TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Determinação Da Consistência Da Argamassa

Por:   •  8/6/2023  •  Relatório de pesquisa  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 3

Materiais da Construção Civil[pic 1][pic 2]

Engenharia Civil – 5° Período

DETERMINAÇÃO DA CONSITÊNCIA DA ARGAMASSA

Henrique Cassol Bobato

Lucas Machado de Freitas

Luiz Eduardo Zanella Hermes

Luiz Felipe Scherer

  1. INTRODUÇÃO

Argamassa é feita ao combinar aglomerantes (principalmente cimento e cal), agregado miúdo e água. Além disso, podem ser adicionados aditivos químicos, como retardadores de endurecimento, selantes, agentes de retenção de água e incorporadores de ar. Sua principal função na construção civil é assentar alvenarias, placas de revestimento e cobrir paredes, tetos e pisos. Esse revestimento desempenha um papel crucial, protegendo o substrato contra elementos naturais, como umidade e variações de temperatura ao longo do dia, além de fornecer isolamento térmico e acústico.

A argamassa deve possuir certas propriedades para ser desenvolvida e manipulada de acordo com as necessidades. Essas propriedades são importantes tanto durante a aplicação, no estado fresco, quanto após o endurecimento. No estado fresco, é essencial que a argamassa apresente boa adesão inicial, plasticidade, coesão, retenção de água e consistência para permitir uma aplicação adequada e trabalhável. Já no estado endurecido, a argamassa requer aderência adequada, extensão de aderência, impermeabilidade, capacidade de deformação e propriedades mecânicas específicas. A aplicação correta desses fatores potencializa a durabilidade da argamassa, assim como seu desempenho. Os valores desejados são determinados de acordo com as Normas Brasileiras e variam dependendo das condições às quais a argamassa será submetida.

  1. METODOLOGIA
  1. OBJETIVOS

O objetivo desse ensaio é classificar a argamassa utilizada segundo as especificações da norma. Primeiramente o índice de consistência e a penetração do cone serão determinados experimentalmente. Em seguida, os valores de resistência à tração na flexão e à compressão serão encontrados através dos cálculos e, a partir de todos esses valores, poderemos classificar a argamassa tendo como base os valores especificados na norma.

  1. MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

- Cal hidratada;

- Cimento Portland;

- Gesso;

- Areia;

- Argamassadeira;

- Flow Table;

- Espátula para mistura de argamassa;

- Recipientes plásticos graduados;

- Balanças;

- Régua metálica;

- Soquete;

- Corpos de prova prismáticos (4x4x16cm).

  1.  PROCEDIMENTO

1) Inicialmente, foi preparada a argamassa seguindo um traço de 1:0.5:3, com uma relação água/cimento de 0.7. A massa total da mistura foi de aproximadamente 1.65kg. A mistura deve nos entregar uma argamassa fluída com uma resistência aproximada de 11 Mpa;

[pic 3] 

Figura 1 – Separação dos materiais

[pic 4]

Figura 2 – Mistura dos ingredientes através da argamassadeira

2) Logo após a preparação da argamassa, o molde de tronco cônico foi posicionado de modo centralizado sobre a mesa para índice de consistência e preenchido em três camadas sucessivas, com alturas aproximadamente iguais, com aplicação em cada uma delas, respectivamente, quinze, dez e cinco golpes com o soquete, de maneira a distribuí-las uniformemente. Posteriormente foi realizado o arrasamento da superfície com auxílio da régua metálica, e então retirado o molde cônico;

[pic 5]

Figura 3 - Preenchimento do molde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (2.4 Mb)   docx (2.5 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com