TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE URBANA DO CENTRO DE TERESINA PI

Por:   •  12/2/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.127 Palavras (5 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE DE SAÚDE, CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLÓGICAS DO PIAUÍ - UNINOVAFAPI – CENTRO UNIVERSITÁRIO [pic 1]

BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO

PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL

PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DO CENTRO HISTÓRICO DE TERESINA

TERESINA

2016

BRUNA NEPOMUCENO

LUCIANO BORGES

JOEDNA FERRAZ

REJANE MARY

REYLANE ROCHA

VALÉRIA LIMA

PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL

PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DO CENTRO HISTÓRICO DE TERESINA

Atividade para obtenção de nota da disciplina de Planejamento Urbano e Regional – ministrada pelo professor e orientador Paulo Vasconcellos.

TERESINA

2016

  1. ANÁLISE REALIZADA NO CENTRO DE TERESINA

A área analisada (Figura 01) corresponde ao centro de Teresina, delimitada pelas ruas Olavo Bilac, Barroso, 24 de Janeiro e Eliseu Martins, conforme mostra afigura abaixo.

[pic 2] [pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

Figura 01. Delimitação da Área analisada no Centro de Teresina. Fonte: Google Maps.

A zona averiguada nesse trabalho teve desde a sua origem um planejamento, esse realizado pelo Conselheiro Saraiva em 1852, que fez a elaboração do modelo de ocupação espacial da cidade e projetou-a com a aparência de tabuleiro de xadrez, com quarteirões pequenos, ruas linhadas e uma concentração de prédios religiosos e administrativos, ficando essa área da cidade conhecida como “Centro”, nome esse que é em alusão a forte tendência comercial da área.

A análise ao centro consistiu na metodologia de pesquisa de campo e revisão bibliográfica, no qual o objetivo é identificar os pontos fortes e fracos do lugar, para que assim se possa traçar propostas que constituam no beneficiamento desses pontos positivos e na redução dos negativos.

  1. PONTOS NEGATIVOS
  • Falta de segurança

Segundo informações fornecidas pela Polícia Militar de Teresina, o efetivo policial disponível para o centro é de 156 policiais, o equivalente a 60 duplas, número esse que é muito inferior ao que realmente pede a demanda da área, que seria de pelo menos 350 policiais, com o baixo efeito desses profissionais, as pessoas convivem diariamente com a insegurança que o local oferece.

  • Acessibilidade

Boa parte das calçadas verificadas não são acessíveis, muitas não possuem rampas de acesso, e quando possuem, a inclinação é superior a 8,33%, além do mais, existem barreiras dificultando e muitas vezes impedindo a passagem das pessoas, essas barreiras são caracterizadas por desníveis, mobiliário urbano disposto de forma irregular e raízes de árvores obstruindo a área de livre circulação.

  • Abandono do Patrimônio Cultural e Descaracterização de Monumentos

Existe uma certa degradação do Patrimônio cultural da cidade, aliado a uma descaracterização de alguns monumentos, o que contribui também para o crescimento da poluição visual e até mesmo a ociosidade de algumas edificações, o que acarreta na desvalorização da história urbana de Teresina. A solução ou amenização desses problemas seria a melhor preservação do acervo arquitetônico e a revitalização das edificações mais antigas que se encontram sem uso, afim de dar à cidade uma potencialidade turística.

  • Utilização das calçadas como estacionamento

Conforme dados da Secretaria Municipal de Transportes, o centro conta com quase 7.800 vagas de estacionamento público, das quais, 40% são destinadas a estacionamentos rotativos que são controlados pela prefeitura, dessas, 13% são destinadas aos pontos de táxi, sendo assim do total de 7.800 vagas, 3.120 são de estacionamento rotativo e 385 são destinadas a táxis, esse número deixa de fora os estacionamentos privados, e ainda assim, essa quantidade não é o suficiente para atender a demanda do centro, fazendo com que muitos motoristas deixem seus carros nas calçadas, inviabilizando a passagem de pedestres e colocando-os em risco ao ter que andarem no acostamento, para suprir essa necessidade de estacionamentos, deveriam ser construídos edifícios-garagem, tirando assim esse contingente de veículos das calçadas e diminuindo também a poluição visual causada por eles.

  • Congestionamento no transito e falta de acesso dos ônibus nas ruas mais estreitas

As ruas estreitas e mal sinalizadas provocam problemas de congestionamento no transito e alguns pontos deixa inviável a passagem de ônibus, para resolver esse problema seria necessário o desenvolvimento de propostas de aumento do tamanho das ruas, mantendo o traçado das quadras, e também uma política visando a educação no transito, assim como projetos específicos na área de transito e tráfego de veículos.

  • Ausência ou pouca arborização em algumas quadras e praças

A ausência ou pouca quantidade de árvores prejudica o microclima da região, além do mais, também colabora para a pouca oferta de locais destinados ao lazer dos usuários como as praças por exemplo, pois as mesmas vem sofrendo com a descaracterização e se transformando cada dia mais em áreas marginalizadas. Faz-se necessário que as raças e calçadas possuam uma boa cobertura vegetal para a diminuição da temperatura e para que, através de uma política ambiental, Teresina resgate o seu título de “Cidade Verde”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (232.8 Kb)   docx (140.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com