TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Definição de Ergonomia

Por:   •  6/9/2021  •  Resenha  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução à Ergonomia; Pesquisa em Ergonomia

A aula, ministrada pelo professor Luiz Bueno, através da plataforma Microsoft Teams, tem como ponto inicial a introdução do conceito da palavra “Ergonomia” e posteriormente o aprofundamento desse assunto com o intuito de ampliar e fixar os conceitos dos discentes sobre o tema abordado em aula pelo docente.

Nesse contexto, o termo “ergonomia” é uma palavra de origem grega, ergon (trabalho) e nomos (leis e regras), é uma ciência que estuda as adaptações do trabalho para que os funcionários possam desenvolver as atividades de maneira segura e eficiente. Para isso, são considerados fatores, extremamente, importantes como características físicas, fisiológicas e psicossociais dos trabalhadores e do ambiente de trabalho. Assim sendo, tendo como objetivo transformar o trabalho em suas distintas dimensões, moldando-o às características e os limites do ser humano, ademais, a ergonomia possui alguns objetivos básicos para o aprimoramento dessas condições para o ser humano, como eficiência, segurança, saúde, produtividade e satisfação.

Apesar da ergonomia ter surgido desde os primórdios quando o mundo estava começando o processo de evolução, como por exemplo, o período dos homens das cavernas, ela só veio ser formalizada como disciplina em 1949, com a criação da Ergonomics Reseaech Sociaty. Como foi citado anteriormente, o desenvolvimento da ergonomia começou a ser notada desde os tempos dos homens das cavernas, pois eles já tinham a preocupação em produzir artefatos cada vez mais adequado para o uso, sendo assim, essas ferramentas primitivas, porém funcionais para as necessidades da época proporcionavam poder e facilitava as atividades diárias, como caçar, cortar, furar e esmagar.

Por ora, com todas as mudanças que o mundo vem passando, surgiu a necessidade de novas formas de aprimoramento para as condições da massa social, nessa linha de pensamento, percebeu-se o surgimento da ergonomia moderna que é associado ao final da II Guerra Mundial, devido ao caos desencadeado pela guerra, para atenuar as atrocidades fez-se mister a aplicação de todo o conhecimento pós-guerra para melhor a condição de vida, trabalho e produtividade no contexto ergonômico. Outrossim, acontecimento histórico que foi citado pelo professor, Luiz Bueno, foi o ocorrido com o navio Titanic, onde o mesmo citou que o acidente foi oriundo de falha humana e não pelo ice-berg, o erro cometido foi gerado pelo aceleramento do tempo para chegar no destino final, Nova Iorque, ou seja eles quiseram chegar nessa cidade antes da data programada, sendo assim, causando o terrível acidente.

Além disso, a área ergonômica é um ambiente bastante abrangente, haja vista que, consegue reunir diversas áreas de atuação, separadas pelas suas fases – Ergonomia Física; De sistemas físicos; Cognitiva; Organizacional – que partem das relações homem-máquina e engloba o ambiente e a integração coorporativa. Nesse prisma, surge o termo Groupware, que significa o conjunto de aplicações em grupo, seja ela em sincronia ou não, com o objetivo de aumentar o desempenho no trabalho, adaptando-se às condições impostas sobre a equipe.

No Brasil, a ergonomia teve seu surgimento vinculado às áreas de Engenharia de Produção e Desenho Industrial e suas regulamentações ergonômicas são baseadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com