TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO BRASIL

Por:   •  13/4/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.407 Palavras (6 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 6

LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA

PRÁTICA DE ENSINO: ESTUDOS DISCIPLINARES IV

 TRABALHO EM GRUPO - TG

EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO BRASIL

Gabriel Magno Cezare Pezzatto

  RA:1775396

UNIP JUNDIAÍ

2017

EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO BRASIL

Trabalho apresentado à Universidade Paulista – UNIP INTERATIVA, referente ao curso de graduação em Sociologia, como um dos requisitos para a avaliação na disciplina: Estudos disciplinares IV

JUNDIAÍ

2017

Sumário

 1.INTRODUÇÃO............................................................................................... 1

 2.OBJETIVOS.................................................................................................. 2

2.1 GERAL.....................................................................................................2

3.DESENVOLVIMENTO...................................................................................3

3.1ESPECIFICO...............................................................................................4

4.RESULTADO................................................................................................4

5 CONCLUSAO..............................................................................................5

6 REFEENCIAS .............................................................................................5

1 Introdução

Educação ambiental é um trabalho de educação que se responsabiliza em formar indivíduos que envolva escolas, comunidades, centros culturais, públicos e todo tipo de lugar que exista vínculo com assunto meio ambiente.

Este tema uni pessoas que são preocupadas com nossos problemas ambientais da atualidade e que tem o interesse de buscar meio de cuidar, preservar e entender como manter a preservação dos recursos naturais do nosso planeta.

Claro que isso leva em consideração questões econômicas, políticas ética e ecológica. Sendo assim temos como aspecto falar de educação ambiental visando falar sobe uma educação que cresce em volta de uma dimensão, seja uma dimensão com contexto da realidade global, comunitário, social ético e moral, levando o indivíduo a entender a importância de que todos esses temas estão envolvidos com o meio ambiente.

Uma das importantes características da educação ambiental é que ela transparece a ideia de ser importante na vida das pessoas, no sentido de que o humano não é o centro da terra e que sem a natureza nos não iriamos ser nada, que nós dependemos de tudo que está em nossa volta porque sem essa educação ambiental, sem a natureza em si, nós não poderíamos ter tudo que possuímos hoje, e muito menos ir mais longe visando o nosso futuro, caso não caber a nos cuidar de nosso espaço.

2 Objetivo

2.1 Geral

A educação ambiental é um componente essencial para as escolas, para as crianças, jovens e cidadãos que estão no meio educacional, tanto para os meios educativos formais e não formais, este tipo de educação é importante e deve ser alcançado por todos.

Ela possui caráter humanista, participativo, ela traz a realidade local e global para os jovens, conteúdos importantes e ações que ocorrem no planeta. O objetivo de trazer isto para as salas de aulas é que este ensinamento vai mudar o conceito de cada cidadão e levando-os a serem mais concisos com tudo que o cerca desde de cedo.

Há grandes abordagens significativas que devem ser levadas em conta para que os jovens entendam e consigam se “conectar” com a importância desse tema para a vida de cada um, como por exemplo:

  • Reciclar: o mais conhecido dos 3 R’s; consiste em transformar um produto-resíduo em outro, visando diminuir o consumo de matéria-prima extraída da natureza.
  • Reduzir: consiste em tentarmos reduzir a quantidade que produzimos de lixo, como por exemplo, comprar produtos mais duráveis e evitar trocá-los por qualquer novidade no mercado.

  • Reutilizar: Procurar embalagens, por exemplo, que possam ser usadas mais de uma vez – como garrafas retornáveis de vidro. Ou quem sabe, criar novas utilidades para as que você não precisa mais.

Nas escolas brasileiras é falado cada vez mais nesse tema, em algumas das escolas existem até certos intervalos e momentos apropriados somente para se falar desse tema e conscientizar os alunos. Com este tipo de abortamento, cria-se um vínculo tanto social como cultural, levando o aluno a ter aquele costume, a ter em mente a significância de praticar esses atos, a agir de maneira diferente em espaços sociais, em grupos, comunidades, este tipo de aprendizagem gera um costume mutuo na sociedade, que através da educação ambiental pode se tornar um habito social de aspecto positivo, onde os indivíduos aprendem a ter valor na educação e entender a importância de tudo em sua volta.

3 Desenvolvimento

“O desenvolvimento da cidadania e a formação da consciência ambiental tem na escola um local adequado para sua realização através de um ensino ativo e participativo, capaz de superar os impasses e insatisfações vividas de modo geral pela escola na atualidade, calcados de modos tradicionais”

(PENTEADO, 2010, p. 59-60). 

Constituído em tarefas básicas que tem um desempenho através dos interesses das classes que se encontram na escola, da motivação que os tutores passam aos alunos. Primeiro, deveram passar e facilitar a ideia de valorização do meio ambiente. Em segundo lugar, a escola deve aplicar a aprendizagem de certos conteúdos essenciais da chamada cultura básica (leitura, escrita, noções fundamentais de história, geografia, ciências, etc.). Sendo assim o aluno estará preparado para o ensinamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (84.7 Kb)   docx (238.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com