TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FAVELA DO MOINHO

Por:   •  15/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

1) Identificar e reconhecer as condições da ocupação da favela

a) mapear os principais percursos realizados pela população

b) identificar as demandas da população

a)

- A população da favela do moinho pode utilizar bastante o viaduto Engenheiro Orlando Murgel para acesso direto ao centro onde está a maioria dos trabalhos.

- A avenida Rio Branco também é importante pois possui: pontos de ônibus, acesso à estação Júlio Prestes e acesso ao viaduto.

- caso a população não queira chegar à estação Júlio Prestes pela Av. Rio Branco, tem como fazer a partir das ruas internas como a Alameda Dino Bueno

- A Alameda Eduardo Prado é uma possível rua de grande acesso por ter ligação direta com os trilhos do trem.

- Do lado contrário temos a Rua Ten Pena que tem acesso ao outro trilho do trem da mesma forma que a Rua Solon, ambas levam até a escola estadual Marechal Teodoro.

Os pontos de ônibus mais próximos estão na Avenida Rio Branco e Rua Anhaia do outro lado da favela.

b)

- O Hospital mais próximo é o Santa Cecília- Notre Dame Intermédica, depois do Elevado João Goulart, seria bom planejar pelo menos algum ponto para posto de saúde.

- Espaços para guardar e separar o lixo “catado” pelos moradores além de estacionamento para as carretas.

- Propor escola que tenha educação infantil e ensino médio.

- Não há mercados perto da área estudada, seria interessante pensar em um espaço para pelo menos ter um mini mercado para compras do cotidiano.

- Farmácia

Medidas a curto prazo:

- A partir do estudo feito pela equipe no trabalho anterior, percebemos que o saneamento básico é muito precário dentro da favela, uma maneira de tornar o espaço mais digno e habitável a curto prazo é disponibilizar acesso ao mesmo para as pessoas que vivem ali. Viver com esgoto e lixo traz além de mau cheiro e poluição visual, problemas de saúde sérios principalmente às crianças, portanto, seria interessante ter o tratamento de esgoto e acesso a agua limpa.

- A maioria da população local é catadora de lixo, seria muito útil ter um espaço específico para se separar o lixo, assim o contato do mesmo com as casas seria reduzido, e para guardar as carretas dos moradores, já que são sua principal ferramenta de trabalho.

- Seria interessante ter pontos de venda, como mini mercados ou dentro ou ao redor da favela, visto que não há um local próximo para compras do dia a dia.

- Acesso por meio de passarelas às ruas próximas ao trilho, de ambos os lados ou através de subsolos, para que as pessoas não arrisquem suas vidas ao atravessar de um lado para o outro através da própria linha.

Medidas a longo prazo:

- Tirar a população local de entre os trilhos e realoca-las em lotes próximos, por mais que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com