma depara-se com dificuldades na obtenção de dados ou com dados incorretos. Por outro lado, tem-se em instituições de preservação, acervos e bibliotecas documentos e informações, que não chegam ao conhecimento geral, o que, aliado ao processo de transformação e destruição do patrimônio edificado de Teresina, acaba por reforçar a crença de que a cidade não possui patrimônio a ser preservado. Espera-se com o projeto contribuir para uma aproximação entre as pessoas e a arquitetura eclética através da sua documentação.

 

Palavras-chave: arquitetura eclética; documentação; pesquisa; Teresina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com