TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Grécia e Roma

Por:   •  27/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Paulista – UNIP

THAU – ARQ II

Santos

14/09/2016

Grécia

A cidade da Grécia se origina na colina, onde as pessoas se refugiavam, e depois desce para as planícies vizinhas, a cidade era cercada por muros. Era formada então a acrópole, que era a cidade alta onde ficavam os templos, e a astu que era a cidade baixa, onde se desenvolvia as relações e o comércio.

Para o funcionamento da sociedade era necessários os pritaneus, bulé e ágora. O Pritaneu era o lugar do palácio do rei, ou templo de sacrifícios. O bulé era o conselho dos nobres representantes dos cidadãos e as ágoras eram as assembleias dos cidadãos, que acontecia em praças.

Para o funcionamento da cidade eles achavam que dez mil habitantes era o número ideal, número necessario para um exército e para que todos se conheçam.  Não haviam divisões na cidade, como os bairros por exemplo. O estado se divide em três zonas: áreas privadas (moradia), áreas sagradas (templos), e áreas públicas (esportes e lazer)

Roma

Roma mostrava uma relação de uma classe dominante e exploradora, se baseava numa organização social desigual e estática. Ela era dividida entre patrícios, plebeus, clientes, libertos e escravos.

A cidade começou com habitação do monte palatino, depois foram ocupadas as colinas a sua volta:

Suburbana : compreende o Célio

Esquilina: Inclui o Esquilino, o Ópio e o Císpio

Colina: Inclui o Viminal e o Quirinal

Palatina: Inclui o Palatino

No vale central é feita a Cloaca Máxima, uma das mais antigas redes de esgoto do mundo, ela foi desenvolvida para drenar as águas residuais e o lixo. A cidade era cercada por muros, ficaram fora da cidade o Capitólio ( ponto religioso) e o Monte Aventinus que foi destinado aos plebeus durante as lutas.

Se desenvolve a construção privada, que aproveita o pouco espaço concedido com casas de muitos andares, as insulae, destinadas à população mais pobre. Depois foi construído o Circo Máximo ( uma arena e local de entretenimento).

Mais tarde, Nero transforma a cidade mais radicalmente: constrói para si uma nova residência extraordinária, a Domus Aurea; organiza a reconstrução dos bairros destruídos com métodos racionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (59.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com